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Página de preparo:
Cap 66 – Acordar e erguer-se (Livro
“Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Desperta,
tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e o Cristo te iluminará." Paulo.
(EFÉSIOS, 5:14.)
Há milhares de companheiros nossos que dormem, indefinidamente,
enquanto se alonga debalde (inutilmente) para
eles o glorioso dia de experiência sobre a Terra.
Percebem vagamente a produção incessante da Natureza, mas
não se recordam da obrigação de algo fazer em benefício do progresso coletivo.
Diante da arvore que se cobre de frutos ou da abelha que
tece o favo de mel, não se lembram do comezinho (simples)
dever de contribuir para a prosperidade comum.
De maneira geral, assemelham-se a mortos preciosamente
adornados (domesticado).
Chega, porém, um dia em que se acordam e começam a louvar o
Senhor, em êxtase admirável...
Isso, no entanto, é insuficiente.
Há muitos irmãos de olhos abertos, guardando, porém, a alma
na posição horizontal da ociosidade. É preciso que os corações despertos se
ergam para a vida, se levantem para trabalhar na sementeira e na seara (plantação) do bem, a fim de que o Mestre os ilumine.
Esforcemo-nos por alertar os nossos companheiros
adormecidos, mas não olvidemos (esqueçamos) a
necessidade de auxiliá-los no soerguimento (em levantar-se).
É imprescindível saibamos improvisar os recursos
indispensáveis em auxílio dos nossos afeiçoados ou não que precisam levantar-se
para as bênçãos de Jesus.
Não basta recomendar.
Quem receita serviço e virtude ao próximo, sem antes
preparar-lhe o entendimento, através do espírito de fraternidade, identifica-se
com o instrutor exigente que reclama do aluno integral conhecimento acerca de
determinado e valioso livro, sem antes ensiná-lo a ler.
Disse
Paulo: - "Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e o Cristo
te iluminará." E nós repetiremos: - "Acordemos para a vida superior e
levantemo-nos na execução das boas obras e o Senhor nos ajudará, para que
possamos ajudar os outros."
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , I - Preces gerais -
Para os médiuns (itens 8 ao 10)
I - PRECES GERAIS
Para os médiuns
8. Nos últimos
tempos, diz o Senhor, difundirei do meu Espírito sobre toda carne; vossos
filhos e filhas profetizarão; vossos jovens terão visões e vossos velhos,
sonhos. Nesses dias, difundirei (espalharei,
divulgarei, tornarei conhecido) do meu Espírito sobre os meus servidores
e servidoras, e eles profetizarão. (Atos, cap. II, vv. 17 e 18.) (1)
(1) Confrontando o v. 18 de Atos, cap. II com o
correspondente de Joel, II, 29, notamos que, na transcrição da profecia para o
Novo Testamento, há uma diferença: Pela profecia, trata-se de servos e servas
(escravos e escravas) dos homens e não de Deus, como se acha na transcrição.
Eis o texto dos versículos, nas duas traduções mais modernas e fiéis: a
Brasileira e a do Esperanto, as quais estão de acordo também com a Inglesa:
Joel, II, 29: "Também sobre os servos e sobre as
servas naqueles dias derramarei o meu Espírito"- Atos,, II, 18: "E,
sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito
naqueles dias, e profetizarão."
Na tradução em Esperanto (idioma
cuja proposta é a de uma comunicação internacional neutra entre os povos)
ainda está mais claro que se trata até dos escravos e escravas dos homens, e
não de servos de Deus. Ei-la: "Joel, II, 29: Ec sur la sklavojn kaj sur la
sklavinoju Mi en tiutempo el versos Mian Spiriton!" - Atos, II, 18:
"Kaj eê sur Miajn sklavojn kaj Miajn sklavinojn en tiutempo Mi elversos
Mian spiriton, kaj ili profetos."
Até os escravos e escravas (dos homens) receberão o
Espírito, não somente os servos e servas de Deus (sacerdotes e sacerdotisas). A
profecia em sua forma original está-se cumprindo em nossos dias porque a
mediunidade brota em todas as classes, até nas pessoas mais humildes e obscuras
(ignoradas, pobres), e não somente, como faz
supor o texto de Atos, entre os sacerdotes (servos de Deus). - Nota da Editora
da FEB, em 1947.
9. PREFÁCIO. Quis
o Senhor que a luz se fizesse para todos os homens e que em toda a parte
penetrasse a voz dos Espíritos, a fim de que cada um pudesse obter a prova da
imortalidade. Com esse objetivo é que os Espíritos se manifestam hoje em todos
os pontos da Terra e a mediunidade se revela em pessoas de todas as idades e de
todas as condições, nos homens como nas mulheres, nas crianças como nos velhos.
É um dos sinais de que chegaram os tempos preditos.
Para conhecer as
coisas do mundo visível e descobrir os segredos da Natureza material, outorgou (permitiu) Deus ao homem a vista corpórea, os sentidos
e instrumentos especiais. Com o telescópio, ele mergulha o olhar nas
profundezas do espaço, e, com o microscópio, descobriu o mundo dos
infinitamente pequenos. Para penetrar no mundo invisível, deu-lhe a
mediunidade.
