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Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Página de preparo:
Cap 158 -
Transformação (Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
"Na
verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados." – Paulo
(I Coríntios, 15:51).
Refere-se
o apóstolo dos gentios (Apóstolo Paulo, como apóstolo
do povo) a uma das mais belas realidades da vida espiritual.
Nos
problemas da morte, as escolas cristãs, trabalhadas pelas cogitações teológicas
(religiosas) de todos os tempos, erigiram (levantaram) teorias diversas, definindo a situação da
criatura, após o desprendimento carnal. É justo que semelhante situação seja a
mais diversificada possível. Ninguém penetra o circulo da vida terrena em
processo absolutamente uniforme, como não existem fenômenos de desencarnação
com analogia (comparação) integral. Cada alma
possui a sua porta de "entrada" e "saída", conforme as
conquistas próprias.
Fala-se
demasiadamente em zonas purgatoriais (área entre o céu
e o inferno, para aquele que não foi bom mas também não foi mau), em
trevas exteriores, em regiões de sono psíquico.
Tudo isso
efetivamente existe em plano grandioso e sublime que, por enquanto, transcende (vai além, ultrapassa) o limitado entendimento humano.
Todos os
que se abeberam nas fontes puras da verdade, com o Cristo, devem guardar sempre
o otimismo e a confiança.
"Nem
todos dormiremos" - diz Paulo. Isto significa que nem todas as criaturas
caminharão às tontas, nas regiões mentais da semi-inconsciência, nem todas
serão arrebatadas a esferas purgatoriais e, ainda que tais ocorrências
sucedessem, ouçamos, ainda, o abnegado amigo do Evangelho, quando nos assevera
- "mas todos seremos transformados".
Paulo não
promete sofrimento inesgotável nem repouso sem-fim. Promete transformação.
Ninguém
parte ao chamado da Vida Eterna senão para transformar-se.
Morte do
corpo é crescimento espiritual.
O túmulo
numa esfera é berço em outra.
E, como a
função da vida é renovar para a perfeição, transformemo-nos para o bem, desde
hoje.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , V - Preces pelos doentes
e pelos obsediados - Pelos doentes (itens 77 ao 80)
V - PRECES PELOS DOENTES E PELOS OBSIDIADOS
Pelos doentes
77. PREFÁCIO. As
doenças fazem parte das provas e das vicissitudes (contratempos)
da vida terrena; são inerentes (que fazem parte)
à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que
habitamos. As paixões e os excessos de toda ordem semeiam em nós germens
malsãos (frágeis ou de má intenção), às vezes
hereditários. Nos mundos mais adiantados, física ou moralmente, o organismo
humano, mais depurado (purificado) e menos
material, não está sujeito às mesmas enfermidades e o corpo não é minado
surdamente pelo corrosivo das paixões. (Cap. III, n° 9.) Temos, assim, de nos
resignar às conseqüências do meio onde nos coloca a nossa inferioridade, até
que mereçamos passar a outro. Isso, no entanto, não é de molde a impedir que,
esperando tal se dê, façamos o que de nós depende para melhorar as nossas
condições atuais. Se, porém, mau grado aos nossos esforços, não o conseguirmos,
o Espiritismo nos ensina a suportar com resignação os nossos passageiros males.
Se Deus não houvesse
querido que os sofrimentos corporais se dissipassem ou abrandassem em certos
casos, não houvera posto ao nosso alcance meios de cura. A esse respeito, a sua
solicitude, em conformidade com o instinto de conservação, indica que é dever
nosso procurar esses meios e aplicá-los.
A par da medicação
ordinária, elaborada pela Ciência, o magnetismo nos dá a conhecer o poder da
ação fluídica e o Espiritismo nos revela outra força poderosa na mediunidade
curadora e a influência da prece. (Ver, no Cap. XXVI, a notícia sobre a
mediunidade curadora.)
78. Prece. (Para
ser dita pelo doente.) - Senhor, pois que és todo justiça, a enfermidade que te
aprouve (contenta, satisfaz) mandar-me
necessariamente eu a merecia, visto que nunca impões sofrimento algum sem
causa. Confio-me, para minha cura, à tua infinita misericórdia.
Se for do teu agrado
restituir-me a saúde, bendito seja o teu santo nome. Se, ao contrário, me
cumpre sofrer mais, bendito seja ele do mesmo modo. Submeto-me, sem queixas,
aos teus sábios desígnios (intenções, vontades,
propósitos), porquanto o que fazes só pode ter por fim o bem das tuas
criaturas.
Dá, ó meu Deus, que
esta enfermidade seja para mim um aviso salutar (benéfico)
e me leve a refletir sobre a minha conduta. Aceito-a como uma expiação (quitação de débitos) do passado e como uma prova para
a minha fé e a minha submissão à tua santa vontade. (Veja-se a prece n° 40.)
79. Prece. (Pelo
doente.) - Meu Deus, são impenetráveis os teus desígnios e na tua sabedoria
entendeste de afligir a N... pela enfermidade. Lança, eu te suplico, um olhar
de compaixão sobre os seus sofrimentos e digna-te de pôr-lhes termo.
Bons Espíritos,
ministros do Onipotente (que tem poderes ilimitados,
Deus), secundai, eu vos peço, o meu desejo de aliviá-lo; encaminhai o
meu pensamento, a fim de que vá derramar um bálsamo (alívio)
salutar em seu corpo e a consolação em sua alma.
Inspirai-lhe a
paciência e a submissão à vontade de Deus; dai-lhe a força de suportar suas
dores com resignação cristã, a fim de que não perca o fruto desta prova.
(Veja-se a prece n° 57.)
80. Prece. (Para
ser dita pelo médium curador.) -Meu Deus, se te dignas servir-te de mim,
indigno como sou, poderei curar esta enfermidade, se assim o quiseres, porque
em ti deposito fé. Mas, sem ti, nada posso. Permite que os bons Espíritos me
cumulem (acumulem) de seus fluidos benéficos, a
fim de que eu os transmita a esse doente, e livra-me de toda idéia de orgulho e
de egoísmo que lhes pudesse alterar a pureza.
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