Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do
Evangelho segundo o espiritismo - Capítulo 7 - Bem aventurados os pobres de
espírito - itens 5 e 6 (Aquele que se eleva será rebaixado)
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Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
1ª parte: Prece de abertura:
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Cap 43 – Boas maneiras (Livro “Pão Nosso”, de
Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“E assenta-te no último lugar.” — JESUS (Lucas, 14.10)
O Mestre, nesta passagem,
proporciona inolvidável (inesquecível)
ensinamento de boas maneiras.
Certo, a sentença revela conteúdo
altamente simbólico, relativamente ao banquete paternal da Bondade Divina;
todavia, convém deslocarmos o conceito a fim de aplicá-lo igualmente ao
mecanismo da vida comum.
A recomendação do Salvador presta-se
a todas as situações em que nos vejamos convocados a examinar algo de novo,
junto aos semelhantes. Alguém que penetre uma casa ou participe de uma reunião
pela primeira vez, timbrando (empenhando-se em)
demonstrar que tudo sabe ou que é superior ao ambiente em que se encontra,
torna-se intolerável aos circunstantes (que estão ali
presentes).
Ainda que se trate de agrupamento
enganado em suas finalidades ou intenções, não é razoável que o homem
esclarecido, aí ingressando pela vez primeira, se faça doutrinador austero (inflexível) e exigente, porquanto, para a tarefa de
retificar (corrigir) ou reconduzir almas, é
indispensável que o trabalhador fiel ao bem inicie o esforço, indo ao encontro
dos corações pelos laços da fraternidade legítima. Somente assim, conseguirá
alijar (desvencilhar-se, eliminar, expulsar) a
imperfeição eficazmente, eliminando uma parcela de sombra, cada dia, através do
serviço constante.
Sabemos que Jesus foi o grande
reformador do mundo, entretanto, corrigindo e amando, asseverava (provava) que viera ao caminho dos homens para cumprir
a Lei.
Não assaltes (ataques) os lugares de evidência por onde passares. E, quando te
detiveres com os nossos irmãos em alguma parte, não os ofusques com a exposição
do quanto já tenhas conquistado nos domínios do amor e da sabedoria. Se te
encontras decidido a cooperar pelo bem dos outros, apaga-te, de algum modo, a
fim de que o próximo te possa compreender. Impondo normas ou exibindo poder,
nada conseguirás senão estabelecer mais fortes perturbações.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 7 - Bem aventurados os pobres de
espírito - itens 5 e 6 (Aquele que se eleva será rebaixado)
Aquele que se eleva será rebaixado
5. Jesus entrou em dia de sábado na casa de um dos principais fariseus
para aí fazer a sua refeição. Os que lá estavam o observaram. - Então, notando
que os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola,
dizendo: "Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o primeiro
lugar, para que não suceda (ocorra, aconteça)
que, havendo entre os convidados uma pessoa mais considerada do que vós, aquele
que vos haja convidado venha a dizer-vos: dai o vosso lugar a este, e vos
vejais constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. - Quando
fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele
que vos convidou chegar, vos diga: meu amigo, venha mais para cima. Isso então
será para vós um motivo de glória, diante de todos os que estiverem convosco à
mesa; - porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se
abaixa será elevado." (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 1 e 7 a 11.)
Fariseus: Membro de um grupo de
judeus que obedecia a leis religiosas rígidas. Os fariseus viveram na Judéia,
Palestina, no tempo de Jesus. Não mantinham relações com os não-crentes ou com
os judeus estranhos ao seu próprio grupo. Os fariseus consideravam-se mais
justos e santos do que os outros em geral. (Maiores detalhes constam na
introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo, ítem III)
6.
Estas máximas decorrem do princípio de humildade que Jesus não cessa de
apresentar como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do
Senhor e que ele formulou assim: "Bem-aventurados os pobres de espírito,
pois que o reino dos céus lhes pertence." Ele toma uma criança como tipo
da simplicidade de coração e diz: "Será o maior no reino dos céus aquele
que se humilhar e se fizer pequeno como uma criança, isto é, que nenhuma
pretensão alimentar à superioridade ou à infalibilidade.
A
mesma idéia fundamental se nos depara nesta outra máxima: Seja vosso
servidor aquele que quiser tornar-se o maior, e nesta outra: Aquele que se
humilhar será exalçado(exaltado) e aquele que se
elevar será rebaixado.
O
Espiritismo sanciona (confirma) pelo exemplo a
teoria, mostrando-nos na posição de grandes no mundo dos Espíritos os que eram
pequenos na Terra; e bem pequenos, muitas vezes, os que na Terra eram os
maiores e os mais poderosos. E que os primeiros, ao morrerem, levaram consigo
aquilo que faz a verdadeira grandeza no céu e que não se perde nunca: as
virtudes, ao passo que os outros tiveram de deixar aqui o que lhes constituía a
grandeza terrena e que se não leva para a outra vida: a riqueza, os títulos, a
glória, a nobreza do nascimento. Nada mais possuindo senão isso, chegam ao
outro mundo privados de tudo, como náufragos que tudo perderam, até as próprias
roupas. Conservaram apenas o orgulho que mais humilhante lhes torna a nova
posição, porquanto vêem colocados acima de si e resplandecentes (brilhantes) de glória os que eles na Terra
espezinharam (humilharam).
O Espiritismo aponta-nos outra aplicação do mesmo princípio nas encarnações sucessivas, mediante as quais os que, numa existência, ocuparam as mais elevadas posições, descem, em existência seguinte, às mais ínfimas (insignificantes, menores) condições, desde que os tenham dominado o orgulho e a ambição. Não procureis, pois, na Terra, os primeiros lugares, nem vos colocar acima dos outros, se não quiserdes ser obrigados a descer. Buscai, ao contrário, o lugar mais humilde e mais modesto, porquanto Deus saberá dar-vos um mais elevado no céu, se o merecerdes.
4ª parte: Prece
pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
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