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Página de preparo:
Cap
68 - Necessário acordar (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o
Cristo te esclarecerá.” - Paulo. (Efésios, 5:14)
Grande
número de adventícios (participantes, simpatizantes)
ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e
aplicação dos ensinamentos de Jesus.
Alguns
encontram obscuridades (incertezas, dúvidas) nos
textos, outros perseveram nas questiúnculas (pequenos
detalhes) literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino
pelo envoltório humano de que necessitou para preservar-se na Terra.
Esses
amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo,
vitimas de paralisia das faculdades (virtudes,
capacidades) superiores.
Na maioria
das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes;
todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas
de louvor, mas depressa relegadas (abandonada,
confinada) ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido,
incapaz de analisar e compreender.
A criatura
necessita indagar (descobrir) de si mesma o que
faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidades se destina.
Faz-se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer-se para
senhorear (conquistar) o próprio caminho.
Grandes
massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das
circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes.
Fala-se em
Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de
escuro pesadelo. Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no
turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas (cegas),
dormentes e semimortas até que despertem e se levantem, através do esforço
pessoal, a fim de que o Cristo as esclareça.
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Capítulo 24 (Não ponhais a candeia (lamparina,
luminária antiga) debaixo do alqueire (mobília
antiga, dos tempos de Jesus) ) , itens 8 ao 10
(Não vades ter com os gentios (povo, da época de Jesus,
que ainda não professavam a fé dos judeus)
Não vades ter com os gentios
8. Jesus enviou
seus doze apóstolos, depois de lhes haver dado as instruções seguintes: Não
procureis os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos (povo perseguido pelos judeus). - Ide, antes, em busca
das ovelhas perdidas da casa de Israel; - e, nos lugares onde fordes, pregai,
dizendo que o reino dos céus está próximo. (S. MATEUS, cap. X, vv. 5 a 7.)
9. Em muitas
circunstâncias, prova Jesus que suas vistas não se circunscrevem ao povo judeu,
mas que abrangem a Humanidade toda. Se, portanto, diz a seus apóstolos que não
vão ter com os pagãos (povo que, em geral, eram
politeístas, ou seja, acreditava em vários deuses), não é que desdenhe (fazer pouco caso, dar pouca importância) da conversão
deles, o que nada teria de caridoso; é que os judeus, que já acreditavam no
Deus uno e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei de Moisés e pelos
profetas, a lhes acolherem a palavra. Com os pagãos, onde até mesmo a base
faltava, estava tudo por fazer e os apóstolos não se achavam ainda bastante
esclarecidos para tão pesada tarefa. Foi por isso que lhes disse: "Ide em
busca das ovelhas transviadas de Israel", isto é, ide semear em terreno já
arroteado (cultivado, preparado). Sabia que a
conversão dos gentios se daria a seu tempo. Mais tarde, com efeito, os
apóstolos foram plantar a cruz no centro mesmo do Paganismo.
10. Essas palavras
podem também aplicar-se aos adeptos e aos disseminados (seguidores,
que se tornaram público) do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os
zombadores obstinados (persistentes), os
adversários interessados são para eles o que eram os gentios para os apóstolos.
Que, pois, a exemplo destes, procurem, primeiramente, fazer prosélitos (conversão a uma nova religião) entre os de boa
vontade, entre os que desejam luz, nos quais um gérmen fecundo se encontra e
cujo número é grande, sem perderem tempo com os que não querem ver, nem ouvir e
tanto mais resistem, por orgulho, quanto maior for a importância que se pareça
ligar à sua conversão. Mais vale abrir os olhos a cem cegos que desejam ver
claro, do que a um só que se compraza na treva (escuridão),
porque, assim procedendo, em maior proporção se aumentará o número dos
sustentadores da causa. Deixar tranqüilos os outros não é dar mostra de
indiferença, mas de boa política. Chegar-lhes-á a vez, quando estiverem
dominados pela opinião geral e ouvirem a mesma coisa incessantemente repetida
ao seu derredor. Aí, julgarão que aceitam voluntariamente, por impulso próprio,
a idéia, e não por pressão de outrem. Depois, há idéias que são como as
sementes: não podem germinar fora da estação apropriada, nem em terreno que não
tenha sido de antemão preparado, pelo que melhor é se espere o tempo propício e
se cultivem primeiro as que germinem, para não acontecer que abortem as outras,
em virtude de um cultivo demasiado intenso.
Na época de Jesus e em conseqüência das idéias acanhadas e materiais então
em curso, tudo se circunscrevia e localizava. A casa de Israel era um pequeno
povo; os gentios eram outros pequenos povos circunvizinhos. Hoje, as idéias se
universalizam e espiritualizam. A luz nova não constitui privilégio de nenhuma
nação; para ela não existem barreiras, tem o seu foco em toda a parte e todos
os homens são irmãos. Mas, também, os gentios já não são um povo, são apenas
uma opinião com que se topa em toda parte e da qual a verdade triunfa pouco a
pouco, como do Paganismo triunfou o Cristianismo. Já não são combatidos com
armas de guerra, mas com a força da idéia.
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