Os médiuns são os
intérpretes incumbidos (com a responsabilidade,
encarregados) de transmitir aos homens os ensinos dos Espíritos; ou,
melhor, são os órgãos materiais de que se servem os Espíritos para se
expressarem aos homens por maneira inteligível. Santa é a missão que
desempenham, visto ter por fim rasgar os horizontes da vida eterna.
Os Espíritos vêm
instruir o homem sobre seus destinos, a fim de o reconduzirem à senda (caminho, direção) do bem, e não para o pouparem ao
trabalho material que lhe cumpre executar neste mundo, tendo por meta o seu
adiantamento, nem para lhe favorecerem a ambição e a cupidez (cobiça). Aí têm os médiuns o de que devem
compenetrar-se bem, para não fazerem mau uso de suas faculdades. Aquele que,
médium, compreende a gravidade do mandato de que se acha investido,
religiosamente o desempenha. Sua consciência lhe profligaria (destruiria, derrotaria), como ato sacrílego (condenável), utilizar por divertimento e distração, para
si ou para os outros, faculdades que lhe são concedidas para fins
sobremaneira (muito, demais) sérios e que o põem
em comunicação com os seres de além-túmulo.
Como intérpretes do
ensino dos Espíritos, têm os médiuns de desempenhar importante papel na
transformação moral que se opera. Os serviços que podem prestar guardam
proporção com a boa diretriz que imprimam às suas faculdades, porquanto os que
enveredam (se direcionam, se encaminham) por mau
caminho são mais nocivos do que úteis à causa do Espiritismo. Pela má impressão
que produzem, mais de uma conversão retardam. Terão, por isso mesmo, de dar
contas do uso que hajam feito de um dom que lhes foi concedido para o bem de
seus semelhantes.
O médium que queira
gozar sempre da assistência dos bons Espíritos tem de trabalhar por
melhorar-se. O que deseja que a sua faculdade se desenvolva e engrandeça tem de
se engrandecer moralmente e de se abster (abrir mão)
de tudo o que possa concorrer para desviá-la do seu fim providencial.
Se, às vezes, os
Espíritos bons se servem de médiuns imperfeitos, é para dar bons conselhos, com
os quais procuram fazê-los retomar a estrada do bem. Se, porém, topam com
corações endurecidos e se suas advertências não são escutadas, afastam-se,
ficando livre o campo aos maus. (Cap. XXIV, n° 11 e 12.)
Prova a experiência
que, da parte dos que não aproveitam os conselhos que recebem dos bons
Espíritos, as comunicações, depois de terem revelado certo brilho durante algum
tempo, degeneram (acabam) pouco a pouco e acabam
caindo no erro, na vertigem, ou no ridículo, sinal incontestável do afastamento
dos bons Espíritos.
Conseguir a
assistência destes, afastar os Espíritos levianos (imprudentes,
precipitados, que julgam ou procedem sem refletir) e mentirosos tal deve
ser a meta para onde convirjam (dirijam) os
esforços constantes de todos os médiuns sérios. Sem isso, a mediunidade se
torna uma faculdade estéril, capaz mesmo de redundar em prejuízo daquele que a
possua, pois pode degenerar (terminar) em
perigosa obsessão.
O médium que
compreende o seu dever, longe de se orgulhar de uma faculdade que não lhe
pertence, visto que lhe pode ser retirada, atribui a Deus as boas coisas que
obtém. Se as suas comunicações receberem elogios, não se envaidecerá com isso,
porque as sabe independentes do seu mérito pessoal; agradece a Deus o haver
consentido (permitido) que por seu intermédio
bons Espíritos se manifestassem. Se dão lugar à crítica, não se ofende, porque
não obra do seu próprio Espírito. Ao contrário, reconhece no seu íntimo que não
foi um instrumento bom e que não dispõe de todas as qualidades necessárias a
obstar a imiscuência (influência, assédio) dos
Espíritos maus. Cuida, então, de adquirir essas qualidades e suplica, por meio
da prece, as forças que lhe faltam.
10. Prece. -
Deus onipotente (de poderes infinitos),
permite que os bons Espíritos me assistam na comunicação que solicito.
Preserva-me da presunção (vaidade, excesso de
autoconfiança) de me julgar resguardado dos Espíritos maus; do orgulho
que me induza em erro sobre o valor do que obtenha; de todo sentimento oposto à
caridade para com outros médiuns. Se cair em erro, inspira a alguém a idéia de
me advertir disso e a mim a humildade que me faça aceitar reconhecido a crítica
e tomar como endereçados a mim mesmo, e não aos outros, os conselhos que os
bons Espíritos me queiram ditar.
Se
for tentado a cometer abuso, no que quer que seja, ou a me envaidecer da
faculdade que te aprouve (agrada) conceder-me,
peço que ma retires, de preferência a consentires seja ela desviada do seu
objetivo providencial, que é o bem de todos e o meu próprio avanço moral.
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