Nova
temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho
segundo o espiritismo, Capítulo 1 do Evangelho segundo o espiritismo (Não vim destruir a lei), itens 10 e 11: Instruções dos Espíritos: A Nova Era .
TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
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Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
1ª parte: Prece de abertura
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Cap 40 - Em preparação
(Livro "Pão Nosso" - Emmanuel - psicografia: Chico Xavier)
“Diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu
entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus e eles me
serão por povo.” — Paulo. (HEBREUS, CAPÍTULO 8, VERSÍCULO 10.)
Traduziremos
o Evangelho
Em
todas as línguas,
Em
todas as culturas,
Exaltando-lhe
a grandeza,
Destacando-lhe
a sublimidade (elevação),
Semeando-lhe
a poesia,
Comentando-lhe
a verdade,
Interpretando-lhe
as lições,
Impondo-nos
ao raciocínio,
Aprimorando
o coração
E
reformando a inteligência,
Renovando
leis,
Aperfeiçoando
costumes
E
aclarando caminhos...
Mas,
virá o momento
Em
que a Boa Nova deve ser impressa, em nós mesmos,
Nos
refolhos da mente,
Nos
recessos do peito,
Através
das palavras e das ações.
Dos
princípios e ideais,
Das
aspirações e das esperanças,
Dos
gestos e pensamentos.
Porque,
em verdade,
Se
o Céu nos permite espalhar-lhe a Divina Mensagem no mundo,
Um
dia, exigirá nos convertamos,
Em
traduções vivas do Evangelho na Terra.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 1: Não vim destruir a lei - Itens 10
e 11 (Instruções dos Espíritos - A Nova Era)
INSTRUÇÕES
DOS ESPÍRITOS
A
nova era
10.
Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade
varar as trevas. Esse dia foi o do advento (vinda, chegada)
do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade
e obscuridade (sombras, escuridão), o mundo
novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento,
os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus
fundamentos; reboará (repercutirá, fará eco)
o trovão. Sede firmes!
O
Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta (baseia)
nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem
divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência,
desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar
material, redundava (revertia, resultava) em proveito
do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de
caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito
séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio. Cristãos, voltai
para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o
enche de inefável (algo que não se tem palavras para exprimir)
alegria. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem
sobejamente (muito, bastante, constantemente);
dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribado (arruinado),
isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas
desprevenidas à chegada do esposo.
A
revolução que se apresta (apercebe) é antes moral do que material. Os
grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós,
obreiros esclarecidos e ardorosos (entusiasmados), façais
ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de
areia, não existiriam as montanhas. Assim, pois, que estas palavras -
"Somos pequenos" - careçam para vós de significação. A cada um a sua
missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o edifício de sua
república e imperceptíveis animálculos (animais microscópicos)
não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz universal, que
não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei
dos mundos é a do progresso. Fénelon. (Poitiers, 1861.)
11.
Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores (que tornam popular)
do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la
na vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa falange do Pais
da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos esteios (amparos, sustentos).
Como vários outros, foi arrancado ao paganismo (crença religiosa onde se tem
vários deuses, religiões não cristãs), ou melhor, à impiedade mais
profunda, pelo fulgor (energia, vontade) da verdade.
Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular
vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade estava alhures (em outro lugar, em
outra parte), que não nos prazeres enervantes
e fugitivos; quando, afinal, no seu caminho de Damasco (passagem onde Saulo se
converte no Cristianismo e se torna Paulo), também lhe foi dado ouvir a
santa voz a clamar-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"
exclamou: "Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!" E
desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem
ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente (elevado)
espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que
proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que minha mãe me
virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura. Que
ensinamento nessas palavras e que retumbante (que ressoa)
previsão da doutrina porvindoura (futura, por vir)! Essa a
razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele
outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador (propagador, divulgador)
e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam.
-Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)
Nota.
- Dar-se-á venha Santo Agostinho demolir o que edificou (construiu)?
Certamente que não. Como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito o que
não via enquanto homem. Liberta, sua alma entrevê claridades novas, compreende
o que antes não compreendia. Novas idéias lhe revelaram o sentido verdadeiro de
algumas sentenças. Na Terra, apreciava as coisas de acordo com os conhecimentos
que possuía; desde que, porém, uma nova luz lhe brilhou, pôde apreciá-las mais
judiciosamente (sensatamente, com bom senso)
Assim é que teve de abandonar a crença, que alimentara, nos Espíritos íncubos e
súcubos (amantes
espirituais, espíritos de maridos ou esposas desta ou de outra vida, que
obsediam os encarnados) e o anátema (maldição, excomunhão) que
lançara contra a teoria dos antípodas (contrários, opostos) . Agora que
o Cristianismo se lhe mostra em toda a pureza, pode ele, sobre alguns pontos,
pensar de modo diverso do que pensava quando vivo, sem deixar de ser um
apóstolo cristão. Pode, sem renegar a sua fé, constituir-se disseminador do
Espiritismo, porque vê cumprir-se o que fora predito. Proclamando-o, na
atualidade, outra coisa não faz senão conduzir-nos a uma interpretação mais
acertada e lógica dos textos. O mesmo ocorre com outros Espíritos que se
encontram em posição análoga.
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de
encerramento:
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