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Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Página de preparo:
Cap
62 - Resistência ao mal (Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por
Chico Xavier)
"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal." -
Jesus (Mateus, 5:39).
Os
expoentes da má-fé costumam interpretar falsamente as palavras do Mestre, com
relação à resistência ao mal.
Não
determinava Jesus que os aprendizes se entregassem, inermes (sem se defenderem), às correntes destruidoras.
Aconselhava
a que nenhum discípulo retribuísse violência por violência.
Enfrentar
a crueldade com armas semelhantes seria perpetuar (eternizar)
o ódio e a desregrada (desenfreada) ambição no
mundo.
O bem é o
único dissolvente do mal, em todos os setores, revelando forças diferentes.
Em razão
disso, a atitude requisitada pelo crime jamais será a indiferença e, sim, a do
bem ativo, enérgico, renovador, vigilante e operoso.
Em todas
as épocas, os homens perpetraram erros graves, tentando reprimir a maldade,
filha da ignorância, com a maldade, filha do cálculo. E as medidas infelizes,
grande número de vezes, foram concretizadas em nome do próprio Cristo.
Guerras,
revoluções, assassínios, perseguições foram movimentados pelo homem, que assim
presume cooperar com o Céu. No entanto, os empreendimentos sombrios nada mais
fizeram que acentuar a catástrofe da separação e da discórdia. Semelhantes
revides sempre constituem pruridos (tentação, atração)
de hegemonia indébita do sectarismo pernicioso (nocivo)
nos partidos políticos, nas escolas filosóficas e nas seitas religiosas, mas
nunca determinação de Jesus.
Reconhecendo,
antecipadamente, que a miopia espiritual das criaturas lhe desfiguraria as
palavras, o Mestre reforçou a conceituação, asseverando (afirmando): "Eu, porém, vos digo..."
O plano
inferior adota padrões de resistência, reclamando "olho por olho, dente
por dente"...
Jesus,
todavia, nos aconselha a defesa do perdão setenta vezes sete, em cada ofensa,
com a bondade diligente (dedicada, cuidadosa, zelosa),
transformadora e sem-fim.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , II - Preces por
aquele mesmo que ora - Para pedir um conselho (itens 24 e 25) - Nas aflições da
vida (itens 26 e 27)
II - PRECES POR AQUELE MESMO QUE ORA
Para pedir um conselho
24. PREFÁCIO.
Quando estamos indecisos sobre o fazer ou não fazer uma coisa, devemos antes de
tudo propor-nos a nós mesmos as questões seguintes:
1ª - Aquilo que eu
hesito (tenho receio, fico indeciso) em fazer
pode acarretar qualquer prejuízo a outrem?
2ª - Pode ser
proveitoso a alguém?
3ª - Se agissem
assim comigo, ficaria eu satisfeito?
Se o que pensamos
fazer, somente a nós nos interessa, licito (possível)
nos é pesar as vantagens e os inconvenientes pessoais que nos possam advir (resultar, acontecer).
Se interessa a
outrem e se, resultando em bem para um, redundará (causará)
em mal para outro, cumpre, igualmente, pesemos a soma de bem ou de mal que Se
produzirá, para nos decidirmos a agir, ou a abster-nos (não
agir).
Enfim, mesmo em se
tratando das melhores coisas, importa ainda consideremos a oportunidade e as
circunstâncias concomitantes (ao mesmo tempo,
simultaneamente), porquanto uma coisa boa, em si mesma, pode dar maus
resultados em mãos inábeis, se não for conduzida com prudência (cautela) e circunspecção (seriedade,
moderação). Antes de empreendê-la (executá-la),
convém consultemos as nossas forças e meios de execução.
Em todos os casos,
sempre podemos solicitar a assistência dos nossos Espíritos protetores,
lembrados desta sábia advertência: Na dúvida, abstém-te (não faça). (Cap. XXVIII, nº 38.)
25. Prece. -
Em nome de Deus Todo-Poderoso, inspirai-me, bons Espíritos que me protegeis, a
melhor resolução a ser tomada na incerteza em que me encontro. Encaminhai meu
pensamento para o bem e livrai-me da influência dos que tentarem transviar-me (tirar-me do rumo).
Nas aflições da vida.
26. PREFÁCIO.
Podemos pedir a Deus favores terrenos e Ele no-los pode conceder, quando tenham
um fim útil e sério. Mas, como a utilidade das coisas sempre a julgamos do
nosso ponto de vista e como as nossas vistas se circunscrevem (são em torno) ao presente, nem sempre vemos o lado
mau do que desejamos, Deus, que vê muito melhor do que nós e que só o nosso bem
quer, pode recusar o que peçamos, como um pai nega ao filho o que lhe seja
prejudicial. Se não nos é concedido o que pedimos, não devemos por isso
entregar-nos ao desânimo; devemos pensar, ao contrário, que a privação (falta) do que desejamos nos é imposta como prova, ou
como expiação (reparação), e que a nossa
recompensa será proporcionada à resignação com que a houvermos suportado. (Cap.
XXVII, nº 6; cap. II, nº 5 a nº 7.)
27. Prece. -
Deus Onipotente, que vês as nossas misérias, digna-te de escutar, benevolente (com bondade), a súplica que neste momento te dirijo.
Se é desarrazoado (sem razão) o meu pedido,
perdoa-me; se é justo e conveniente segundo as tuas vistas, que os bons
Espíritos, executores das tuas vontades, venham em meu auxílio para que ele
seja satisfeito.
Como quer que seja,
meu Deus, faça-se a tua vontade. Se os meus desejos não forem atendidos, é que
está nos teus desígnios (vontade, objetivos)
experimentar-me e eu me submeto sem me queixar.
Faze que por isso
nenhum desânimo me assalte (ocorra, assedie) e
que nem a minha fé nem a minha resignação sofram qualquer abalo.
(Formular
o pedido.)
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