Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Capítulo 4 do Evangelho segundo o espiritismo - Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo - Itens 5 ao 7: Ressurreição e reencarnação
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Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
1ª parte: Prece de
abertura
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Cap 110 - Vidas sucessivas
(Livro "Caminho, verdade e vida" - Emmanuel - Psicografia de Chico
Xavier)
“Não te maravilhes de te haver dito:
Necessário vos é nascer de novo.” — Jesus. (JOÃO, capítulo 3, versículo 7.)
A
palavra de Jesus a Nicodemos foi suficientemente clara. Desviá-la para
interpretações descabidas (sem sentido) pode ser compreensível no sacerdócio
organizado, atento às injunções da luta humana, mas nunca nos espíritos amantes
da verdade legítima.
A
reencarnação é lei universal. Sem ela, a existência terrena representaria
turbilhão ("furacão") de desordem e
injustiça; à luz de seus esclarecimentos, entendemos todos os fenômenos
dolorosos do caminho.
O
homem ainda não percebeu toda a extensão da misericórdia (bondade e
perdão) divina (de Deus), nos processos de resgate e reajustamento. Entre os homens, o criminoso
é enviado a penas cruéis, seja pela condenação à morte ou aos sofrimentos
prolongados.
A
Providência (Deus), todavia, corrige, amando... Não encaminha
os réus a prisões infectas e úmidas. Determina somente que os comparsas de
dramas nefastos (nocivos, prejudiciais) troquem a vestimenta
carnal e voltem ao palco da atividade humana, de modo a se redimirem, uns à
frente dos outros.
Para
a Sabedoria Magnânima nem sempre o que errou é um celerado (criminoso), como nem sempre a vítima é pura e sincera. Deus não vê apenas a
maldade que surge à superfície do escândalo; conhece o mecanismo sombrio de
todas as circunstâncias que provocaram um crime.
O
algoz (carrasco) integral como a vítima integral são
desconhecidos do homem; o Pai, contudo, identifica as necessidades de seus
filhos e reúne-os, periodicamente, pelos laços de sangue ou na rede dos
compromissos edificantes (construtivos), a fim de que aprendam a lei do amor, entre
as dificuldades e as dores do destino, com a bênção de temporário esquecimento.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 4: Ninguém poderá ver o reino de
Deus se não nascer de novo - Itens 5 ao 7: Ressurreição e reencarnação
Itens 5 ao 7: Ressurreição e reencarnação
5. Ora, entre
os fariseus, havia um homem chamado Nicodememos, senador dos judeus - que veio
à noite ter com Jesus e lhe disse: "Mestre, sabemos que vieste da parte de
Deus para nos instruir como um doutor, porquanto ninguém poderia fazer os
milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele."
Jesus lhe
respondeu: "Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o reino de
Deus se não nascer de novo."
Disse-lhe
Nicodemos: "Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no
ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?"
Retorquiu-lhe
Jesus: "Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não renasce da água e
do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne é
carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não te admires de que eu te
haja dito ser preciso que nasças de novo. - O Espírito sopra onde quer e ouves
a sua voz, mas não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com
todo homem que é nascido do Espírito."
Respondeu-lhe
Nicodemos: "Como pode isso fazer-se?" - Jesus lhe observou:
"Pois quê és mestre em Israel e ignoras estas coisas? Digo-te em verdade,
em verdade, que não dizemos senão o que sabemos e que não damos testemunho,
senão do que temos visto. Entretanto, não aceitas o nosso testemunho. - Mas, se
não me credes, quando vos falo das coisas da Terra, como me crereis, quando vos
fale das coisas do céu?" (S. JOÃO, cap. III, vv. 1 a 12.)
6. A idéia de
que João Batista era Elias e de que os profetas podiam reviver na Terra se nos
depara em muitas passagens dos Evangelhos, notadamente nas acima reproduzidas
(nº 1, nº 2, nº 3). Se fosse errônea (equivocada, enganosa) essa crença, Jesus não houvera deixado de a combater, como combateu
tantas outras. Longe disso, ele a sanciona (aprova, confirma) com toda a sua autoridade e a põe por princípio e como condição
necessária, quando diz: "Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de
novo." E insiste, acrescentando: Não te admires de que eu te haja dito ser
preciso nasças de novo.
7. Estas
palavras: Se um homem não renasce do água e do Espírito foram interpretadas no
sentido da regeneração pela água do batismo. O texto primitivo, porém, rezava
simplesmente: não renasce da água e do Espírito, ao passo que nalgumas
traduções as palavras - do Espírito - foram substituídas pelas seguintes: do
Santo Espírito, o que já não corresponde ao mesmo pensamento. Esse ponto
capital ressalta dos primeiros comentários a que os Evangelhos deram lugar,
como se comprovará um dia, sem equívoco possível. (1)
(1) A
tradução de Osterwald está conforme o texto primitivo. Diz: "Não renasce
da água e do Espírito"; a de Sacy diz: do Santo Espírito; a de Lamennais:
do Espírito Santo.
À nota de
Allan Kardec, podemos hoje acrescentar que as modernas traduções já restituíram
o texto primitivo, pois que só imprimem "Espírito" e não Espírito
Santo. Examinamos a tradução brasileira, a inglesa, a em esperanto, a de
Ferreira de Almeida, e todas elas está somente "Espírito".
Além dessas
modernas, encontramos a confirmação numa latina de Theodoro de Beza, de 1642,
que diz:
"...genitus
ex aqua et Spiritu..." "...et quod genitum est ex Spiritu, spiritus
est."
É fora de
dúvida que a palavra "Santo" foi interpolada, como diz Kardec. - A
Editora da FEB, 1947.
4ª parte: Prece
pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece
de encerramento:
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