Nova temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , I - Preces gerais - Reuniões espíritas (itens 4 ao 7)
TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
Nosso WHATSAPP: (21)99247-5631
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Ajude-nos a continuar com este e outros trabalhos fazendo o Curso Básico de Mediunidade da Rádio Espiritismo.
Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
1ª parte: Prece de
abertura:
2ª parte: Leitura da
página de preparo:
Página de preparo: Cap 57 - Não te afastes
(Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Mas livra-nos do mal." -
Jesus (Mateus, 6:13).
A
superfície do mundo é, indiscutivelmente, a grande escola dos espíritos
encarnados.
Impossível
recolher o ensinamento, fugindo à lição.
Ninguém
sabe, sem aprender.
Grande
número de discípulos do Evangelho, em descortinando (descobrindo)
alguns raios de luz espiritual, afirmam-se declarados inimigos da experiência
terrestre. Furtam-se (tiram de si mesmos), desde
então, aos mais nobres testemunhos. Defendem-se contra os homens, como se estes
lhes não fossem irmãos no caminho evolutivo. Enxergam espinhos, onde a flor
desabrocha, e feridas venenosas, onde há riso inocente. E, condenando a
paisagem a que foram conduzidos pelo Senhor, para serviço metódico no bem,
retraem-se (recolhem-se, contem seus impulsos),
de olhos baixos, recuando do esforço de santificação.
Declaram-se,
no entanto, desejosos de união com o Cristo, esquecendo-se de que o Mestre não
desampara a Humanidade. Estimam (apreciam),
sobretudo, a oração, mas, repetindo as sublimes (elevadas)
palavras da prece dominical, olvidam (esquecem)
que Jesus rogou (pediu) ao Senhor Supremo nos liberte
do mal, mas não pediu o afastamento da luta.
Aliás, a
sabedoria do Cristianismo não consiste em insular o aprendiz na santidade
artificialista, e, sim, em fazê-lo ao mar largo do concurso ativo de
transformação do mal em bem, da treva em luz e da dor em bênção.
O Mestre
não fugiu aos discípulos; estes é que fugiram d’Ele no extremo testemunho. O
Divino Servidor não se afastou dos homens; estes é que o expulsaram pela
crucificação dolorosa.
A
fidelidade até ao fim não significa adoração perpétua (eterna)
em sentido literal; traduz, igualmente, espírito de serviço até ao último dia
de força utilizável no mecanismo fisiológico.
Se
desejas, pois, servir com o Senhor Jesus, pede a Ele te liberte do mal, mas que
não te afaste dos lugares de luta, a fim de que aprendas, em companhia d’Ele, a
cooperar na execução da Vontade Celeste, quando, como e onde for necessário.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , I - Preces gerais -
Reuniões espíritas (itens 4 ao 7)
I - PRECES GERAIS
Reuniões espíritas
4. Onde
quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei.
(S. MATEUS, cap. XVIII, v. 20.)
5. PREFÁCIO.
Estarem reunidas, em nome de Jesus, duas, três ou mais pessoas, não quer dizer
que basta se achem materialmente juntas. É preciso que o estejam
espiritualmente, em comunhão de intentos (intenções)
e de idéias, para o bem. Jesus, então, ou os Espíritos puros, que o
representam, se encontrarão na assembléia, O Espiritismo nos faz compreender
como podem os Espíritos achar-se entre nós. Comparecem com seu corpo fluídico
ou espiritual e sob a aparência que nos levaria a reconhecê-los, se se
tornassem visíveis. Quanto mais elevados são na hierarquia espiritual, tanto
maior é neles o poder de irradiação. É assim que possuem o dom da ubiquidade e
que podem estar simultaneamente em muitos lugares, bastando para isso que
enviem a cada um desses lugares um raio de suas mentes.
