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Página de preparo:
Cap 15 - Conversão (Livro
“Caminho, verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“E
tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” - Jesus. (Lucas, 22:32)
Não é tão
fácil a conversão do homem, quanto afirmam os portadores de convicções (certezas) apressadas.
Muitos
dizem “eu creio”, mas poucos podem declarar “estou transformado”.
As
palavras do Mestre a Simão Pedro são muito simbólicas. Jesus proferiu-as (disse), na véspera do Calvário, na hora grave da
última reunião com os discípulos. Recomendava ao pescador de Cafarnaum (cidade que se tornou centro da atividade evangelizadora de
Jesus, onde Ele estabeleceu a sua residência) confirmasse os irmãos na
fé, quando se convertesse.
Acresce
notar que Pedro sempre foi o seu mais ativo companheiro de apostolado. O Mestre
preferia sempre a sua casa singela (simples)
para exercer o divino ministério do amor. Durante três anos sucessivos, Simão
presenciou acontecimentos assombrosos. Viu leprosos limpos, cegos que voltavam
a ver, loucos que recuperavam a razão; deslumbrara-se com a visão do Messias
transfigurado no labor (trabalho, atividade),
assistira à saída de Lázaro da escuridão do sepulcro, e, no entanto, ainda não
estava convertido.
Seriam
necessários os trabalhos imensos de Jerusalém, os sacrifícios pessoais, as
lutas enormes consigo mesmo, para que pudesse converter-se ao Evangelho e dar
testemunho do Cristo aos seus irmãos.
Não será
por se maravilhar tua alma, ante as revelações espirituais, que estarás
convertido e transformado para Jesus. Simão Pedro presenciou essas revelações
com o próprio Messias e custou muito a obter esses títulos. Trabalhemos,
portanto, por nos convertermos. Somente nessas condições, estaremos habilitados
para o testemunho.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , IV - Preces pelos
que já não são da Terra - Pelos Espíritos endurecidos (itens 75 e 76)
IV - PRECES PELOS QUE JÁ NÃO SÃO DA TERRA
Pelos Espíritos endurecidos
75. PREFÁCIO.
Os maus Espíritos são aqueles que ainda não foram tocados de arrependimento;
que se deleitam (sentem prazer) no mal e nenhum
pesar (arrependimento) por isso sentem; que são
insensíveis às reprimendas (censuras, reprovações),
repelem a prece e muitas vezes blasfemam (insultam,
amaldiçoam) do nome de Deus. São essas almas endurecidas que, após a
morte, se vingam nos homens dos sofrimentos que suportam, e perseguem com o seu
ódio aqueles a quem odiaram durante a vida, quer obsidiando-os quer exercendo
sobre eles qualquer influência funesta (maléfica).
(Cap. X, n° 6; Cap. XII, n° 5 e n° 6.)
Duas categorias há
bem distintas (diferentes) de Espíritos
perversos: a dos que são francamente (claramente,
abertamente) maus e a dos hipócritas (fingidos).
Infinitamente mais fácil é reconduzir ao bem os primeiros do que os segundos.
Aqueles, as mais das vezes, são naturezas brutas e grosseiras, como se nota
entre os homens; praticam o mal mais por instinto do que por cálculo e não
procuram passar por melhores do que são. Há neles, entretanto, um gérmen (semente) latente (oculta,
escondida) que é preciso fazer desabrochar, o que se consegue quase sempre
por meio da perseverança, da firmeza aliada à benevolência (bondade), dos conselhos, do raciocínio e da prece.
Através da mediunidade, a dificuldade que eles encontram para escrever o nome
de Deus é sinal de um temor instintivo, de uma voz íntima da consciência que
lhes diz serem indignos de fazê-lo. Nesse ponto estão a pique de converter-se e
tudo se pode esperar deles: basta se lhes encontre o ponto vulnerável (frágil) do coração.
