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Página de preparo:
Cap
71 - Sacudir o pó (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
“E se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras,
saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó de vossos pés.” - Jesus (Mateus,
10:14).
Os
próprios discípulos materializaram o ensinamento de Jesus, sacudindo a poeira
das sandálias, em se retirando desse ou daquele lugar de rebeldia ou
impenitência (sem arrependimentos,que insistem no erro).
Todavia, se o símbolo que transparece da lição do Mestre estivesse destinado
apenas a gesto mecânico, não teríamos nele senão um conjunto de palavras
vazias.
O
ensinamento, porém, é mais profundo. Recomenda a extinção do fermento doentio.
Sacudir o
pó dos pés é não conservar qualquer mágoa ou qualquer detrito nas bases da
vida, em face da ignorância e da perversidade que se manifestam no caminho de
nossas experiências comuns.
Natural é
o desejo de confiar a outrem as sementes da verdade e do bem, entretanto, se
somos recebidos pela hostilidade do meio a que nos dirigimos, não é razoável
nos mantenhamos em longas observações e apontamentos, que, ao invés de
conduzir-nos a tarefa a êxito (sucesso)
oportuno, estabelecem sombras e dificuldades em torno de nós.
Se alguém
te não recebeu a boa-vontade, nem te percebeu a boa intenção, por que a perda
de tempo em sentenças acusatórias? Tal atitude não soluciona os problemas
espirituais. Ignoras, acaso, que o negador e o indiferente serão igualmente
chamados pela morte do corpo à nossa pátria de origem?
Encomenda-os
a Jesus com amor e prossegue, em linha reta, buscando os teus sagrados
objetivos. Há muito por fazer na edificação espiritual do mundo e de ti mesmo.
Sacode, pois, as más impressões e marcha alegremente.
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Capítulo 25 (Buscai e achareis) , itens 9 ao 11
(Não vos afadigueis (canse, persiga em excesso)
pela posse do ouro)
Não vos afadigueis pela posse do ouro
9. Não vos
afadigueis por possuir ouro, ou prata, ou qualquer outra moeda em vossos
bolsos. - Não prepareis saco para a viagem, nem dois fatos, nem calçados, nem
cajados (apoios, amparos), porquanto aquele que
trabalha merece sustentado.
10. Ao entrardes
em qualquer cidade ou aldeia, procurai saber quem é digno de vos hospedar e
ficai na sua casa até que partais de novo. - Entrando na casa, saudai-a assim:
Que a paz seja nesta casa. Se a casa for digna disso, a vossa paz virá sobre
ela; se não o for, a vossa paz voltará para vós.
Quando alguém não
vos queira receber, nem escutar, sacudi, ao sairdes dessa casa ou cidade, a
poeira dos vossos pés. - Digo-vos, em verdade: no dia do juízo, Sodoma e
Gomorra serão tratadas menos rigorosamente do que essa cidade. (S. MATEUS, cap.
X, vv. 9 a 15.)
(Sodoma e Gomorra: De acordo com a Bíblia judaica, duas
cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre caídos do céu.
Segundo o relato bíblico, as cidades e os seus habitantes foram destruídos por
Deus devido à prática de atos imorais, segundo a moral da Antiga Israel)
11. Naquela época,
nada tinham de estranhável essas palavras que Jesus dirigiu a seus apóstolos,
quando os mandou, pela primeira vez, anunciar a boa-nova. Estavam de acordo com
os costumes patriarcais do Oriente, onde o viajor encontrava sempre acolhida na
tenda. Mas, então, os viajantes eram raros. Entre os povos modernos, o
desenvolvimento da circulação houve de criar costumes novos. Os dos tempos
antigos somente se conservam em países longínquos, onde ainda não penetrou o
grande movimento. Se Jesus voltasse hoje, já não poderia dizer a seus
aposto-los: "Ponde-vos a caminho sem provisões."
A par do sentido
próprio, essas palavras guardam um sentido moral muito profundo. Proferindo-as (dizendo), ensinava Jesus a seus discípulos que
confiassem na Providência (Deus). Ao demais,
eles, nada tendo, não despertariam a cobiça nos que os recebessem. Era um meio
de distinguirem dos egoístas os caridosos. Por isso foi que lhes disse:
"Procurai saber quem é digno de vos hospedar" ou: quem é bastante
humano para agasalhar o viajante que não tem com que pagar, porquanto esses são
dignos de escutar as vossas palavras; pela caridade deles é que os
reconhecereis.
Quanto aos que não
os quisessem receber, nem ouvir, recomendou ele porventura (por acaso) aos apóstolos que os amaldiçoassem, que se
lhes impusessem, que usassem de violência e de constrangimento para os
converterem? Não; mandou, pura e simplesmente, que se fossem embora, à procura
de pessoas de boa vontade.
O mesmo diz hoje o
Espiritismo a seus adeptos: não violenteis nenhuma consciência; a ninguém
forceis para que deixe a sua crença, a fim de adotar a vossa; não anatematizeis
(amaldiçoe) os que não pensem como vós; acolhei
os que venham ter convosco e deixai tranqüilos os que vos repelem. Lembrai-vos
das palavras do Cristo. Outrora, o céu era tomado com violência; hoje o é pela
brandura (ternura, carinho, afeto). (Cap. IV, nº 10 e 11.)
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Toda sexta-feira colocamos um novo estudo afim de auxiliar os amigos na prática do Evangelho no lar!
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