Nova temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 27 (Pedi e obtereis) , itens 13 ao 15 (Ação da prece. - Transmissão do pensamento)
Tira-dúvidas.
Nosso WHATSAPP: (21)99247-5631
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br )
Ajude-nos a continuar com este e outros trabalhos fazendo o Curso Básico de Mediunidade da Rádio Espiritismo.
Maiores esclarecimentos pelo whatsapp do Sérgio (21) 99247-5631
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
1ª parte: Prece de
abertura:
2ª parte: Leitura da
página de preparo:
Página de preparo: Cap 98 - A prece recompõe
(Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"E, tendo orado, moveu-se o
lugar em que estavam reunidos." - (Atos, 4:31).
Na
construção de simples casa de pedra, há que despender (gastar)
longo esforço para ajustar ambiente próprio, removendo óbices (obstáculos), eliminando asperezas e melhorando a
paisagem.
Quando não
é necessário acertar o solo rugoso, é preciso, muitas vezes, aterrar o chão,
formando leito (solo) seguro, à base forte.
Instrumentos
variados movimentam-se, metódicos, no trabalho renovador.
Assim
também na esfera de cogitações de ordem espiritual.
Na
edificação (construção) da paz doméstica, na
realização dos ideais generosos, no desdobramento de serviços edificantes, urge
(é necessário) providenciar recursos ao
entendimento geral, com vistas à cooperação, à responsabilidade, ao processo de
ação imprescindível. E, sem dúvida, a prece representa a indispensável alavanca
renovadora, demovendo (retirando) obstáculos no
terreno duro da incompreensão.
A oração é
divina voz do espírito no grande silêncio.
Nem sempre
se caracteriza por sons articulados na conceituação verbal, mas,
invariavelmente, é prodigioso (extraordinário)
poder espiritual comunicando emoções e pensamentos, imagens e idéias,
desfazendo empecilhos, limpando estradas, reformando concepções (conceitos, avaliações, pensamentos) e melhorando o
quadro mental em que nos cabe cumprir a tarefa a que o Pai nos convoca.
Muitas
vezes, nas lutas do discípulo sincero do Evangelho, a maioria dos afeiçoados
não lhe entende os propósitos (objetivos, finalidades),
os amigos desertam (se afastam), os familiares
cedem à sombra e à ignorância; entretanto, basta que ele se refugie no
santuário da própria vida, emitindo as energias benéficas do amor e da
compreensão, para que se mova, na direção de mais alto, o lugar em que se
demora com os seus.
A prece
tecida de inquietação e angústia não pode distanciar-se dos gritos desordenados
de quem prefere a aflição e se entrega à imprudência, mas a oração tecida de
harmonia e confiança é força imprimindo direção à bússola da fé viva,
recompondo a paisagem em que vivemos e traçando rumos novos para a vida
superior.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 27 (Pedi e obtereis) , itens 13 ao 15
(Ação da prece. - Transmissão do pensamento)
Ação da prece. - Transmissão do pensamento
13.
Acedendo ao pedido que se lhe faz, Deus muitas vezes objetiva recompensar a
intenção, o devotamento e a fé daquele que ora. Daí decorre que a prece do
homem de bem tem mais merecimento aos olhos de Deus e sempre mais eficácia,
porquanto o homem vicioso e mau não pode orar com o fervor e a confiança que
somente nascem do sentimento da verdadeira piedade. Do coração do egoísta, do
daquele que apenas de lábios ora, unicamente saem palavras, nunca os
ímpetos de caridade que dão à prece todo o seu poder. Tão claramente isso se
compreende que, por um movimento instintivo, quem se quer recomendar às preces
de outrem fá-lo de preferência às daqueles cujo proceder, sente-se, há de ser
mais agradável a Deus, pois que são mais prontamente ouvidos.
14.
Por exercer a prece uma como ação magnética, poder-se-ia supor que o seu efeito
depende da força fluídica. Assim, entretanto, não é. Exercendo sobre os homens
essa ação, os Espíritos, em sendo preciso, suprem a insuficiência daquele que
ora, ou agindo diretamente em seu nome, ou dando-lhe momentaneamente uma
força excepcional, quando o julgam digno dessa graça, ou que ela lhe pode ser
proveitosa.
O
homem que não se considere suficientemente bom para exercer salutar (benéfica) influencia, não deve por isso abster-se (abrir mão, desistir) de orar a bem de outrem, com a
idéia de que não é digno de ser escutado. A consciência da sua inferioridade
constitui uma prova de humildade, grata sempre a Deus, que leva em conta a
intenção caridosa que o anima. Seu fervor e sua confiança são um primeiro passo
para a sua conversão ao bem, conversão que os Espíritos bons se sentem ditosos (felizes) em incentivar. Repelida só o é a prece do
orgulhoso que deposita fé no seu poder e nos seus merecimentos e acredita
ser-lhe possível sobrepor-se à vontade do Eterno.
15.
Está no pensamento o poder da prece, que por nada depende nem das palavras, nem
do lugar, nem do momento em que seja feita. Pode-se, portanto, orar em toda
parte e a qualquer hora, a sós ou em comum. A influência do lugar ou do tempo
só se faz sentir nas circunstâncias que favoreçam o recolhimento. A prece em
comum tem ação mais poderosa, quando todos os que oram se associam de coração a
um mesmo pensamento e colimam (visam) o mesmo
objetivo, porquanto é como se muitos clamassem juntos e em uníssono (uma só voz, um único som). Mas, que importa seja
grande o número de pessoas reunidas para orar, se cada uma atua isoladamente e
por conta própria?! Cem pessoas juntas podem orar como egoístas, enquanto duas
ou três, ligadas por uma mesma aspiração, orarão quais verdadeiros irmãos em
Deus, e mais força terá a prece que lhe dirijam do que a das cem outras. (Cap.
XXVIII, nº 4 e nº 5.)
4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos,
encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação da água:
Nenhum comentário:
Postar um comentário