Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do
Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 11 (Amar o próximo como a si mesmo),
item 14 (Instruções dos espíritos: Caridade para com os criminosos)
TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
CONHEÇA O MEU NOVO CANAL COM NOVOS VÍDEOS TODOS OS DIAS:
WWW.YOUTUBE.COM/SERGIOWSOARES
Nosso WHATSAPP: (21)99247-5631
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
1ª parte: Prece de
abertura:
2ª parte: Leitura da
página de preparo:
Página de preparo: Cap 116 – Não só (Livro
“Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“E
peço isto: que a vossa caridade abunde (seja em
abundância) mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.” — PAULO
(Filipenses, 1.9)
A caridade
é, invariavelmente, sublime (de elevado grau de beleza
e perfeição) nas menores manifestações, todavia, inúmeras pessoas muitas
vezes procuram limitá-la, ocultando-lhe o espírito divino.
Muitos
aprendizes creem que praticá-la é apenas oferecer dádivas materiais aos
necessitados de pão e teto.
Caridade,
porém, representa muito mais que isso para os verdadeiros discípulos do
Evangelho. Em sua carta aos filipenses, oferece Paulo valiosa assertiva (afirmação), com referência ao assunto.
Indispensável
é que a caridade do cristão fiel abunde em conhecimento elevado.
Certo
benfeitor distribuirá muito pão, mas se permanece deliberadamente nas sombras
da ignorância, do sectarismo (intolerância) ou
da autoadoração não estará faltando com o dever de assistência caridosa a si
mesmo?
Espalhar o
bem não é somente transmitir facilidades de natureza material. Muitas máquinas,
nos tempos modernos, distribuem energia e poder, automaticamente.
Caridade
essencial é intensificar o bem, sob todas as formas respeitáveis, sem olvidarmos
(esquecermos) o imperativo de autossublimação (auto-elevação), para que outros se renovem para a
vida superior, compreendendo que é indispensável conjugar, no mesmo ritmo, os
verbos “dar e saber”.
Muitos
crentes preferem apenas dar e outros se circunscrevem simplesmente em saber; as
atividades de todos os benfeitores dessa espécie são úteis, mas incompletas.
Ambas as
classes podem sofrer presunção (pretensão, arrogância)
venenosa.
Bondade e
conhecimento, pão e luz, amparo e iluminação, sentimento e consciência são
arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade.
Não só receber e dar, mas também ensinar e aprender.
3ª parte: Estudo do
Evangelho:
Capítulo 11 (Amar o próximo como a si mesmo),
item 14 (Instruções dos espíritos: Caridade para com os criminosos)
INSTRUÇÕES DOS
ESPÍRITOS
Caridade para com os criminosos
14.
A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu
ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da
sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que
são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se
arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei.
Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem
negardes perdão e comiseração (dó, lástima, pena,
compaixão), pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o
conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.
Não
julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo
que proferirdes (definir, escolher) ainda mais
severamente vos será aplicado e precisais de indulgência (misericórdia, perdão) para os pecados em que sem
cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus
de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?
A
verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas
palavras de consolação que lhe aditeis (acrescentam,
completam). Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade
sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência (bondade, vontade de fazer o bem) de que useis sempre
e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa
virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as
vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor,
conduzirão ao Senhor supremo.
Estão
próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande
fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e
esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas (felizes).
Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os
outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém
desprezeis. Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que
vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem
submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses
ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos
inferiores, de acordo com as suas inclinações.
Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe dizer de um criminoso: ~ um miserável; deve-se expurgar (excluir) da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem." Não, não é assim que vos compete falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé. E tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele. Elisabeth de França. (Havre, 1862.)
4ª parte: Prece pelas
pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário