Nova
temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo da Introdução do Evangelho
segundo o espiritismo.
TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
Nosso Site:
www.evangelhonolar2012.blogspot.com
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
1ª parte: Prece de abertura
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Jesus Contigo (Livro
"Messe de amor" - Joanna de Angelis - psicografia: Divaldo Franco)
Dedica
uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus
possa pernoitar (passar a noite) em tua casa. Prepara a mesa, coloca água
pura, abre o Evangelho, distende (amplie, passe adiante) a mensagem da fé, enlaça (abraça)
a família e ora. Jesus virá em visita.
Quando
o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família
ora, Jesus se demora (permanece) em casa. Quando os corações se unem nos
liames (ligações,
conexões) da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde
derrama vinho de paz para todos. Jesus no Lar é a vida para o Lar.
Não
aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável. Distende, da tua casa
cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado. Quando uma família ora em
casa, reunida nas blandícias (doçura, ternura) do Evangelho, toda a rua recebe o benefício
de comunhão (harmonia) com o alto.
Se
alguém, num edifício de apartamentos, alça (eleva) aos Céus a prece da comunhão em família, todo o
edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada,acesa na ventania.
Não
te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua
orando fiel, estudando com os teus filhos
e com aqueles a que amas, as diretrizes do Mestre e, o quanto possível,
debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e
examina as dificuldades que te perturbam ante a inspiração consoladora de
Cristo.
Não
demandes (dirija-se,
saia) à rua, nessa noite, senão para os inevitáveis deveres
que não possas adiar. Demora-te (permaneça-te) no Lar para que o Divino Hóspede ai também
se possa demorar (permanecer).
E
quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com
Ele, como Ele procura fazer, a fim de que, ligado a ti, possas, em casa, uma
vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo
I - OBJETIVO DESTA OBRA (O
Evangelho Segundo o Espiritismo)
Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos:
1- os atos comuns da vida do Cristo
2- os milagres
3- as predições
4- as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas (pontos tomados como fundamentais e incontestáveis)
5- e o ensino moral.
As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. O ponto unânime é a MORAL.
Todos admiram a moral que consta no Evangelho (Bíblia).
Muitos nunca leram e repetem apenas aquilo que ouviram dos outros.
Poucos conhecem a fundo e menos ainda são os que compreendem de fato, assimilando os ensinamentos e colocando-os em prática nas suas vidas.
Uma das razões é a dificuldade que apresenta o entendimento do Evangelho que, para o maior número dos seus leitores, é difícil. Sendo assim, O Evangelho Segundo o Espiritismo reúne apenas uma coletânea dos artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto.
Desta forma, O ESTUDO DA PARTE MORAL, SERVE PARA TODOS, independente de crença ou religião.
II – AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CONTROLE UNIVERSAL DO ENSINO DOS ESPÍRITOS
Entende-se que ninguém, neste mundo, poderia alimentar fundadamente a pretensão de possuir, com exclusividade, a verdade absoluta.
Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico. Incumbiu (encarregou), pois, os Espíritos de levá-la de um pólo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra. Um homem pode ser ludibriado (enganado), pode enganar-se a si mesmo; já não será assim, quando milhões de criaturas vêem e ouvem a mesma coisa. Constitui isso uma garantia para cada um e para todos.
As revelações dos Espíritos chegam simultaneamente a diversos lugares diferentes do mundo, sempre com a mesma mensagem moral. Ainda que faltem os homens para difundi-la: haverá sempre os Espíritos, cuja atuação a todos atinge e aos quais ninguém pode atingir.
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.
III – NOTÍCIAS HISTÓRICAS
Para bem se compreenderem algumas passagens dos Evangelhos, necessário se faz conhecer o valor de muitas palavras neles freqüentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época. Já não tendo para nós o mesmo sentido, essas palavras foram com freqüência mal-interpretadas, causando isso uma espécie de incerteza. A inteligência da significação delas explica, ao demais, o verdadeiro sentido de certas máximas que, à primeira vista, parecem singulares
Neste ítem encontramos as definições para:
Escribas - Essênios ou esseus - Fariseus - Nazarenos - Portageiros - Publicanos - Saduceus - Samaritanos - Sinagoga - Terapeutas
IV – SÓCRATES E PLATÃO, PRECURSORES DA IDÉIA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO
As idéias ensinadas por Jesus, já eram pressentidas muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precursores Sócrates e Platão.
Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, nenhum escrito deixou. Como o Cristo, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças que encontrara e colocado a virtude real acima da hipocrisia (falsidade, fingimento) , combatendo os preconceitos religiosos.
Do mesmo modo que Jesus, a quem os fariseus acusavam de estar corrompendo o povo com os ensinamentos que lhe ministrava. Assim como a doutrina de Jesus só a conhecemos pelo que escreveram seus discípulos, da de Sócrates só temos conhecimento pelos escritos de seu discípulo Platão.
RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E DE PLATÃO
Lá encontramos 21 tópicos de maior relevância(importância) que vão de encontro com os ensinamentos morais de Jesus, expostos resumidamente, para mostrar a concordância deles com os princípios do Cristianismo.
4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos:
1- os atos comuns da vida do Cristo
2- os milagres
3- as predições
4- as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas (pontos tomados como fundamentais e incontestáveis)
5- e o ensino moral.
As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. O ponto unânime é a MORAL.
Todos admiram a moral que consta no Evangelho (Bíblia).
Muitos nunca leram e repetem apenas aquilo que ouviram dos outros.
Poucos conhecem a fundo e menos ainda são os que compreendem de fato, assimilando os ensinamentos e colocando-os em prática nas suas vidas.
Uma das razões é a dificuldade que apresenta o entendimento do Evangelho que, para o maior número dos seus leitores, é difícil. Sendo assim, O Evangelho Segundo o Espiritismo reúne apenas uma coletânea dos artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto.
Desta forma, O ESTUDO DA PARTE MORAL, SERVE PARA TODOS, independente de crença ou religião.
II – AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CONTROLE UNIVERSAL DO ENSINO DOS ESPÍRITOS
Entende-se que ninguém, neste mundo, poderia alimentar fundadamente a pretensão de possuir, com exclusividade, a verdade absoluta.
Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico. Incumbiu (encarregou), pois, os Espíritos de levá-la de um pólo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra. Um homem pode ser ludibriado (enganado), pode enganar-se a si mesmo; já não será assim, quando milhões de criaturas vêem e ouvem a mesma coisa. Constitui isso uma garantia para cada um e para todos.
As revelações dos Espíritos chegam simultaneamente a diversos lugares diferentes do mundo, sempre com a mesma mensagem moral. Ainda que faltem os homens para difundi-la: haverá sempre os Espíritos, cuja atuação a todos atinge e aos quais ninguém pode atingir.
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.
III – NOTÍCIAS HISTÓRICAS
Para bem se compreenderem algumas passagens dos Evangelhos, necessário se faz conhecer o valor de muitas palavras neles freqüentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época. Já não tendo para nós o mesmo sentido, essas palavras foram com freqüência mal-interpretadas, causando isso uma espécie de incerteza. A inteligência da significação delas explica, ao demais, o verdadeiro sentido de certas máximas que, à primeira vista, parecem singulares
Neste ítem encontramos as definições para:
Escribas - Essênios ou esseus - Fariseus - Nazarenos - Portageiros - Publicanos - Saduceus - Samaritanos - Sinagoga - Terapeutas
IV – SÓCRATES E PLATÃO, PRECURSORES DA IDÉIA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO
As idéias ensinadas por Jesus, já eram pressentidas muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precursores Sócrates e Platão.
Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, nenhum escrito deixou. Como o Cristo, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças que encontrara e colocado a virtude real acima da hipocrisia (falsidade, fingimento) , combatendo os preconceitos religiosos.
Do mesmo modo que Jesus, a quem os fariseus acusavam de estar corrompendo o povo com os ensinamentos que lhe ministrava. Assim como a doutrina de Jesus só a conhecemos pelo que escreveram seus discípulos, da de Sócrates só temos conhecimento pelos escritos de seu discípulo Platão.
RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E DE PLATÃO
Lá encontramos 21 tópicos de maior relevância(importância) que vão de encontro com os ensinamentos morais de Jesus, expostos resumidamente, para mostrar a concordância deles com os princípios do Cristianismo.
4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de
encerramento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário