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Página de preparo:
Cap
152 - Cuidados (Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o
dia de amanhã, cuidará de si mesmo". - Jesus (Mateus, 6:34).
Os
preguiçosos de todos os tempos nunca perderam o ensejo (oportunidade)
de interpretar falsamente as afirmativas evangélicas.
A
recomendação de Jesus, referente à inquietude, é daquelas que mais se prestaram
aos argumentos dos discutidores ociosos (preguiçosos).
Depois de
reportar-se (referir, mencionar) o Cristo aos lírios do campo, não foram poucos
os que reconheceram a si mesmos na condição de flores, quando não passam,
ainda, de plantas espinhosas.
Decididamente,
o lírio não fia, nem tece, consoante o ensinamento do Senhor, mas cumpre a
vontade de Deus. Não solicita a admiração alheia, floresce no jardim ou na
terra inculta, dá seu perfume ao vento que passa, enfeita a alegria ou conforta
a tristeza, é útil à doença e à saúde, não se revolta quando fenece (murcha, acaba) o brilho que lhe é próprio ou quando
mãos egoístas o separam do berço em que nasceu.
Aceitaria
o homem inerte o padrão do lírio, em relação à existência na comunidade?
Recomendou
Jesus não guarde a alma qualquer ânsia nociva, relativamente à comida, ao
vestuário ou às questões acessórias do campo material; asseverou (afirmou) que o dia, constituindo a resultante de leis
gerais do Universo, atenderia a si próprio.
Para o
discípulo fiel, agasalhar-se e alimentar-se são verbos de fácil conjugação e o
dia representa oportunidade sublime de colaboração na obra do bem. Mas
basear-se nessas realidades simples para afirmar que o homem deva marchar, sem
cuidado consigo, seria menoscabar (menosprezar,
depreciar, descreditar, desonrar) o esforço do Cristo, convertendo-lhe a
plataforma salvadora em campanha de irresponsabilidade.
O homem
não pode nutrir a pretensão de retificar o mundo ou os seus semelhantes de um
dia para outro, atormentando-se em aflições descabidas (sem
sentido, que não tem cabimento), mas deve ter cuidado de si,
melhorando-se, educando-se e iluminando-se, sempre mais.
Realmente,
a ave canta, feliz, mas edifica (constrói) a
própria casa.
A flor
adorna-se (enfeita-se), tranqüila; entretanto,
obedece aos desígnios do Eterno.
O homem
deve viver confiante, sempre atento, todavia, em engrandecer-se na sabedoria e
no amor para a obra divina da perfeição.
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Capítulo 25 (Buscai e achareis) , itens 6 ao 8
(Observai os pássaros do céu)
Observai os pássaros do céu
6. Não acumuleis tesouros
na Terra, onde a ferrugem e os vermes os comem e onde os ladrões os desenterram
e roubam; - acumulai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os
comem; - porquanto, onde está o vosso tesouro aí está também o vosso coração.
Eis por que vos
digo: Não vos inquieteis por saber onde achareis o que comer para sustento da
vossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo. Não é a vida
mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?
Observai os
pássaros do céu: não semeiam, não ceifam (cuidam da
plantação), nada guardam em celeiros; mas, vosso Pai celestial os
alimenta. Não sois muito mais do que eles? - e qual, dentre vós, o que pode,
com todos os seus esforços, aumentar de um côvado (Medida
de comprimento que foi usada por diversas civilizações antigas) a sua
estatura (tamanho)?
Por que, também,
vos inquietais pelo vestuário? Observai como crescem os lírios dos campos: não
trabalham, nem fiam; - entretanto, eu vos declaro que nem Salomão, em toda a
sua glória, jamais se vestiu como um deles. - Ora, se Deus tem o cuidado de
vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanhã será lançada
na fornalha, quanto maior cuidado não terá em vos vestir, ó homens de pouca fé!
Não vos
inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos? ou: que beberemos? ou: de que nos
vestiremos? - como fazem os pagãos (religião não
cristã, que era politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses), que
andam à procura de todas essas coisas; porque vosso Pai sabe que tendes
necessidades delas.
Buscai
primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas vos serão
dadas de acréscimo. - Assim, pois, não vos ponhais inquietos pelo dia de
amanhã, porquanto o amanhã cuidará de si. A cada dia basta o seu mal. (S.
MATEUS, cap. VI, vv. 19 a 21 e 25 a 34.)
7. Interpretadas à
letra, essas palavras seriam a negação de toda previdência, de todo trabalho e,
conseguintemente, de todo progresso. Com semelhante princípio, o homem
limitar-se-ia a esperar passivamente. Suas forças físicas e intelectuais
conservar-se-iam inativas. Se tal fora a sua condição normal na Terra, jamais
houvera ele saído do estado primitivo e, se dessa condição fizesse ele a sua
lei para a atualidade, só lhe caberia viver sem fazer coisa alguma. Não pode
ter sido esse o pensamento de Jesus, pois estaria em contradição com o que
disse de outras vezes, com as próprias leis da Natureza. Deus criou o homem sem
vestes e sem abrigo, mas deu-lhe a inteligência para fabricá-los. (Cap. XIV, nº
6; cap. XXV, nº 2.)
Não se deve, portanto,
ver, nessas palavras, mais do que uma poética alegoria da Providência, que
nunca deixa ao abandono os que nela confiam, querendo, todavia, que esses, por
seu lado, trabalhem. Se ela nem sempre acode com um auxílio material, inspira
as idéias com que se encontram os meios de sair da dificuldade. (Cap. XXVII, nº
8.)
Deus conhece as
nossas necessidades e a elas provê, como for necessário. O homem, porém,
insaciável nos seus desejos, nem sempre sabe contentar-se com o que tem: o
necessário não lhe basta; reclama o supérfluo. A Providência, então, o deixa
entregue a si mesmo. Freqüentemente, ele se torna infeliz por culpa sua e por
haver desatendido à voz que por intermédio da consciência o advertia. Nesses
casos, Deus fá-lo sofrer as conseqüências, a fim de que lhe sirvam de lição
para o futuro. (Cap. V, nº 4.)
8. A Terra produzirá
o suficiente para alimentar a todos os seus habitantes, quando os homens
souberem administrar, segundo as leis de justiça, de caridade e de amor ao
próximo, os bens que ela dá. Quando a fraternidade reinar entre os povos, como
entre as províncias de um mesmo império, o momentâneo supérfluo de um suprirá a
momentânea insuficiência do outro; e cada um terá o necessário. O rico, então,
considerar-se-á como um que possui grande quantidade de sementes; se as
espalhar, elas produzirão pelo cêntuplo para si e para os outros; se,
entretanto, comer sozinho as sementes, se as desperdiçar e deixar se perca o
excedente do que haja comido, nada produzirão, e não haverá o bastante para
todos. Se as amontoar no seu celeiro, os vermes as devorarão. Daí o haver Jesus
dito: "Não acumuleis tesouros na Terra, pois que são perecíveis;
acumulai-os no céu, onde são eternos." Em outros termos: não ligueis aos
bens materiais mais importância do que aos espirituais e sabei sacrificar os
primeiros aos segundos. (Cap. XVI, nº 7 e seguintes.)
A caridade e a
fraternidade não se decretam em leis. Se urna e outra não estiverem no coração,
o egoísmo aí sempre imperará. Cabe ao Espiritismo fazê-las penetrar nele..
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