Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho segundo o espiritismo - Capítulo 5 - Bem aventurados os aflitos - Itens 1 ao 3 (Justiça das aflições)
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Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
1ª parte: Prece de abertura:
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Cap 26 – Padecer (sofrer)
(Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Nada temas das coisas que hás de
padecer (sofrer)." (APOCALIPSE, 2: 10)
Uma
das maiores preocupações do Cristo foi alijar (eliminar) os fantasmas do medo das estradas dos discípulos.
A
aquisição da fé não constitui fenômeno comum nas sendas (caminhos) da vida.
Traduz
confiança plena.
Afinal,
que significará “padecer” (sofrer)?
O
sofrimento de muitos homens, na essência, é muito semelhante ao do menino que perdeu
seus brinquedos.
Numerosas
criaturas sentem-se eminentemente (extremamente, exageradamente) sofredoras, por não lhes ser possível a prática do mal; revoltam-se
outras porque Deus não lhes atendeu aos caprichos perniciosos (prejudiciais).
A
fim de prestar a devida cooperação ao Evangelho, é justo nos incorporemos à
caravana fiel que se pôs a caminho do encontro com Jesus, compreendendo que o
amigo leal é o que não procura contender (provocar briga) e está sempre disposto à execução das boas tarefas.
Participar
do espírito de serviço evangélico é partilhar das decisões do Mestre, cumprindo
os desígnios (planos, objetivos) divinos do Pai que está nos Céus.
Não
temamos, pois, o que possamos vir a sofrer.
Deus é o Pai magnânimo (nobre, elevado) e justo. Um pai não distribui padecimentos (sofrimentos). Dá corrigendas (corretivos) e toda corrigenda (correção) aperfeiçoa.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 5: Bem
aventurados os aflitos - Itens 1 ao 3 (Justiça das aflições)
1. Bem-aventurados os que
choram, pois que serão consolados. - Bem-aventurados os famintos e os sequiosos
(com sede de) de justiça, pois que serão
saciados. - Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é
deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
2. Bem-aventurados vós que
sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. - Bem-aventurados vós, que agora
tendes fome, porque sereis saciados. - Ditosos (felizes)
sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que
tendes no mundo a vossa consolação. - Ai de vós que estais saciados, porque
tereis fome. - Ai de vós que agora rides (ri),
porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e
25.)
Justiça das
aflições
3. Somente na vida futura podem
efetivar-se (acontecer, realizar) as
compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro,
estas máximas (afirmações) seriam um
contra-senso; mais ainda: seriam um engodo (enganação).
Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer
para ser feliz. E, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se:
por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros
na opulência (abundância), sem coisa alguma
haverem feito que justifique essas posições? Por que uns nada conseguem, ao
passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende
é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a
virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé
no futuro pode consolar e infundir (inspirar)
paciência, mas não explica essas anomalias (anormalidades),
que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a
existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele
necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não
seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem
com parcialidade. Logo, as vicissitudes (contratempos,
revezes) da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há
de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio
dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje,
julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela
completamente a aludida (referida) causa, por
meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.
4ª parte: Prece
pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
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