Os Espíritos
hipócritas quase sempre são muito inteligentes, mas nenhuma fibra sensível
possuem no coração; nada os toca; simulam todos os bons sentimentos para captar
a confiança, e felizes se sentem quando encontram tolos que os aceitam como
santos Espíritos, pois que possível se lhes torna governá-los à vontade. O nome
de Deus, longe de lhes inspirar o menor temor, serve-lhes de máscara para
encobrirem suas torpezas (desonestidades). No
mundo invisível, como no mundo visível, os hipócritas são os seres mais
perigosos, porque atuam na sombra, sem que ninguém disso desconfie; têm apenas
as aparências da fé, mas fé sincera, jamais.
76. Prece. -
Senhor, digna-te de lançar um olhar de bondade sobre os Espíritos imperfeitos,
que ainda se encontram na treva da ignorância e te desconhecem, particularmente
sobre N...
Bons Espíritos,
ajudai-nos a fazer-lhe compreender que, induzindo os homens ao mal,
obsidiando-os e atormentando-os, ele prolonga os seus próprios sofrimentos;
fazei que o exemplo da felicidade de que gozais lhe seja um encorajamento.
Espírito que ainda te
comprazes (sentem prazer) no mal, vem ouvir a
prece que por ti fazemos; ela te há de provar que desejamos o teu bem,
conquanto faças o mal.
És desgraçado, pois
não se pode ser feliz fazendo o mal. Por que então te conservarás no sofrimento
quando de ti depende evitá-lo? Olha os bons Espíritos que te cercam; vê quão
ditosos (felizes) são e se te não seria mais
agradável fruir (desfrutar, usufruir) da mesma
felicidade.
Dirás que te é
impossível; porém, nada é impossível àquele que quer, porquanto Deus te deu,
como a todas as suas criaturas, a liberdade de escolher entre o bem e o mal,
isto é, entre a felicidade e a desgraça, e ninguém se acha condenado a praticar
o mal. Assim como tens vontade de fazê-lo, também podes ter a de fazer o bem e
de ser feliz.
Volve (vire) para Deus o teu olhar; dirige-lhe por um
instante o teu pensamento e um raio da divina luz virá iluminar-te. Dize
conosco estas simples palavras: Meu Deus; eu me arrependo, perdoa-me. Tenta
arrepender-te e fazer o bem, em vez de fazer o mal, e verás que logo a sua
misericórdia descerá sobre ti, que um bem-estar indizível (indescritível) substituirá as angústias que
experimentas.
Desde que hajas dado
um passo no bom caminho, o resto deste te parecerá fácil de percorrer.
Compreenderás então quanto tempo perdeste de felicidade por culpa tua; mas, um
futuro radioso (brilhante) e pleno de esperança
se abrirá diante de ti e te fará esquecer o teu miserável passado, prenhe (cheio) de perturbação e de torturas morais, que
seriam para ti o inferno, se houvessem de durar eternamente. Dia virá em que
essas torturas serão tais que a qualquer preço quererás fazê-las cessar; porém,
quanto mais te demorares, tanto mais difícil será isso.
Não creias que
permanecerás sempre no estado em que te achas; não, que isso é impossível. Duas
perspectivas tens diante de ti: a de sofreres muitíssimo mais do que tens
sofrido até agora e a de seres ditoso (feliz)
como os bons Espíritos que te rodeiam. A primeira será inevitável, se
persistires na tua obstinação (resistência, teimosia),
quando um simples esforço da tua vontade bastará para te tirar da má situação
em que te encontras. Apressa-te, pois, visto que cada dia de demora é um dia
perdido para a tua felicidade.
Bons
Espíritos, fazei que estas palavras ecoem nessa alma ainda atrasada, a fim de
que a ajudem a aproximar-se de Deus. Nós vo-lo pedimos em nome de Jesus-Cristo,
que tão grande poder tinha sobre os maus Espíritos.
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