Auxílio para o Evangelho no Lar com o estudo do Capítulo 4 (Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo) do Evangelho Segundo o Espiritismo, itens 24 e 25, com Sérgio W. Soares.
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Pequeno dicionário das palavras contidas
no estudo de hoje:
*Edificação:
Evolução.
*Ascensão:
Progresso.
*Martírio:
Sofrimento.
*Efêmero:
Temporário, de curta duração.
*Inçada: Contaminada.
*Atrozes: Cruéis.
*Fogos-fátuos:
Admiração da própria vaidade.
*Vicissitudes: Mudanças.
*Diáfano:
Transparente, límpido.
*Perispírito: Invólucro
ou fluido que une o corpo e o espírito.
*Etéreo: Puro.
*Depuração:
Purificação.
*Erraticidade: Estado do
Espírito entre uma encarnação e outra.
*Ditoso: Feliz.
*Labores: Trabalhos.
Página de preparo:
Cap 20 –A marcha (Livro “Pão Nosso”, de
Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia
seguinte." Jesus. (Lucas, 13.33.)
Importa seguir sempre, em busca da edificação (evolução)
espiritual definitiva. Indispensável caminhar, vencendo obstáculos e sombras,
transformando todas as dores e dificuldades em degraus de ascensão (progresso).
Traçando o seu programa, referia-se Jesus à marcha na direção de
Jerusalém, onde o esperava a derradeira glorificação pelo martírio (sofrimento).
Podemos aplicar, porém, o ensinamento as nossas experiências incessantes no
roteiro da Jerusalém de nossos testemunhos redentores.
É imprescindível, todavia, esclarecer a característica dessa
jornada para a aquisição dos bens eternos.
Acreditam muitos que caminhar é invadir as situações de
evidência no mundo, conquistando posições de destaque transitório ou trazendo
as mais vastas expressões financeiras ao círculo pessoal.
Entretanto, não é isso.
Nesse particular, os chamados "homens de rotina"
talvez detenham maiores probabilidades a seu favor.
A personalidade dominante, em situações efêmeras (temporárias,
de curta duração), tem a marcha inçada (contaminada) de
perigos, de responsabilidades complexas, de ameaças atrozes (cruéis).
A sensação de altura aumenta a sensação de queda.
É preciso caminhar sempre, mas a jornada compete ao Espírito
eterno, no terreno das conquistas interiores.
Muitas vezes, certas criaturas que se presumem nos mais altos
pontos da viagem, para a Sabedoria Divina se encontram apenas paralisadas na
contemplação de fogos-fátuos (admiração da própria vaidade).
Que ninguém se engane nas estações de falso repouso.
Importa trabalhar, conhecer-se, iluminar-se e atender ao Cristo, diariamente.
Para fixarmos semelhante lição em nós, temos nascido na Terra, partilhando-lhe
as lutas, gastando-lhe os corpos e nela tornaremos a renascer.
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Estudo de hoje:
Capítulo 4 (Ninguém poderá ver o reino de
Deus se não nascer de novo) , itens 24 e 25 (Instruções dos Espíritos: Limites
da encarnação – Necessidade da encarnação.)
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Limites da encarnação
24. Quais os limites da encarnação?A bem dizer, a encarnação carece de limites precisamente traçados, se tivermos em vista apenas o envoltório que constitui o corpo do Espírito, dado que a materialidade desse envoltório diminui à proporção que o Espírito se purifica. Em certos mundos mais adiantados do que a Terra, já ele é menos compacto, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeito a vicissitudes (mudanças). Em grau mais elevado, é diáfano (transparente, límpido) e quase fluídico. Vai desmaterializando-se de grau em grau e acaba por se confundir com o perispírito. Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito reveste o invólucro apropriado à natureza desse mundo.
O próprio perispírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo (puro), até à depuração (purificação) completa, que é a condição dos puros Espíritos. Se mundos especiais são destinados a Espíritos de grande adiantamento, estes últimos não lhes ficam presos, como nos mundos inferiores. O estado de desprendimento em que se encontram lhes permite ir a toda parte onde os chamem as missões que lhes estejam confiadas.
Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de oEspírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação.
Deve também considerar-se que no estado de desencarnado, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que o liga o grau do seu adiantamento. Assim, na erraticidade, é ele mais ou menos ditoso (feliz), livre e esclarecido, conforme está mais ou menos desmaterializado. S. Luís. (Paris, 1859.)
Necessidade da encarnação
25. É um castigo a encarnação e somente os Espíritos culpados estão sujeitos a sofrê-la?A passagem dos Espíritos pela vida corporal é necessária para que eles possam cumprir, por meio de uma ação material, os desígnios cuja execução Deus lhes confia. É-lhes necessária, a bem deles, visto que a atividade que são obrigados a exercer lhes auxilia o desenvolvimento da inteligência. Sendo soberanamente justo, Deus tem de distribuir tudo igualmente por todos os seus filhos; assim é que estabeleceu para todos o mesmo ponto de partida, a mesma aptidão, as mesmas obrigações a cumprir e a mesma liberdade de proceder. Qualquer privilégio seria uma preferência, uma injustiça. Mas, a encarnação para todos os Espíritos, é apenas um estado transitório. E uma tarefa que Deus lhes impõe, quando iniciam a vida, como primeira experiência do uso que farão do livre-arbítrio. Os que desempenham com zelo essa tarefa transpõem rapidamente e menos penosamente os primeiros graus da iniciação e mais cedo gozam do fruto de seus labores (trabalhos). Os que, ao contrário, usam mal da liberdade que Deus lhes concede retardam a sua marcha e, tal seja a obstinação que demonstrem, podem prolongar indefinidamente a necessidade da reencarnação e é quando se torna um castigo. - S. Luís. (Paris, 1859.)
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Muita paz a todos e bom estudo!
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Por favor, me expliquem. Quer dizer que existe um envoltório no espírito que se purifica, além do perispírito que também se purifica a ponto dos dois se confundirem? A minha compreensão é que existe corpo, espírito e perispírito. Qual a finalidade desse envoltório do espírito?c Por favor, me ajudem a entender. Faço parte de um grupo de estudos no Centro Espírita Frei Carmelo de Aguiar e ficamos com dúvidas sobre esta questão. Agradeço desde já - Cibele
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