Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Capítulo 3 do Evangelho segundo o espiritismo - Há muitas moradas na casa de meu Pai - itens 8 e 9 (Instruções dos Espíritos. - Mundos inferiores e mundos superiores)
TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
CONHEÇA O MEU NOVO CANAL COM NOVOS VÍDEOS TODOS OS DIAS:
WWW.YOUTUBE.COM/SERGIOWSOARES
Nosso WHATSAPP: (21)99247-5631
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
1ª parte: Prece de abertura
2ª parte: Leitura da página de preparo:
Página de preparo: Cap 20 - Porta estreita (Livro
"Vinha de Luz" - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier)
“Porfiai (trabalhe,
lute, tenha empenho) por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos
procurarão entrar, e não poderão.” - Jesus. (Lucas, 13:24.)
Antes
da reencarnação necessária ao progresso, a alma estima na “porta estreita” a
sua oportunidade gloriosa nos círculos carnais.
Reconhece
a necessidade do sofrimento purificador. Anseia pelo sacrifício que redime (liberta,
reabilita). Exalta o obstáculo que ensina. Compreende a
dificuldade que enriquece a mente e não pede outra coisa que não seja a lição,
nem espera senão a luz do entendimento que a elevará nos caminhos infinitos da
vida.
Obtém
o vaso frágil de carne, em que se mergulha para o serviço de retificação (correção) e aperfeiçoamento.
Reconquistando,
porém, a oportunidade da existência terrestre, volta a procurar as “portas
largas” por onde transitam as multidões.
Fugindo
à dificuldade, empenha-se pelo menor esforço.
Temendo
o sacrifício, exige a vantagem pessoal. Longe de servir aos semelhantes,
reclama os serviços dos outros para si.
E,
no sono doentio do passado, atravessa os campos de evolução, sem algo realizar
de útil, menosprezando os compromissos assumidos.
Em
geral, quase todos os homens somente acordam quando a enfermidade lhes
requisita o corpo às transformações da morte.
“Ah!
se fosse possível voltar!...” - Pensam todos.
Com
que aflição acariciam o desejo de tornar a viver no mundo, a fim de aprenderem
a humildade, a paciência e a fé!... com que transporte de júbilo (grande
alegria) se devotariam (dedicariam) então à felicidade dos outros!...
Mas...
é tarde. Rogaram (pediram) a “porta estreita” e receberam-na,
entretanto, recuaram no instante do serviço justo. E porque se acomodaram muito
bem nas “portas largas”, volvem (voltam) a
integrar as fileiras ansiosas daqueles que procuram entrar, de novo, e não
conseguem.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 3: Há muitas moradas na casa de meu
Pai. Itens 8 e 9 (Instruções dos Espíritos. - Mundos inferiores e mundos
superiores)
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Mundos Inferiores e mundos superiores
8. A
qualificação de mundos inferiores e mundos superiores nada tem de absoluta; é,
antes, muito relativa. Tal mundo é inferior ou superior com referência aos que
lhe estão acima ou abaixo, na escala progressiva.
Tomada a
Terra por termo (ponto) de
comparação, pode-se fazer idéia do estado de um mundo inferior, supondo os seus
habitantes na condição das raças selvagens ou das nações bárbaras que ainda
entre nós se encontram, restos do estado primitivo do nosso orbe (mundo). Nos mais atrasados, são de certo modo rudimentares (simples,
de pouco desenvolvimento) os seres que os habitam. Revestem
a forma humana, mas sem nenhuma beleza. Seus instintos não têm a abrandá-los
qualquer sentimento de delicadeza ou de benevolência (bondade, vontade de
fazer o bem), nem as noções do justo e do
injusto. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias e de
invenções, passam a vida na conquista de alimentos. Deus, entretanto, a nenhuma
de suas criaturas abandona; no fundo das trevas da inteligência jaz (repousa), latente (de forma oculta),
a vaga intuição, mais ou menos desenvolvida, de um Ente supremo. Esse instinto
basta para torná-los superiores uns aos outros e para lhes preparar a ascensão
a uma vida mais completa, porquanto eles não são seres degradados (estragados,
destruídos), mas crianças que estão a
crescer.
Entre os
degraus inferiores e os mais elevados, inúmeros outros há, e difícil é
reconhecer-se nos Espíritos puros, desmaterializados e resplandecentes (luminosos) de glória, os que foram esses seres primitivos, do mesmo modo que no
homem adulto se custa a reconhecer o embrião.
9. Nos mundos
que chegaram a um grau superior, as condições da vida moral e material são
muitíssimo diversas (diferentes)
das da vida na Terra. Como por toda parte, a forma corpórea aí é sempre a
humana, mas embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem
da materialidade terrestre e não está, conseguintemente, sujeito às
necessidades, nem às doenças ou deteriorações (decomposições) que a predominância da matéria provoca. Mais apurados, os sentidos são
aptos a percepções a que neste mundo a grosseria da matéria obsta (impede). A leveza específica do corpo permite locomoção rápida e fácil: em vez
de se arrastar penosamente pelo solo, desliza, a bem dizer, pela superfície, ou
plana na atmosfera, sem qualquer outro esforço além do da vontade, conforme se
representam os anjos, ou como os antigos imaginavam os manes (Na
mitologia romana, os Manes eram as almas dos entes queridos falecidos. A sua
veneração está relacionada com o culto aos antepassados. Como espíritos
menores, estavam também relacionados com os Lares)
nos Campos Elíseos. Os homens conservam, a seu grado (vontade), os traços de suas passadas migrações e se mostram a seus amigos tais
quais estes os conheceram, porém, irradiando uma luz divina, transfigurados (modificados) pelas impressões interiores, então sempre elevadas. Em lugar de
semblantes (rostos) descorados (sem
cor), abatidos pelos sofrimentos e
paixões, a inteligência e a vida cintilam (brilham) com o fulgor (esplendor)
que os pintores hão figurado no nimbo (círculo de luz que circula a
cabeça das imagens dos santos, auréola)
ou auréola dos santos.
A pouca
resistência que a matéria oferece a Espíritos já muito adiantados torna rápido
o desenvolvimento dos corpos e curta ou quase nula a infância. Isenta (livre) de cuidados e angústias, a vida é proporcionalmente muito mais longa do
que na Terra. Em princípio, a longevidade guarda proporção com o grau de
adiantamento dos mundos. A morte de modo algum acarreta os horrores da
decomposição; longe de causar pavor, é considerada uma transformação feliz, por
isso que lá não existe a dúvida sobre o porvir (futuro). Durante a vida, a alma, já não tendo a constringi-la (apertá-la,
contrair-se) a matéria compacta, expande-se e
goza de uma lucidez que a coloca em estado quase permanente de emancipação e
lhe consente a livre transmissão do pensamento.
4ª parte: Prece
pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação
da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário