Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 17 (Sede perfeitos), item 10 (Instruções dos Espíritos - O homem no mundo)
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1ª parte: Prece de abertura:
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Cap 18 – Provas de fogo (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“E o fogo provará qual seja a obra de cada um.” - Paulo. (I Coríntios, 3:13)
A indústria mecanizada dos tempos modernos muito se refere às provas de fogo para positivar a resistência de suas obras e, ponderando o feito, recordemos que o Evangelho, igualmente, se reporta a essas provas, há quase vinte séculos, com respeito às aquisições espirituais.
Escrevendo aos coríntios, Paulo imagina os obreiros humanos construindo sobre o único fundamento, que é Jesus Cristo, organizando cada qual as próprias realizações, de conformidade com os recursos evolutivos.
Cada discípulo, entretanto, deve edificar (construir) o trabalho que lhe é peculiar (próprio), convicto de que os tempos de luta o descobrirão aos olhos de todos, para que se efetue reto juízo acerca de sua qualidade.
O aperfeiçoamento do mundo, na feição material, pode fornecer a imagem do que seja a importância dessas aferições (análises, conferências) de grande vulto. A Terra permanece cheia de fortunas, posições, valores e inteligências que não suportam as provas de fogo; mal se aproximam os movimentos purificadores, descem, precipitadamente, os degraus da miséria, da ruína, da decadência. No serviço do Cristo, também é justo que o aprendiz aguarde o momento de verificação das próprias possibilidades. O caráter, o amor, a fé, a paciência, a esperança representam conquistas para a vida eterna, realizadas pela criatura, com o auxílio santo do Mestre, mas todos os discípulos devem contar com as experiências necessárias que, no instante oportuno, lhe provarão as qualidades espirituais.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 17 (Sede perfeitos), item 10 (Instruções
dos espíritos - O homem no mundo)
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
O homem no mundo
10.
Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as
vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos. Purificai, pois,
os vossos corações; não consintais (permita) que
neles demore qualquer pensamento mundano ou fútil. Elevai o vosso espírito
àqueles por quem chamais, a fim de que, encontrando em vós as necessárias
disposições, possam lançar em profusão a semente que é preciso germine em
vossas almas e dê frutos de caridade e justiça.
Não
julgueis, todavia, que, exortando-vos (incentivando,
buscando) incessantemente à prece e à evocação mental, pretendamos
vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da sociedade onde
estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa época, como devem
viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às frivolidades (de pouca importância, futilidades) do dia, mas
sacrificai com um sentimento de pureza que as possa santificar.
Sois
chamados a estar em contacto com espíritos de naturezas diferentes, de
caracteres opostos: não choqueis a nenhum daqueles com quem estiverdes. Sede
joviais, sede ditosos (felizes), mas seja a
vossa jovialidade a que provém de uma consciência limpa, seja a vossa ventura (sorte, felicidade, acerto) a do herdeiro do Céu que
conta os dias que faltam para entrar na posse da sua herança.
Não
consiste a virtude em assumirdes severo e lúgubre (sombrio,
triste, fúnebre) aspecto, em repelirdes os prazeres que as vossas
condições humanas vos permitem. Basta reporteis todos os atos da vossa vida ao
Criador que vo-la deu; basta que, quando começardes ou acabardes uma obra,
eleveis o pensamento a esse Criador e lhe peçais, num arroubo (êxtase, entusiasmo, graça) d'alma, ou a sua proteção
para que obtenhais êxito, ou a sua bênção para ela, se a concluístes. Em tudo o
que fizerdes, remontai à Fonte de todas as coisas, para que nenhuma de vossas
ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus.
A
perfeição está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas,
os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o
maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado (isolado, afastado). Unicamente no contacto com os
seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo (oportunidade) de praticá-la. Aquele, pois, que se
isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não
tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta. (Capítulo V, nº 26.)
Não imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis (busque o desconforto) e cubrais de cinzas. Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos (felizes) sede, segundo as necessidades da Humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem. Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa. Um Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)
4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
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