sexta-feira, 29 de março de 2013

Evangelho no Lar Nº 23 - Cap IV - Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo - Itens 21 ao 23 - A Reencarnação fortalece os laços de família, ao passo que a unicidade da existência os rompe


Auxílio para o Evangelho no Lar  com o estudo do Capítulo 4 (Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo) do Evangelho Segundo o Espiritismo, itens 21 ao 23, com Sérgio W. Soares.





Para tirar suas dúvidas ou fazer perguntas sobre como proceder no Culto do Evangelho no Lar, envie email para amorperdaoefe@gmail.com e teremos prazer em ajudar.


Tira-dúvidas:
   1- Sou a única participante do Evangelho no Lar em minha casa. Há algum problema nisso?   
   R:  De forma alguma. Talvez você seja a única participante ENCARNADA, pois certamente vários desencarnados se fazem ali presentes, desde espíritos aflitos buscando o conhecimento daquilo que Jesus ensinou como também Espíritos de Luz, que nos dão auxílio, sustento e proteção. Daí a importância de, mesmo sozinha, se fazer o estudo EM VOZ ALTA.

   2-  Devo começar lendo a introdução ou vou direto para o capitulo I?                   
     R: Comece pelo capítulo 1. A parte da introdução pode ser lida a parte, ou para tirar algumas dúvidas, como por exemplo, o esclarecimento sobre quem eram os Fariseus, os Escribas, os Essênios, etc.  

   3-  Ao fazer o estudo de um capítulo, devo fazer o capítulo inteiro numa só vez?          
     R: Mais importante que a quantidade é a QUALIDADE do estudo. Imagine, por exemplo, estudarmos de uma só vez todo o capítulo 5 do Evangelho, que vai da página 108 até a 142? O importante é que se estude sempre dentro do tempo que vocês se propõem a realizar o Evangelho no lar (30 minutos, 1 hora, etc). Feito isso, interrompa onde estiver e dê continuidade na semana seguinte.


Pedimos que enviem suas perguntas para o email amorperdaoefe@gmail.com

Site: evangelhonolar2012.blogspot.com

No facebook: grupo Evangelho no lar 2012

Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
*Pretérito: Passado.
*Desenovelar: Desenrolar.
*Desassombrado: Sem temores, sem medo.
*Olvidar: Esquecer.
*Assertiva: Afirmação.
* Antireencarcionista: Que não acredita na reencarnação.
* Irrevogável: Que não pode ser anulado ou retirado.
* Dogma: Qualquer discurso ou ideologia de teor inquestionável.
* Doutrina Panteísta: Crença de que Deus e todo o universo são uma única e mesma coisa e que Deus não existe como um espírito separado.

Página de preparo:
Cap 56 – Renasce agora (Livro Fonte Viva, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

"Aquele que não nascer de novo não pode
ver o Reino de Deus."- Jesus. (João, 3:3)
         A própria Natureza apresenta preciosas lições, nesse particular. Sucedem-se os anos com matemática precisão, mas os dias são sempre novos. Dispondo, assim, de trezentas e sessenta e cinco ocasiões de aprendizado e recomeço, anualmente, quantas oportunidades de renovação moral encontrará a criatura, no abençoado período de uma existência?
         Conserva do passado o que for bom e justo, belo e nobre, mas não guardes do pretérito (passado) os detritos e as sombras, ainda mesmo quando mascarados de encantador revestimento.
         Faze por ti mesmo, nos domínios da tua iniciativa pela aplicação da fraternidade real, o trabalho que a tua negligência atirará fatalmente sobre os ombros de teus benfeitores e amigos espirituais.
         Cada hora que surge pode ser portadora de reajustamento.
         Se é possível, não deixes para depois os laços de amor e paz que podes criar agora, em substituição às pesadas algemas do desafeto.
         Não é fácil quebrar antigos preceitos do mundo ou desenovelar o coração, a favor daqueles que nos ferem. Entretanto, o melhor antídoto contra os tóxicos da aversão é a nossa boa-vontade, a benefício daqueles que nos odeiam ou que ainda não nos compreendem.
         Enquanto nos demoramos na fortaleza defensiva, o adversário cogita em enriquecer as  munições, mas se descemos à praça, desassombrados e serenos, mostrando novas disposições na luta, a idéia de acordo substitui, dentro de nós e em torno de nossos passos, a escura fermentação de guerra.
         Alguém te magoa? Reinicia o esforço da boa compreensão.
         Alguém te não entende? Persevera em demonstrar intentos mais nobres.
         Deixa-te reviver, cada dia, na corrente cristalina e incessante do bem.
         Não olvides (esqueça) a assertiva do Mestre: - "Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus."
         Renasce agora em teus propósitos, deliberações e atitudes, trabalhando para superar os obstáculos que te cercam a alcançando a antecipação da vitória sobre a ti mesmo, no tempo...
         Mais vale auxiliar, ainda hoje, que ser auxiliado amanhã.

