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Página de preparo:
Cap
28 - Escritores (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por
Chico Xavier)
“Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes
compridas.” - Jesus. (Marcos, 12:38)
Escribas: Nome dado, a princípio, aos secretários
dos reis de Judá e a certos intendentes dos exércitos judeus. Mais tarde, foi
aplicado especialmente aos doutores que ensinavam a lei de Moisés e a
interpretavam para o povo.
As letras
do mundo sempre estiveram cheias de “escribas que gostam de andar com vestes
compridas”.
Jesus
referia-se não só aos intelectuais ambiciosos, mas também aos escritores
excêntricos (que agem de modo estranho ou incomum, fora
dos padrões considerados normais) que, a pretexto de novidade, envenenam
os espíritos com as suas concepções (modo de entender
algo) doentias, oriundas da excessiva preocupação de originalidade.
É preciso
fugir aos que matam a vida simples.
O tóxico
intelectual costuma arruinar numerosas existências.
Há livros
cuja função útil é a de manter aceso o archote (tocha,
luz, chama) da vigilância nas almas de caráter solidificado nos ideais
mais nobres da vida. Ainda agora, quando atravessamos tempos perturbados e
difíceis para o homem, o mercado de idéias apresenta-se repleto de artigos
deteriorados (desgastados, danificados, estragados),
pedindo a intervenção dos postos de “higiene espiritual”.
Podereis
alimentar o corpo com substâncias apodrecidas?
Vossa
alma, igualmente, não poderá nutrir-se de ideais inferiores, na base da
irreligião (falta de religião, ateísmo), do
desrespeito, da desordem, da indisciplina.
Observai
os modelos de decadência intelectual e refleti com sinceridade na paz que
desejais intimamente, Isso constituirá um auxílio forte, em favor da extinção
dos desvios da inteligência.
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Capítulo 26 (Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes) ,
itens 1 ao 4 (Dom de curar - Preces pagas)
Dom de curar
1. Restituí a
saúde aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os
demônios. Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido. (S. MATEUS,
cap. X, v. 8.)
2. "Dai
gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido", diz Jesus a seus
discípulos. Com essa recomendação, prescreve (determina)
que ninguém se faça pagar daquilo por que nada pagou. Ora, o que eles haviam
recebido gratuitamente era a faculdade de curar os doentes e de expulsar os
demônios, isto é, os maus Espíritos. Esse dom Deus lhes dera gratuitamente,
para alívio dos que sofrem e como meio de propagação da fé; Jesus, pois,
recomendava-lhes que não fizessem dele objeto de comércio, nem de especulação (exploração), nem meio de vida.
Preces pagas
3. Disse em
seguida a seus discípulos, diante de todo o povo que o escutava: -Precatai-vos (tenha precaução, previna-se) dos escribas que se
exibem a passear com longas túnicas, que gostam de ser saudados nas praças
públicas e de ocupar os primeiros assentos (cadeiras,
lugares) nas sinagogas (templo dos israelitas, assembléia na religião dos judeus) e os
primeiros lugares nos festins - que, a pretexto de extensas preces, devoram as
casas das viúvas. Essas pessoas receberão condenação mais rigorosa. (S. LUCAS,
cap. XX, vv. 45 a 47; S. MARCOS, cap. XII, vv. 38 a 40; S. MATEUS, cap. XXIII,
v. 14.)
4. Disse também
Jesus: não façais que vos paguem as vossas preces; não façais como os escribas
que, "a pretexto de longas preces, devoram as casas das viuvas", isto
é, abocanham as fortunas. A prece é ato de caridade, é um arroubo (êxtase, encanto) do coração. Cobrar alguém que se
dirija a Deus por outrem é transformar-se em intermediário assalariado. A
prece, então, fica sendo uma fórmula, cujo comprimento se proporciona à soma
que custe. Ora, uma de duas: Deus ou mede ou não mede as suas graças pelo
número das palavras. Se estas forem necessárias em grande número, por que
dizê-las poucas, ou quase nenhumas, por aquele que não pode pagar? E falta de
caridade. Se uma só basta, é inútil dizê-las em excesso. Por que então
cobrá-las? É prevaricação (corromper-se, agir de má-fé).
Deus não vende os
benefícios que concede. Como, pois, um que não é, sequer, o distribuidor deles,
que não pode garantir a sua obtenção, cobraria um pedido que talvez nenhum
resultado produza? Não é possível que Deus subordine um ato de demência, de
bondade ou de justiça, que da sua misericórdia se solicite, a uma soma em
dinheiro. Do contrário, se a soma não fosse paga, ou fosse insuficiente, a
justiça, a bondade e a demência de Deus ficariam em suspenso. A razão, o bom
senso e a lógica dizem ser impossível que Deus, a perfeição absoluta, delegue (confie, escolha) a criaturas imperfeitas o direito de
estabelecer preço para a sua justiça. A justiça de Deus é como o Sol: existe
para todos, para o pobre como para o rico. Pois que se considera imoral
traficar com as graças de um soberano da Terra, poder-se-á ter por lícito (legal, permitido) o comércio com as do soberano do
Universo?
Ainda
outro inconveniente apresentam as preces pagas: é que aquele que as compra se
julga, as mais das vezes, dispensado de orar ele próprio, porquanto se
considera quite, desde que deu o seu dinheiro. Sabe-se que os Espíritos se
sentem tocados pelo fervor de quem por eles se interessa. Qual pode ser o
fervor daquele que comete a terceiro o encargo de por ele orar, mediante paga?
Qual o fervor desse terceiro, quando delega o seu mandato a outro, este a outro
e assim por diante? Não será isso reduzir a eficácia da prece ao valor de uma
moeda em curso?
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