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Página de preparo:
Cap
57 - Não te afastes (Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
"Mas livra-nos do mal." - Jesus (Mateus, 6:13).
A
superfície do mundo é, indiscutivelmente, a grande escola dos espíritos encarnados.
Impossível
recolher o ensinamento, fugindo à lição.
Ninguém
sabe, sem aprender.
Grande
número de discípulos do Evangelho, em descortinando (descobrindo)
alguns raios de luz espiritual, afirmam-se declarados inimigos da experiência
terrestre. Furtam-se (tiram de si mesmos), desde
então, aos mais nobres testemunhos. Defendem-se contra os homens, como se estes
lhes não fossem irmãos no caminho evolutivo. Enxergam espinhos, onde a flor
desabrocha, e feridas venenosas, onde há riso inocente. E, condenando a
paisagem a que foram conduzidos pelo Senhor, para serviço metódico no bem,
retraem-se (recolhem-se, contem seus impulsos),
de olhos baixos, recuando do esforço de santificação.
Declaram-se,
no entanto, desejosos de união com o Cristo, esquecendo-se de que o Mestre não
desampara a Humanidade. Estimam (apreciam),
sobretudo, a oração, mas, repetindo as sublimes (elevadas)
palavras da prece dominical, olvidam (esquecem)
que Jesus rogou (pediu) ao Senhor Supremo nos liberte
do mal, mas não pediu o afastamento da luta.
Aliás, a
sabedoria do Cristianismo não consiste em insular o aprendiz na santidade
artificialista, e, sim, em fazê-lo ao mar largo do concurso ativo de
transformação do mal em bem, da treva em luz e da dor em bênção.
O Mestre
não fugiu aos discípulos; estes é que fugiram d’Ele no extremo testemunho. O
Divino Servidor não se afastou dos homens; estes é que o expulsaram pela
crucificação dolorosa.
A fidelidade
até ao fim não significa adoração perpétua (eterna)
em sentido literal; traduz, igualmente, espírito de serviço até ao último dia
de força utilizável no mecanismo fisiológico.
Se
desejas, pois, servir com o Senhor Jesus, pede a Ele te liberte do mal, mas que
não te afaste dos lugares de luta, a fim de que aprendas, em companhia d’Ele, a
cooperar na execução da Vontade Celeste, quando, como e onde for necessário.
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Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , I - Preces gerais -
Oração dominical (3. PRECE. - VI. Não nos deixes entregues à tentação, mas
livra-nos do mal. VII. Assim seja.)
I - PRECES GERAIS
Oração dominical
3. PRECE. - VI.
Não nos deixes entregues à tentação, mas livra-nos do mal. (1)
(1) Algumas traduções dizem: Não nos induzas à
tentação (et ne nos inducas in tentationem). Essa expressão daria a
entender que a tentação promana (brota, tem origem)
de Deus, que ele, voluntariamente, impele (impulsiona)
os homens ao mal, idéia blasfematória que igualaria Deus a Satanás e que,
portanto, não poderia estar na mente de Jesus. É, aliás, conforme à doutrina
vulgar sobre o papel dos demônios. (Veja-se: O Céu e o Inferno, 1ª
Parte, cap. IX, "Os demônios".)
Dá-nos, Senhor, a
força de resistir às sugestões dos Espíritos maus, que tentem desviar-nos da
senda (caminho) do bem, inspirando-nos maus
pensamentos.
Mas, somos Espíritos
imperfeitos, encarnados na Terra para expiar (corrigir,
reparar, quitar) nossas faltas e melhorar-nos. Em nós mesmos está a
causa primária do mal e os maus Espíritos mais não fazem do que aproveitar os
nossos pendores (inclinações, tendências)
viciosos, em que nos entretêm para nos tentarem.
Cada imperfeição é
uma porta aberta à influência deles, ao passo que são impotentes e renunciam a
toda tentativa contra os seres perfeitos. E inútil tudo o que possamos fazer
para afastá-los, se não lhes opusermos decidida e inabalável vontade de
permanecer no bem e absoluta renunciação ao mal. Contra nós mesmos, pois, é que
precisamos dirigir os nossos esforços e, se o fizermos, os maus Espíritos
naturalmente se afastarão, porquanto o mal é que os atrai, ao passo que o bem
os repele. (Veja-se aqui adiante: "Preces pelos obsidiados".)
Senhor, ampara-nos
em nossa fraqueza; inspira-nos, pelos nossos anjos guardiães e pelos bons
Espíritos, a vontade de nos corrigirmos de todas as imperfeições a fim de
obstarmos (impedirmos) aos Espíritos maus o
acesso à nossa alma. (Veja-se aqui adiante o nº 11.)
O mal não é obra
tua, Senhor, porquanto o manancial (nascente) de
todo o bem nada de mau pode gerar. Somos nós mesmos que criamos o mal,
infringindo as tuas leis e fazendo mau uso da liberdade que nos outorgaste (concedeste, permitiste). Quando os homens as
cumprirmos, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu de mundos mais
adiantados que o nosso.
O mal não constitui
para ninguém uma necessidade fatal e só parece irresistível aos que nele se
comprazem (sentem prazer). Desde que temos
vontade para o fazer, também podemos ter a de praticar o bem, pelo que, ó meu
Deus, pedimos a tua assistência e a dos Espíritos bons, a fim de resistirmos à
tentação.
VII. Assim seja.
Praza-te, Senhor,
que os nossos desejos se efetivem. Mas, curvamo-nos perante a tua sabedoria
infinita. Que em todas as coisas que nos escapam à compreensão se faça a tua
santa vontade e não a nossa, pois somente queres o nosso bem e melhor do que
nós sabes o que nos convém.
Dirigimos-te esta
prece, ó Deus, por nós mesmos e também por todas as almas sofredoras,
encarnadas e desencarnadas, pelos nossos amigos e inimigos, por todos os que
solicitem a nossa assistência e, em particular, por N...(nome da pessoa ou de alguém a ser mencionado na prece)
Para
todos suplicamos a tua misericórdia e a tua bênção.
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