Auxílio para o Evangelho no Lar com o estudo do Capítulo 4 (Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo) do Evangelho Segundo o Espiritismo, itens 14 ao 17, com Sérgio W. Soares.
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Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
* Gentio
1. Aquele que segue a
religião pagã. = Idólatra
2. [Popular]
Grande quantidade de gente. = Multidão
apóstolo dos Gentios: S.
Paulo.
* Desenovelar:
Desenrolar.
* Erigir:
Levantar, construir.
*
Transcender: Ultrapassar.
* Aditar:
Acrescentar.
* Anomalia:
Fora do normal.
Página de Preparo:
158 - Transformação (Livro "Vinha de Luz" - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier)
"Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos
transformados." – Paulo (I Coríntios, 15:51).
Refere-se o apóstolo dos gentios a uma das mais belas
realidades da vida espiritual.
Nos problemas da morte, as escolas cristãs, trabalhadas
pelas cogitações teológicas de todos os tempos, erigiram teorias diversas,
definindo a situação da criatura, após o desprendimento carnal. É justo que
semelhante situação seja a mais diversificada possível. Ninguém penetra o
circulo da vida terrena em processo absolutamente uniforme, como não existem
fenômenos de desencarnação com analogia integral. Cada alma possui a sua porta
de "entrada" e "saída", conforme as conquistas próprias.
Fala-se demasiadamente em zonas purgatoriais, em trevas
exteriores, em regiões de sono psíquico.
Tudo isso efetivamente existe em plano grandioso e sublime
que, por enquanto, transcende o limitado entendimento humano.
Todos os que se abeberam nas fontes puras da verdade, com o
Cristo, devem guardar sempre o otimismo e a confiança.
"Nem todos dormiremos" - diz Paulo. Isto significa
que nem todas as criaturas caminharão às tontas, nas regiões mentais da
semi-inconsciência, nem todas serão arrebatadas a esferas purgatoriais e, ainda
que tais ocorrências sucedessem, ouçamos, ainda, o abnegado amigo do Evangelho,
quando nos assevera - "mas todos seremos transformados".
Paulo não promete sofrimento inesgotável nem repouso
sem-fim. Promete transformação.
Ninguém parte ao chamado da Vida Eterna senão para
transformar-se.
Morte do corpo é crescimento espiritual.
O túmulo numa esfera é berço em outra.
E, como a função da vida é renovar para a perfeição,
transformemo-nos para o bem, desde hoje.
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CAPÍTULO IV - Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo
Estudo de hoje: Itens 14 ao 17: Ressurreição e reencarnação
14. Mas, quando o homem há morrido
uma vez, quando seu corpo, separado de seu espírito, foi consumido, que é feito
dele? -Tendo morrido uma vez, poderia o homem reviver de novo? Nesta guerra em
que me acho todos os dias da minha vida, espero que chegue a minha mutação.
(JOB, cap. XIV, v. 10,14. Tradução de Le Maistre de Sacy.)
Quando o homem morre, perde toda a
sua força. expira. Depois, onde está ele? -Se o homem morre, viverá de novo?
Esperarei todos os dias de meu combate, até que venha alguma mutação? (ID.
Tradução protestante de Osterwald.)
Quando o homem está morto, vive
sempre; acabando os dias da minha existência terrestre, esperarei, porquanto a
ela voltarei de novo. (ID. Versão da Igreja grega.)
15. Nessas três versões, o princípio
da pluralidade das existências se acha claramente expresso. Ninguém poderá
supor que Job haja querido falar da regeneração pela água do batismo, que ele
de certo não conhecia. "Tendo o homem morrido uma vez, poderia reviver
de novo?" A idéia de morrer uma vez, e de reviver implica a de morrer
e reviver muitas vezes. A versão da Igreja grega ainda é mais explícita, se é
que isso é possível: "Acabando os dias da minha existência terrena, esperarei,
porquanto a ela voltarei", ou, voltarei à existência terrestre.
Isso é tão claro, como se alguém dissesse: "Saio de minha casa, mas a ela
tornarei.".
"Nesta guerra em que me
encontro todos os dias de minha vida, espero que se dê a minha
mutação." Job, evidentemente, pretendeu referir-se à luta que sustentava
contra as misérias da vida. Espera a sua mutação, isto é, resigna-se. Na versão
grega, esperarei parece aplicar-se, preferentemente, a uma nova
existência: "Quando a minha existência estiver acabada, esperarei, porquanto
a ela voltarei." Job como que se coloca, após a morte, no intervalo que
separa uma existência de outra e diz que lá aguardará o momento de voltar.
16. Não há, pois, duvidar de que,
sob o nome de ressurreição, o princípio da reencarnação era ponto de uma das
crenças fundamentais dos judeus, ponto que Jesus e os profetas confirmaram de
modo formal; donde se segue que negar a reencarnação é negar as palavras do
Cristo. Um dia, porém, suas palavras, quando forem meditadas sem idéias
preconcebidas, reconhecer-se-ão autorizadas quanto a esse ponto, bem como em
relação a muitos outros.
17. A essa autoridade, do ponto de
vista religioso, se adita, do ponto de vista filosófico, a das provas que
resultam da observação dos fatos. Quando se trata de remontar dos efeitos às
causas, a reencarnação surge como de necessidade absoluta, como condição
inerente à Humanidade; numa palavra: como lei da Natureza. Pelos seus
resultados, ela se evidencia, de modo, por assim dizer, material, da mesma
forma que o motor oculto se revela pelo movimento. Só ela pode dizer ao homem donde
ele vem, para onde vai, por que está na Terra, e justificar todas as
anomalias e todas as aparentes injustiças que a vida apresenta. (1)
(1) Veja-se, para os
desenvolvimentos do dogma da reencarnação, O Livro dos Espíritos, caps.
IV e V; O que é o Espiritismo, cap. II, por Allan Kardec; Pluralidade
das Existências, por PEZZANI.
Sem o princípio da preexistência da
alma e da pluralidade das existências, são ininteligíveis, em sua maioria, as
máximas do Evangelho, razão por que hão dado lugar a tão contraditórias
interpretações. Está nesse princípio a chave que lhes restituirá o sentido
verdadeiro.
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Há muitos anos faço o culto do lar com o Sergio,e acho ótimo, pois além ele fazer conosco, o que é muito bom para quem faz o culto sozinha explica e orienta.
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