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Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Página de preparo:
Cap 22 - A
retribuição (Livro “Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Pedro
disse-lhe: e nós que deixamos tudo e te seguimos que receberemos?" -
(Mateus, 19:27)
A pergunta do apóstolo exprime (explica,
esclarece) a atitude de muitos corações nos templos religiosos.
Consagra-se o homem a determinado círculo de fé e clama (exige, reclama), de imediato: - "Que
receberei?"
A resposta, porém, se derrama silenciosa, através da própria vida.
Que recebe o grão maduro, após a colheita?
O triturador que o ajuda a purificar-se.
Que prêmio se reserva à farinha alva (branca)
e nobre?
O fermento que a transforma para a utilidade geral.
Que privilégio caracteriza o pão, depois do forno?
A graça de servir.
Não se formam cristãos para adornos (enfeites,
adereços) vivos do mundo e sim para a ação regeneradora (de aperfeiçoamento, correção, melhora) e santificante
da existência.
Outrora (em outros tempos), os servidores
da realeza humana recebiam o espólio (herança)
dos vencidos e, com eles, se rodeavam de gratificações de natureza física, com
as quais abreviavam a própria morte.
Em Cristo, contudo, o quadro é diverso (diferente).
Vencemos, em companhia dele, para nos fazermos irmãos de quantos nos
partilham a experiência, guardando a obrigação de ampará-los e ser-lhes úteis.
Simão Pedro, que desejou saber qual lhe seria a recompensa pela adesão à
Boa Nova, viu, de perto, a necessidade da renúncia. Quanto mais se lhe acendrou
(aperfeiçoou) a fé, maiores testemunhos de amor
à Humanidade lhe foram requeridos. Quanto mais conhecimento adquiriu, a mais
ampla caridade foi constrangido (levado, conduzido),
até o sacrifício extremo.
Se
deixaste, pois, por devoção a Jesus, os laços que te prendiam às zonas
inferiores da vida, recorda que, por felicidade tua, recebeste do Céu a honra
de ajudar, a prerrogativa (atribuição, missão,
obrigação, encargo) de entender e a glória de servir.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , II - Preces por
aquele mesmo que ora - Para pedir a corrigenda (correção)
de um defeito (itens 18 e 19)
II - PRECES POR AQUELE MESMO QUE ORA
Para pedir a corrigenda (correção) de um defeito
18. PREFÁCIO.
Os nossos maus instintos resultam da imperfeição do nosso próprio Espírito e
não da nossa organização física; a não ser assim, o homem se acharia isento de
toda espécie de responsabilidade. De nós depende a nossa melhoria, pois todo
aquele que se acha no gozo (plenitude) de suas
faculdades (pensamentos, decisões) tem, com
relação a todas as coisas, a liberdade de fazer ou de não fazer. Para praticar
o bem, de nada mais precisa senão do querer. (Cap. XV, nº 10; cap. XIX, nº 12.)
19. Prece. -
Deste-me, ó meu Deus, a inteligência necessária a distinguir o que é bem do que
é mal. Ora, do momento em que reconheço que uma coisa é mal, torno-me culpado,
se não me esforçar por lhe resistir.
Preserva-me do
orgulho que me poderia impedir de perceber os meus defeitos e dos maus
Espíritos que me possam incitar (estimular, induzir)
a perseverar neles.
Entre as minhas
imperfeições, reconheço que sou particularmente propenso a...(citar a imperfeição); e, se não resisto a esse pendor
(inclinação, tendência), é porque contrai o
hábito de a ele ceder.
Não me criaste
culpado, pois que és justo, mas com igual aptidão para o bem e para o mal; se
tomei o mau caminho, foi por efeito do meu livre-arbítrio. Todavia, pela mesma
razão que tive a liberdade de fazer o mal tenho a de fazer o bem e,
conseguintemente, a de mudar de caminho.
Meus atuais defeitos
são restos das imperfeições que conservei das minhas precedentes existências;
são o meu pecado original, de que me posso libertar pela ação da minha vontade
e com a ajuda dos Espíritos bons.
Bons Espíritos que
me protegeis, e sobretudo tu, meu anjo da guarda, dai-me forças para resistir
às más sugestões e para sair vitorioso da luta.
Os defeitos são
barreiras que nos separam de Deus e cada um que eu suprima (elimine, retire) será um passo dado na senda do
progresso que dele me há de aproximar.
O
Senhor, em sua infinita misericórdia, houve por bem conceder-me a existência
atual, para que servisse ao meu adiantamento. Bons Espíritos, ajudai-me a
aproveitá-la, para que me não fique perdida e para que, quando ao Senhor
aprouver ma retirar, eu dela saia melhor do que entrei. (Cap. V, n° 5; cap.
XVII, n° 3.)
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