Dizendo
as palavras acima transcritas, quis Jesus revelar o efeito da união e da
fraternidade. O que o atrai não é o maior ou menor número de pessoas que se
reúnam, pois, em vez de duas ou três, houvera ele podido dizer dez ou vinte,
mas o sentimento de caridade que reciprocamente as anime. Ora, para isso, basta
que elas sejam duas. Contudo, se essas duas pessoas oram cada uma por seu lado,
embora dirigindo-se ambas a Jesus, não há entre elas comunhão de pensamentos,
sobretudo se ali não estão sob o influxo de um sentimento de mútua
benevolência. Se se olham com prevenção, com ódio, inveja ou ciúme, as
correntes fluídicas de seus pensamentos, longe de se conjugarem por um comum
impulso de simpatia, repelem-se. Nesse caso, não estarão reunidas em nome de
Jesus, que, então, não passa de pretexto para a reunião, não o tendo
esta por verdadeiro motivo. (Cap. XXVII, nº 9.)
Isso
não significa que ele se mostre surdo ao que lhe diga uma única pessoa; e se
ele não disse: "Atenderei a todo aquele que me chamar", é que, antes
de tudo, exige o amor do próximo; e desse amor mais provas podem dar-se quando
são muitos os que exoram, com exclusão de todo sentimento pessoal, e não um
apenas. Segue-se que, se, numa assembléia numerosa, somente duas ou três
pessoas se unem de coração, pelo sentimento de verdadeira caridade, enquanto as
outras se isolam e se concentram em pensamentos egoísticos ou mundanos, ele
estará com as primeiras e não com as outras. Não é, pois, a simultaneidade das
palavras, dos cânticos ou dos atos exteriores que constitui a reunião em nome
de Jesus, mas a comunhão de pensamentos, em concordância com o espírito de
caridade que ele personifica. (Capítulo X, nº 7 e nº 8; cap. XXVII, nº 2 a nº 4.)
Tal
o caráter de que devem revestir-se as reuniões espíritas sérias, aquelas em que
sinceramente se deseja o concurso (participação)
dos bons Espíritos.
6. Prece.
(Para o começo da reunião.) - Ao Senhor Deus onipotente suplicamos que
envie, para nos assistirem, Espíritos bons; que afaste os que nos possam
induzir em erro e nos conceda a luz necessária para distinguirmos da impostura
a verdade.
Afasta,
igualmente, Senhor, os Espíritos malfazejos, encarnados e desencarnados, que
tentem lançar entre nós a discórdia e desviar-nos da caridade e do amor ao
próximo. Se procurarem alguns deles introduzir-se aqui, faze não achem acesso
no coração de nenhum de nós.
Bons
Espíritos que vos dignais de vir instruir-nos, tornai-nos dóceis aos vossos
conselhos; preservai-nos de toda idéia de egoísmo, orgulho, inveja e ciúme;
inspirai-nos indulgência e benevolência para com os nossos semelhantes,
presentes e ausentes, amigos ou inimigos; fazei, em suma, que, pelos
sentimentos de que nos achemos animados, reconheçamos a vossa influência
salutar.
Dai
aos médiuns que escolherdes para transmissores dos vossos ensinamentos,
consciência do mandato que lhes é conferido e da gravidade do ato que vão
praticar, a fim de que o façam com o fervor e o recolhimento precisos.
Se,
em nossa reunião, estiverem pessoas que tenham vindo impelidas por sentimentos
outros que não os do bem, abri-lhes os olhos à luz e perdoai-lhes, como nós
lhes perdoamos, se trouxerem malévolas intenções.
Pedimos,
especialmente, ao Espírito N..., nosso guia espiritual, que nos assista e por
nós vele.
7.
(Para o fim da reunião.) - Agradecemos aos bons Espíritos que se dignaram de
comunicar-se conosco e lhes rogamos que nos ajudem a pôr em prática as
instruções que nos deram e façam que, ao sair daqui, cada um de nós se sinta
fortalecido para a prática do bem e do amor ao próximo.
4ª parte: Prece pelas pessoas
queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário