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Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Página de preparo:
149
- No culto à prece (Livro “Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
"E, tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam
reunidos e todos ficaram cheios do Espírito Santo." – (Atos, 4:31).
Todos
lançamos, em torno de nós, forças criativas ou destrutivas, agradáveis ou
desagradáveis ao círculo pessoal em que nos movimentamos.
A árvore
alcança-nos com a matéria sutil (simples,
imperceptível) das próprias emanações (cheiro
que exala).
A aranha
respira no centro das próprias teias.
A abelha
pode viajar intensivamente, mas não descansa a não ser nos compartimentos da
própria colméia.
Assim
também o homem vive no seio das criações mentais a que dá origem.
Nossos
pensamentos são paredes em que nos enclausuramos (prendemos,
enjaulamos) ou asas com que progredimos na ascese (aperfeiçoamento espiritual).
Como
pensas, viverás.
Nossa vida
íntima - nosso lugar.
A fim de
que não perturbemos as leis do Universo, a Natureza somente nos concede as
bênçãos da vida, de conformidade com as nossas concepções.
Recolhe-te
e enxergará o limite de tudo o que te cerca.
Expande-te
e encontrarás o infinito de tudo o que existe.
Para que
nos elevemos, com todos os elementos de nossa órbita, não conhecemos outro
recurso além da oração, que pede luz, amor e verdade.
A prece,
traduzindo aspiração ardente de subida espiritual, através do conhecimento e da
virtude, é a força que ilumina o ideal e santifica o trabalho.
Narram os
Atos que, havendo os apóstolos orado, tremeu o lugar em que se encontravam e
ficaram cheios do Espírito Santo: iluminou-se-lhes o anseio de fraternidade,
engrandeceram-se-lhes as mentes congregadas em propósitos superiores e a
energia santificadora felicitou-lhes o espírito.
Não
olvides (esqueças), pois, que o culto à prece é
marcha decisiva. A oração renovar-te-á para a obra do Senhor, dia a dia, sem
que tu mesmo possas perceber.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , Item 1 - Preâmbulo (prefácio, introdução)
Preâmbulo
1. Os Espíritos hão
dito sempre: "A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um
segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale
mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração."
Os Espíritos jamais
prescreveram (ordenaram, receitaram) qualquer
fórmula absoluta de preces. Quando dão alguma, é apenas para fixar as idéias e,
sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita.
Fazem-no também com o fim de auxiliar os que sentem embaraço para externar suas
idéias, pois alguns há que não acreditariam ter orado realmente, desde que não
formulassem seus pensamentos.
A coletânea de
preces, que este capítulo encerra, representa uma escolha feita entre muitas
que os Espíritos ditaram em várias circunstâncias. Eles, sem dúvida, podem ter
ditado outras e em termos diversos, apropriadas a certas idéias ou a casos
especiais; mas, pouco importa a forma, se o pensamento é essencialmente o
mesmo. O objetivo da prece consiste em elevar nossa alma a Deus; a diversidade
das fórmulas nenhuma diferença deve criar entre os que nele crêem, nem, ainda
menos, entre os adeptos do Espiritismo, porquanto Deus as aceita todas quando
sinceras.
Não há, pois,
considerar esta coletânea como um formulário absoluto e único, mas, apenas, uma
variedade no conjunto das instruções que os Espíritos ministram. E uma
aplicação dos princípios da moral evangélica desenvolvidos neste livro, um
complemento aos ditados deles, relativos aos deveres para com Deus e o próximo,
complemento em que são lembrados todos os princípios da Doutrina.
O Espiritismo
reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de coração e não
de lábios somente. Nenhuma impõe, nem reprova nenhuma. Deus, segundo ele, é
sumamente (extremamente) grande para repelir a
voz que lhe suplica ou lhe entoa louvores, porque o faz de um modo e não de
outro. Quem quer que lance anátema (reprovação)
às preces que não estejam no seu formulário provará que desconhece a grandeza
de Deus. Crer que Deus se atenha a uma fórmula é emprestar-lhe a pequenez e
as paixões da Humanidade.
Condição essencial à
prece, segundo S. Paulo (cap. XXVII, nº 16), é que seja inteligível, a fim de
que nos possa falar ao espírito. Para isso, não basta seja dita numa língua que
aquele que ora compreenda. Há preces em língua vulgar que não dizem ao
pensamento muito mais do que se fossem proferidas em língua estrangeira, e que,
por isso mesmo, não chegam ao coração. As raras idéias que elas contêm ficam,
as mais das vezes, abafadas pela superabundância das palavras e pelo misticismo
da linguagem.
A qualidade
principal da prece é ser clara, simples e concisa (resumida,
objetiva), sem fraseologia (discurso cheio de
palavras, mas sem idéias) inútil, nem luxo de epítetos (frases feitas, frases de efeito), que são meros
adornos (enfeites) de lentejoulas. Cada palavra
deve ter alcance próprio, despertar uma idéia, pôr em vibração uma fibra da
alma. Numa palavra: deve fazer refletir. Somente sob essa condição pode
a prece alcançar o seu objetivo; de outro modo, não passa de ruído. Entretanto,
notai com que ar distraído e com que volubilidade (instabilidade,
que não mantém um curso) elas são ditas na maioria dos casos. Vêem-se
lábios a mover-se; mas, pela expressão da fisionomia, pelo som mesmo da voz,
verifica-se que ali apenas há um ato maquinal, puramente exterior, ao qual se
conserva indiferente a alma.
Estão divididas em
cinco categorias as preces constantes nesta coletânea; 1ª) Preces gerais; 2ª)
Preces por aquele mesmo que ora; 3ª) Preces pelos vivos; 4ª) Preces pelos
mortos; 5ª) Preces especiais pelos enfermos e pelos obsidiados.
Com
o propósito de chamar, de maneira especial, a atenção sobre o objeto de cada
prece e de lhe tornar mais compreensível o alcance, vão todas precedidas de uma
instrução preliminar, de uma espécie de exposição de motivos, sob o titulo de prefácio.
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