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Página de preparo:
Cap
95 - O amigo oculto (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
“Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o
não conhecessem.” - (Lucas, 24:16).
Os
discípulos, a caminho de Emaús (Cidade próxima de
Jerusalém onde Jesus apareceu perante 2 de seus discípulos após sua
ressurreição), comentavam, amargurados, os acontecimentos terríveis do
Calvário.
Permaneciam
sob a tormenta da angústia. A dúvida penetrava-lhes a alma, levando-os ao
abatimento, à negação.
Um homem
desconhecido, porém, alcançou-os na estrada. Oferecia o aspecto de mísero
peregrino (viajante). Sem identificar-se,
esclareceu as verdades da Escritura, exaltou a cruz e o sofrimento.
Ambos os
companheiros, que se haviam emaranhado (confundido,
complicado) no cipoal (dificuldade) de
contradições ingratas, experimentaram agradável bem-estar, ouvindo a
argumentação confortadora.
Somente ao
termo da viagem, em se sentindo fortalecidos no tépido (morno)
ambiente da hospedaria, perceberam que o desconhecido era o Mestre.
Ainda
existem aprendizes na “estrada simbólica de Emaús”, todos os dias. Atingem o
Evangelho e espantam-se em face dos sacrifícios necessários À eterna iluminação
espiritual. Não entendem o ambiente divino da cruz e procuram “paisagens
mentais” distantes... Entretanto, chega sempre um desconhecido que caminha ao
lado dos que vacilam e fogem. Tem a forma de um viandante (pessoa que viaja ou caminha , especialmente a pé)
incompreendido, de um companheiro inesperado, de um velho generoso, de uma
criança tímida. Sua voz é diferente das outras, seus esclarecimentos mais
firmes, seus apelos mais doces.
Quem
partilha, por um momento, do banquete da cruz, jamais poderá olvidá-la (esquecê-la). Muitas vezes, partirá mundo a fora,
demorando-se nos trilhos escuros; no entanto, minuto virá em que Jesus, de maneira
imprevista, busca esses viajores transviados (perdidos,
desnorteados) e não os desampara enquanto não os contempla (observa), seguros e livres, na hospedaria da
confiança.
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Capítulo 23 (Estranha moral) , itens 16 ao
18 (Não vim trazer a paz, mas, a divisão)
Não vim trazer a paz, mas, a divisão
16. Quando Jesus
declara: "Não creais que eu tenha vindo trazer a paz, mas, sim, a
divisão", seu pensamento era este:
"Não creais que
a minha doutrina se estabeleça pacificamente; ela trará lutas sangrentas, tendo
por pretexto o meu nome, porque os homens não me terão compreendido, ou não me
terão querido compreender. Os irmãos, separados pelas suas respectivas crenças,
desembainharão (atacarão) a espada um contra o
outro e a divisão reinará no seio de uma mesma família, cujos membros não
partilhem da mesma crença. Vim lançar fogo à Terra para expungi-la (eliminá-la) dos erros e dos preconceitos, do mesmo
modo que se põe fogo a um campo para destruir nele as ervas más, e tenho pressa
de que o fogo se acenda para que a depuração (purificação)
seja mais rápida, visto que do conflito sairá triunfante a verdade. A guerra
sucederá a paz; ao ódio dos partidos, a fraternidade universal; às trevas do
fanatismo, a luz da fé esclarecida. Então, quando o campo estiver preparado, eu
vos enviarei o Consolador, o Espírito de Verdade, que virá restabelecer
todas as coisas, isto é, que, dando a conhecer o sentido verdadeiro das
minhas palavras, que os homens mais esclarecidos poderão enfim compreender,
porá termo (fim) a luta fratricida (que mata, que corrompe) que desune os filhos do mesmo
Deus. Cansados, afinal, de um combate sem resultado, que consigo traz
unicamente a desolação e a perturbação até ao seio das famílias, reconhecerão
os homens onde estão seus verdadeiros interesses, com relação a este mundo e ao
outro. Verão de que lado estão os amigos e os inimigos da tranqüilidade deles.
Todos então se porão sob a mesma bandeira: a da caridade, e as coisas serão
restabelecidas na Terra, de acordo com a verdade e os princípios que vos tenho
ensinado."
17. O Espiritismo
vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo. Entretanto, não o pode
fazer sem destruir os abusos. Como Jesus, ele topa com o orgulho, o egoísmo, a
ambição, a cupidez (cobiça), o fanatismo cego,
os quais, levados às suas últimas trincheiras, tentam barrar-lhe o caminho e
lhe suscitam (causam, provocam) entraves e
perseguições. Também ele, portanto, tem de combater; mas, o tempo das lutas e
das perseguições sanguinolentas passou; são todas de ordem moral as que terá de
sofrer e próximo lhes está o termo. As primeiras duraram séculos; estas durarão
apenas alguns anos, porque a luz, em vez de partir de um único foco, irrompe de
todos os pontos do Globo e abrirá mais de pronto os olhos aos cegos.
l8. Essas palavras
de Jesus devem, pois, entender-se com referência às cóleras (iras, raivas) que a sua doutrina provocaria, aos
conflitos momentâneos a que ia dar causa, às lutas que teria de sustentar antes
de se firmar, como aconteceu aos hebreus antes de entrarem na Terra Prometida,
e não como decorrentes de um desígnio premeditado de sua parte de semear a desordem
e a confusão. O mal viria dos homens e não dele, que era como o médico que se
apresenta para curar, mas cujos remédios provocam uma crise salutar, atacando
os maus humores do doente.
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Muita paz a todos e bom estudo!
Boa noite Sérgio.
ResponderExcluirO nome foi Livro que é a página de auxilio está errada mesmo aqui no site que vc me passou no zap.
Estou acompanhando pelo livro Caminho Verdade é Vida a página é 205 e o tema 95 O Amigo oculto.