Nova
temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo da Introdução do Evangelho
segundo o espiritismo.
TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
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Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
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Cap 71 - Aproveita (Livro "Fonte
Viva" - Emmanuel - psicografia: Chico Xavier)
"Se alguém diz: - eu amo a Deus, e
aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, ao qual viu,
como pode amar a Deus, a quem não viu?" - (1 João, 4:20).
A
vida é processo de crescimento da alma ao encontro da Grandeza Divina.
Aproveita
as lutas e dificuldades da senda (caminho) para a expansão de ti mesmo, dilatando (crescendo, aumentando)
o teu círculo de relações e de ação.
Aprendamos
para esclarecer.
Entesouremos
para ajudar.
Engrandeçamo-nos
para proteger.
Eduquemo-nos
para servir.
Com
o ato de fazer e dar alguma coisa, a alma se estende sempre mais além.
Guardando
a bênção recebida para si somente, o espírito, muitas vezes, apenas se adorna (enfeita),
mas, espalhando a riqueza de que é portador, cresce constantemente.
Na
prestação de serviço aos semelhantes, incorpora-se, naturalmente, ao coro das
alegrias que provoca.
No
ensinamento ao aprendiz, liga-se aos benefícios da lição.
Na
criação das boas obras, no trabalho, na virtude ou na arte, vive no progresso,
na santificação ou na beleza com que a experiência individual e coletiva se
alarga e aperfeiçoa.
Na
distribuição de pensamentos sadios e elevados, converte-se em fonte viva de
graça e contentamento para todos.
No
concurso espontâneo, dentro do ministério do bem, une-se à prosperidade comum.
Dá,
pois, de ti mesmo, de tuas forças e recursos, agindo sem cessar, na instituição
de valores novos, auxiliando os outros, a benefício de ti mesmo.
O
mundo é caminho vasto de evolução e aprimoramento, onde transitam, ao teu lado,
a ignorância e a fraqueza.
Aproveita
a gloriosa oportunidade de expansão que a esfera física te confere e ajuda a
quem passa, sem cogitar de pagamento de qualquer natureza.
O
próximo é a nossa ponte de ligação com Deus.
Se
buscas o Pai, ajuda ao teu irmão, amparando-vos reciprocamente (uns aos outros),
porque, segundo a palavra iluminada do evangelista, "se alguém diz: - eu
amo a Deus, e aborrece o semelhante, é mentiroso, pois quem não ama o
companheiro com quem convive, como pode amar a Deus, a quem ainda não
conhece?"
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 1: Não vim destruir a lei - Itens 1
e 2 (As 3 revelações - Moisés - Cristo - Espiritismo)
1. Não penseis que eu tenha vindo
destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: -
porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o
que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota (letra jota, referindo-se
a colocar pingos nos "is" ou nos jotas) e um único
ponto. (S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)
Moisés
2. Na lei moisaica (de Moisés),
há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei
civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra,
apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.
A lei de Deus está formulada nos
dez mandamentos seguintes:
I. Eu sou o Senhor, vosso Deus,
que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros
deuses estrangeiros. - Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que
está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas
sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano. (¹)
II. Não pronunciareis em vão o
nome do Senhor, vosso Deus.
III. Lembrai-vos de santificar o
dia do sábado.
IV. Honrai a vosso pai e a vossa
mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.
V. Não mateis.
VI. Não cometais adultério.
VII. Não roubeis.
VIII. Não presteis testemunho
falso contra o vosso próximo.
IX. Não desejeis a mulher do vosso
próximo.
X. Não cobiceis (desejeis)
a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o
seu asno (burro,
jumento), nem qualquer das coisas que lhe pertençam.
(1) Allan Kardec cita a parte mais
importante do primeiro mandamento, e deixa de transcrever as seguintes frases:
"... porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Deus zeloso, que puno a
iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta gerações daqueles que
me aborrecem, e uso de misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e
guardam os meus mandamentos." - (ÊXODO, XX, 5 e 6.)
Nas traduções feitas pelas Igrejas
católica e protestantes, essa parte do mandamento foi truncada para
harmonizá-la com a doutrina da encarnação única da alma. Onde está "na
terceira e na quarta gerações", conforme a tradução Brasileira da Bíblia,
a Vulgata Latina (in tertiam et quartam generationem), a tradução de Zamenhof
(en la tria kaj kvara generacioj), mudaram o texto para "até à terceira e
quarta gerações".
Esses textos truncados que
aparecem na tradução da Igreja Anglicana, na Católica de Figueiredo, na
Protestante de Almeida e outras, tornam monstruosa a justiça divina, pois que
filhos, netos, bisnetos, tetranetos inocentes teriam de ser castigados pelo
pecado dos pais, avós, bisavós, tetravós. Foi uma infeliz tentativa de
acomodação da Lei à vida única. - A Editora da FEB, 1947.
O texto certo que, por mercê de
Deus, já está reproduzido pelas edições recentíssimas a que nos referimos -
traduções Brasileira e de Zamenhof -, que conferem com S. Jerônimo, mostra que
a Lei ensina veladamente a reencarnação e as expiações e provas. Na primeira e
na segunda gerações, como contemporâneos de seus filhos e netos, o Espírito
culpado ainda não reencarnou, mas, um pouco mais tarde - na terceira e quarta
gerações - já ele voltou e recebe as consequências de suas faltas. Assim, o
culpado mesmo, e não outrem, paga sua dívida.
Logo, têm-se de excluir a primeira
1ª e 2ª gerações e expressar "na" 3ª e 4ª, como realmente é o
original. Achamos conveniente acrescentar aqui esta nota, para facilitar a
compreensão do estudioso que confronte a sua tradução da Bíblia com a citação
do Mestre. - A Editora da FEB, 1947.
É de todos os tempos e de todos os
países essa lei e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis
que Moisés decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu
natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados
abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito. Para imprimir
autoridade às suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o
fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem
precisava apoiar-se na autoridade de Deus; mas, só a idéia de um Deus terrível
podia impressionar criaturas ignorantes, em as quais ainda pouco desenvolvidos
se encontravam o senso moral e o sentimento de uma justiça reta. E evidente que
aquele que incluíra, entre os seus mandamentos, este: "Não matareis; não
causareis dano ao vosso próximo", não poderia contradizer-se, fazendo da
exterminação um dever. As leis moisaicas, propriamente ditas, revestiam, pois,
um caráter essencialmente transitório.
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de
encerramento:
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