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Página de preparo:
Cap
21 - Oração e renovação (Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por
Chico Xavier)
"Holocaustos (sacrifícios onde
há castigo, penitências) e oblações (oferendas)
pelo pecado não te agradaram." - Paulo (Hebreus, 10:6).
É certo
que todo trabalho sincero de adoração espiritual nos levanta a alma,
elevando-nos os sentimentos.
A súplica (pedido, ato de implorar), no remorso, traz-nos a
bênção das lágrimas consoladoras. A rogativa (pedido)
na aflição dá-nos a conhecer a deficiência própria, ajudando-nos a descobrir o
valor da humildade. A solicitação na dor revela-nos a fonte sagrada da
Inesgotável Misericórdia.
A oração
refrigera, alivia, exalta, esclarece, eleva, mas, sobretudo, afeiçoa (aperfeiçoa) o coração ao serviço divino. Não
olvidemos (esqueçamos), porém, de que os atos
íntimos e profundos da fé são necessários e úteis a nós próprios.
Na
essência, não é o Senhor quem necessita de nossas manifestações votivas (de voto, de oferta, de oferenda), mas somos nós
mesmos que devemos aproveitar a sublime possibilidade da repetição, aprendendo
com a sabedoria da vida.
Jesus
espera por nossa renovação espiritual, acima de tudo.
Se
erraste, é preciso procurar a porta da retificação (correção).
Se
ofendeste a alguém, corrige-te na devida reconciliação.
Se te
desviaste da senda (caminho) reta, volta ao
caminho direito.
Se te
perturbaste, harmoniza-te de novo.
Se
abrigaste a revolta, recupera a disciplina de ti mesmo.
Em
qualquer posição de desequilíbrio, lembra-te de que a prece pode trazer-te
sugestões divinas, ampliar-te a visão espiritual e proporcionar-te consolações
abundantes; todavia, para o Senhor não bastam as posições convencionais ou
verbalistas (de simples palavras).
O Mestre
confere-nos a Dádiva (o presente, a oportunidade)
e pede-nos a iniciativa.
Nos teus
dias de luta, portanto, faze os votos e promessas que forem de teu agrado e
proveito, mas não te esqueças da ação e da renovação aproveitáveis na obra
divina do mundo e sumamente (extremamente, em alto
grau) agradáveis aos olhos do Senhor.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , I - Preces gerais -
Oração dominical (2- prefácio)
I - PRECES GERAIS
Oração dominical
2. PREFÁCIO.
Os Espíritos recomendaram que, encabeçando esta coletânea, puséssemos a Oração
dominical, não somente como prece, mas também como símbolo. De todas as
preces, é a que eles colocam em primeiro lugar, seja porque procede do próprio
Jesus (S. Mateus, cap. VI, vv. 9 a 13), seja porque pode suprir a todas,
conforme os pensamentos que se lhe conjuguem (reúnem);
é o mais perfeito modelo de concisão (exatidão,
objetividade), verdadeira obra-prima de sublimidade (perfeição) na simplicidade. Com efeito, sob a mais
singela (simples e discreta) forma, ela resume
todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o
próximo. Encerra uma profissão de fé, um ato de adoração e de submissão; o
pedido das coisas necessárias à vida e o princípio da caridade. Quem a diga, em
intenção de alguém, pede para este o que pediria para si.
Contudo, em virtude
mesmo da sua brevidade, o sentido profundo que encerram as poucas palavras de
que ela se compõe escapa à maioria das pessoas. Daí vem o dizerem-na,
geralmente, sem que os pensamentos se detenham sobre as aplicações de cada uma
de suas partes. Dizem-na como uma fórmula cuja eficácia se ache condicionada ao
número de vezes que seja repetida. Ora, quase sempre esse é um dos números
cabalísticos (mágicos, enigmáticos): três,
sete ou nove tomados à antiga crença supersticiosa na virtude dos
números e de uso nas operações da magia.
Para preencher o que
de vago a concisão desta prece deixa na mente, a cada uma de suas proposições
aditamos (adicionamos, acrescentamos),
aconselhado pelos Espíritos e com a assistência deles, um comentário que lhes
desenvolve o sentido e mostra as aplicações. Conforme, pois, as circunstâncias
e o tempo de que disponha, poderá, aquele que ore, dizer a oração dominical, ou
na sua forma simples, ou na desenvolvida.
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