Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo da Introdução do Evangelho segundo o espiritismo.
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1ª parte: Prece de abertura
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Cap 40 - Em preparação
(Livro "Pão Nosso" - Emmanuel - psicografia: Chico Xavier)
“Diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu
entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus e eles me
serão por povo.” — Paulo. (HEBREUS, CAPÍTULO 8, VERSÍCULO 10.)
Traduziremos
o Evangelho
Em
todas as línguas,
Em
todas as culturas,
Exaltando-lhe
a grandeza,
Destacando-lhe
a sublimidade (elevação),
Semeando-lhe
a poesia,
Comentando-lhe
a verdade,
Interpretando-lhe
as lições,
Impondo-nos
ao raciocínio,
Aprimorando
o coração
E
reformando a inteligência,
Renovando
leis,
Aperfeiçoando
costumes
E
aclarando (abrindo) caminhos...
Mas,
virá o momento
Em
que a Boa Nova (O Evangelho com suas lições morais)
deve ser impressa, em nós mesmos,
Nos
refolhos (íntimo) da mente,
Nos
recessos do peito,
Através
das palavras e das ações.
Dos
princípios e ideais,
Das
aspirações e das esperanças,
Dos
gestos e pensamentos.
Porque,
em verdade,
Se
o Céu nos permite espalhar-lhe a Divina Mensagem no mundo,
Um
dia, exigirá nos convertamos,
Em
traduções vivas do Evangelho na Terra.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 1: Não vim destruir a lei - Itens 10
e 11 (Instruções dos Espíritos - A Nova Era)
INSTRUÇÕES
DOS ESPÍRITOS
A
nova era
10.
Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade
varar (vencer) as trevas.
Esse dia foi o do advento (vinda, chegada)
do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade
e obscuridade (sombras, escuridão),
o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo
Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está
abalado em seus fundamentos; reboará (repercutirá, fará eco) o trovão. Sede firmes!
O
Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta (baseia) nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de
ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência,
desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar
material, redundava (revertia, resultava)
em proveito do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor
têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são
dezoito séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio.
Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que
crê e ama; o amor o enche de inefável (algo que não se tem palavras para
exprimir) alegria. Sim, meus filhos, o
mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente (muito,
bastante, constantemente); dobrai-vos à rajada que anuncia
a tempestade, a fim de não serdes derribado (arruinado), isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram
apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.
(Parábola das virgens
loucas: De acordo com o Mateus 25:1-13, as cinco virgens que estão preparados
para a chegada do noivo são recompensadas enquanto que as cinco que não estão
são excluídas de seu banquete de casamento. A parábola tem um tema de
esclarecimento sobre lei de causa e efeito.)
A
revolução que se apresta (apercebe) é antes
moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé,
para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardorosos (entusiasmados), façais ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas,
sem grãos de areia, não existiriam as montanhas. Assim, pois, que estas
palavras - "Somos pequenos" - careçam para vós de significação. A
cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o
edifício (construção)
de sua república (casa, moradia)
e imperceptíveis animálculos (animais microscópicos)
não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz universal, que
não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei
dos mundos é a do progresso. Fénelon. (Poitiers, 1861.)
11.
Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores (que tornam popular) do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso,
encontramo-la na vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa
falange do Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos
esteios (amparos, sustentos).
Como vários outros, foi arrancado ao paganismo (crença religiosa onde
se tem vários deuses, religiões não cristãs),
ou melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor (energia, vontade) da verdade. Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma
aquela singular vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade
estava alhures (em outro lugar, em outra parte), que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando, afinal, no seu
caminho de Damasco (passagem onde Saulo se converte no Cristianismo e
se torna Paulo), também lhe foi dado ouvir a
santa voz a clamar-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"
exclamou: "Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!" E
desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem
ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente (elevado) espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas
palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que
minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na
vida futura. Que ensinamento nessas palavras e que retumbante (que
ressoa) previsão da doutrina porvindoura (futura,
por vir)! Essa a razão por que hoje, vendo
chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele outrora pressentira, se
constituiu seu ardoroso disseminador (propagador, divulgador) e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o
chamam. -Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)
Nota. - Dar-se-á venha Santo Agostinho demolir o que edificou (construiu)? Certamente que não. Como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito o que não via enquanto homem. Liberta, sua alma entrevê claridades novas, compreende o que antes não compreendia. Novas idéias lhe revelaram o sentido verdadeiro de algumas sentenças. Na Terra, apreciava as coisas de acordo com os conhecimentos que possuía; desde que, porém, uma nova luz lhe brilhou, pôde apreciá-las mais judiciosamente (sensatamente, com bom senso). Assim é que teve de abandonar a crença, que alimentara, nos Espíritos íncubos e súcubos (amantes espirituais, espíritos de maridos ou esposas desta ou de outra vida, que obsediam os encarnados) e o anátema (maldição, excomunhão) que lançara contra a teoria dos antípodas (contrários, opostos). Agora que o Cristianismo se lhe mostra em toda a pureza, pode ele, sobre alguns pontos, pensar de modo diverso do que pensava quando vivo, sem deixar de ser um apóstolo cristão. Pode, sem renegar a sua fé, constituir-se disseminador do Espiritismo, porque vê cumprir-se o que fora predito. Proclamando-o, na atualidade, outra coisa não faz senão conduzir-nos a uma interpretação mais acertada e lógica dos textos. O mesmo ocorre com outros Espíritos que se encontram em posição análoga (semelhante).
4ª parte: Prece
pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
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