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Pequeno dicionário das palavras contidas
no estudo de hoje:
Atendendo
a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto,
sempre na cor vermelha.
Página de preparo:
Cap 92 – Deus não desampara (Livro “Pão
Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“E
dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição e não se
arrependeu.” - (Apocalipse. 2:21)
Se o Apocalipse está repleto de
símbolos profundos, isso não impede venhamos a examinar-lhe as expressões,
compatíveis com o nosso entendimento, extraindo as lições suscetíveis (dentro das possibilidades) de ampliar-nos o progresso
espiritual.
O versículo mencionado proporciona uma
idéia da longanimidade (qualidade de quem tem grandeza
de ânimo; de quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades a favor de
outrem; generoso; bondoso) do Altíssimo, na consideração das falhas e
defecções (deserção, falta, abandono) dos filhos
transgressores.
Muita gente insiste pela rigidez e
irrevogabilidade (que não pode voltar atrás) das
determinações de origem divina, entretanto, compete-nos reconhecer que os
corações inclinados a semelhante interpretação, ainda não conseguem analisar a
essência sublime do amor que apaga dívidas escuras e faz nascer novo dia nos
horizontes da alma.
Se entre juízes terrestres existem
providências fraternas, qual seja a da liberdade sob condição, seria o tribunal
celeste constituído por inteligências mais duras e inflexíveis?
A Casa do Pai é muito mais generosa que
qualquer figuração de magnanimidade (grandeza,
generosidade) apresentada, até agora, no mundo, pelo pensamento
religioso.
Em seus celeiros abundantes, há
empréstimos e moratórias, concessões de tempo e recursos que a mais vigorosa
imaginação humana jamais calculará.
O Altíssimo fornece dádivas a todos, e,
na atualidade, é aconselhável medite o homem terreno nos recursos que lhe foram
concedidos pelo Céu, para arrependimento, buscando renovar-se nos rumos do bem.
Os
prisioneiros da concepção de justiça implacável ignoram os poderosos auxílios
do Todo-Poderoso, que se manifestam através de mil modos diferentes; contudo,
os que procuram a própria iluminação pelo amor universal sabem que Deus dá
sempre e que é necessário aprender a receber.
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Estudo de hoje:
Capítulo 5 (Bem aventurados os aflitos) ,
itens 8 a 10 (causas anteriores das aflições)
Causas anteriores das aflições
8. As tribulações (situações desagradáveis, aflições) podem ser impostas
a Espíritos endurecidos, ou extremamente ignorantes, para levá-los a fazer uma
escolha com conhecimento de causa. Os Espíritos penitentes (arrependidos), porém, desejosos de reparar o mal
que hajam feito e de proceder melhor, esses as escolhem livremente. Tal o caso
de um que, havendo desempenhado mal sua tarefa, pede lha deixem recomeçar, para
não perder o fruto de seu trabalho As tribulações, portanto, são, ao mesmo
tempo, expiações (sofrimentos) do passado, que
recebe nelas o merecido castigo, e provas com relação ao futuro, que elas
preparam. Rendamos graças a Deus, que, em sua bondade, faculta ao homem reparar
seus erros e não o condena irrevogavelmente por uma primeira falta.
9. Não há crer, no entanto, que todo
sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta.
Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua
depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas
nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre
sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser
provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada
obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a
executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto
mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos
naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece
nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com
resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam
suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as
aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.
Sem dúvida, o sofrimento que não
provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada
voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que
é sinal de progresso.
10. Os Espíritos não podem aspirar à completa
felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula (imperfeição) lhes interdita a entrada nos mundos
ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se
veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as
diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo (eliminando), pouco a pouco, de suas imperfeições. As
provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações,
elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o
doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio.
Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve
regozijar-se (contentar-se) à idéia da sua
próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento
e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário,
terá de recomeçar.
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Muita paz a todos e bom estudo!
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