*******************************************************************************
Estudo de hoje: 
 Capítulo 4 (ninguem poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo) , itens 21 ao 23 (A Reencarnação fortalece os laços de família, ao passo que a unicidade da existência os rompe)

21. Vejamos agora as conseqüências da doutrina antireencarcionista. Ela, necessariamente, anula a preexistência da alma. Sendo estas criadas ao mesmo tempo que os corpos, nenhum laço anterior há entre elas, que, nesse caso, serão completamente estranhas umas às outras. O pai é estranho a seu filho. A filiação das famílias fica assim reduzida à só filiação corporal, sem qualquer laço espiritual. Não há então motivo algum para quem quer que seja glorificar-se de haver tido por antepassados tais ou tais personagens ilustres. Com a reencarnação, ascendentes e descendentes podem já se terem conhecido, vivido juntos, amado, e podem reunir-se mais tarde, a fim de apertarem entre si os laços de simpatia.
22. Isso quanto ao passado. Quanto ao futuro, segundo um dos dogmas fundamentais que decorrem da não-reencarnação, a sorte das almas se acha irrevogavelmente determinada, após uma só existência. A fixação definitiva da sorte implica a cessação de todo progresso, pois desde que haja qualquer progresso já não há sorte definitiva. Conforme tenham vivido bem ou mal, elas vão imediatamente para a mansão dos bem-aventurados, ou para o inferno eterno. Ficam assim, imediatamente e para sempre, separadas e sem esperança de tornarem a juntar-se, de forma que pais, mães e filhos, mandos e mulheres, irmãos, irmãs e amigos jamais podem estar certos de se verem novamente; é a ruptura absoluta dos laços de família.
Com a reencarnação e progresso a que dá lugar, todos os que se amaram tornam a encontrar-se na Terra e no espaço e juntos gravitam para Deus. Se alguns fraquejam no caminho, esses retardam o seu adiantamento e a sua felicidade, mas não há para eles perda de toda esperança. Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, um dia sairão do lodaçal em que se enterraram. Com a reencarnação, finalmente, há perpétua solidariedade entre os encarnados e os desencarnados, e, daí, estreitamento dos laços de afeição.
23. Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro de além-túmulo: 1ª, o nada, de acordo com a doutrina materialista; 2ª, a absorção no todo universal, de acordo com a doutrina panteísta; 3ª, a individualidade, com fixação definitiva da sorte, segundo a doutrina da Igreja; 4ª, a individualidade, com progressão indefinita, conforme a Doutrina Espírita. Segundo as duas primeiras, os laços de família se rompem por ocasião da morte e nenhuma esperança resta às almas de se encontrarem futuramente. Com a terceira, há para elas a possibilidade de se tornarem a ver, desde que sigam para a mesma região, que tanto pode ser o inferno como o paraíso. Com a pluralidade das existências, inseparável da progressão gradativa, há a certeza na continuidade das relações entre os que se amaram, e é isso o que constitui a verdadeira família.

 


************************************************************************

Semanalmente em nosso site www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus. No facebook basta procurar os grupos "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012" Muita paz a todos e bom estudo! Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

No facebook, acesse o grupo "Evangelho no Lar 2012"

Nenhum comentário:

Postar um comentário