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Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
1ª parte: Prece de
abertura:
2ª parte: Leitura da
página de preparo:
Página de preparo: Cap 68 - Necessário
acordar (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“Desperta, ó tu que dormes,
levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá.” - Paulo. (Efésios,
5:14)
Grande
número de adventícios (participantes, simpatizantes)
ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e
aplicação dos ensinamentos de Jesus.
Alguns
encontram obscuridades (incertezas, dúvidas) nos
textos, outros perseveram (insistem) nas
questiúnculas (pequenos detalhes) literárias.
Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que
necessitou para preservar-se na Terra.
Esses
amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo, vítimas
de paralisia das faculdades (virtudes, capacidades)
superiores.
Na maioria
das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes;
todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas
de louvor, mas depressa relegadas (abandonada,
confinada) ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido,
incapaz de analisar e compreender.
A criatura
necessita indagar (descobrir) de si mesma o que
faz, o que deseja, a que propósitos (objetivos)
atende e a que finalidades se destina. Faz-se indispensável examinar-se,
emergir da animalidade e erguer-se para senhorear (conquistar)
o próprio caminho.
Grandes
massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das
circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes.
Fala-se em
Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de
escuro pesadelo. Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no
turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas (cegas),
dormentes e semimortas até que despertem e se levantem, através do esforço
pessoal, a fim de que o Cristo as esclareça.
3ª parte:
Estudo do Evangelho:
Capítulo 24 (Não ponhais a candeia (lamparina,
luminária antiga) debaixo do alqueire (mobília
antiga, dos tempos de Jesus) ) , itens 8 ao 10 (Não vades ter com os
gentios (povo, da época de Jesus, que ainda não professavam a fé dos judeus))
Não
vades ter com os gentios
8. Jesus
enviou seus doze apóstolos, depois de lhes haver dado as instruções seguintes:
Não procureis os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos (povo perseguido pelos judeus). - Ide, antes, em busca
das ovelhas perdidas da casa de Israel; - e, nos lugares onde fordes, pregai,
dizendo que o reino dos céus está próximo. (S. MATEUS, cap. X, vv. 5 a 7.)
9.
Em muitas circunstâncias, prova Jesus que suas vistas não se circunscrevem ao
povo judeu, mas que abrangem a Humanidade toda. Se, portanto, diz a seus
apóstolos que não vão ter com os pagãos (povo que, em
geral, eram politeístas, ou seja, acreditava em vários deuses), não é
que desdenhe (fazer pouco caso, dar pouca importância)
da conversão deles, o que nada teria de caridoso; é que os judeus, que já acreditavam
no Deus uno e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei de Moisés e
pelos profetas, a lhes acolherem a palavra. Com os pagãos, onde até mesmo a
base faltava, estava tudo por fazer e os apóstolos não se achavam ainda
bastante esclarecidos para tão pesada tarefa. Foi por isso que lhes disse:
"Ide em busca das ovelhas transviadas de Israel", isto é, ide semear
em terreno já arroteado (cultivado, preparado).
Sabia que a conversão dos gentios se daria a seu tempo. Mais tarde, com efeito,
os apóstolos foram plantar a cruz no centro mesmo do Paganismo.
10.
Essas palavras podem também aplicar-se aos adeptos e aos disseminados (seguidores, que se tornaram público) do Espiritismo.
Os incrédulos sistemáticos, os zombadores obstinados (persistentes),
os adversários interessados são para eles o que eram os gentios para os
apóstolos. Que, pois, a exemplo destes, procurem, primeiramente, fazer
prosélitos (conversão a uma nova religião) entre
os de boa vontade, entre os que desejam luz, nos quais um gérmen fecundo se
encontra e cujo número é grande, sem perderem tempo com os que não querem ver,
nem ouvir e tanto mais resistem, por orgulho, quanto maior for a importância
que se pareça ligar à sua conversão. Mais vale abrir os olhos a cem cegos que
desejam ver claro, do que a um só que se compraza na treva (escuridão), porque, assim procedendo, em maior
proporção se aumentará o número dos sustentadores da causa. Deixar tranquilos
os outros não é dar mostra de indiferença, mas de boa política. Chegar-lhes-á a
vez, quando estiverem dominados pela opinião geral e ouvirem a mesma coisa
incessantemente repetida ao seu derredor. Aí, julgarão que aceitam
voluntariamente, por impulso próprio, a idéia, e não por pressão de outrem.
Depois, há idéias que são como as sementes: não podem germinar fora da estação
apropriada, nem em terreno que não tenha sido de antemão preparado, pelo que
melhor é se espere o tempo propício (adequado) e
se cultivem primeiro as que germinem, para não acontecer que abortem as outras,
em virtude de um cultivo demasiado intenso.
Na
época de Jesus e em consequência das idéias acanhadas e materiais então em
curso, tudo se circunscrevia e localizava. A casa de Israel era um pequeno
povo; os gentios eram outros pequenos povos circunvizinhos. Hoje, as idéias se
universalizam e espiritualizam. A luz nova não constitui privilégio de nenhuma
nação; para ela não existem barreiras, tem o seu foco em toda a parte e todos
os homens são irmãos. Mas, também, os gentios já não são um povo, são apenas
uma opinião com que se topa em toda parte e da qual a verdade triunfa pouco a
pouco, como do Paganismo triunfou o Cristianismo. Já não são combatidos com
armas de guerra, mas com a força da idéia.
5ª parte: Fluidificação da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
Muito bom. Evangelho no lar é uma benção
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