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Página de preparo:
Cap
69 – Firmeza e constância (Livro “Fonte viva”, de Emmanuel, psicografado por
Chico Xavier)
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e
constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho
não é vão." - Paulo (I Coríntios, 15:58)
Muita
gente acredita que abraçar a fé será confiar-se ao êxtase improdutivo (prêmio sem esforço). A pretexto de garantir a iluminação
da alma, muitos corações fogem à luta, trancando-se entre as quatro paredes do
santuário doméstico, entre vigílias de adoração e pensamentos profundos acerca
dos mistérios divinos, esquecendo-se de que todo o conjunto da vida é Criação
Universal de Deus.
Fé
representa visão.
Visão é
conhecimento e capacidade de auxiliar.
Quem
penetrou a "terra espiritual da verdade", encontrou o trabalho por
graça maior.
O Senhor e
os discípulos não viveram apenas na contemplação.
Oravam,
sim, porque ninguém pode sustentar-se sem o banho interior de silêncio,
restaurando as próprias forças nas correntes superiores de energia sublime que
fluem dos Mananciais (fontes) Celestes.
A prece e
a reflexão constituem o lubrificante sutil em nossa máquina de experiências
cotidianas (diárias).
Importa
reconhecer, porém, que o Mestre e os aprendizes lutaram, serviram e sofreram na
lavoura ativa do bem e que o Evangelho estabelece incessante trabalho para
quantos lhe esposam os princípios salvadores.
Aceitar o
Cristianismo é renovar-se para as Alturas e só o clima do serviço consegue
reestruturar o espírito e santificar-lhe o destino.
Paulo de
Tarso, invariavelmente peremptório (seguro, firme)
nas advertências e avisos, escrevendo aos coríntios, encareceu (destacou) a necessidade de nossa firmeza e constância
nas tarefas de elevação, para que sejamos abundantes em ações nobres com o
Senhor.
Agir
ajudando, criar alegria, concórdia e esperanças, abrir novos horizontes ao
conhecimento superior e melhorar a vida, onde estivermos, é o aposto lado de
quantos se devotaram à Boa Nova.
Procuremos
as águas vivas da prece para lenir (acalmar, abrandar)
o coração, mas não nos esqueçamos de acionar os nossos sentimentos, raciocínios
e braços, no progresso e aperfeiçoamento de nós mesmos, de todos e de tudo,
compreendendo que Jesus reclama (solicita, convoca)
obreiros diligentes (dedicados, cuidadosos, aplicados) para a edificação
de seu Reino em toda a Terra.
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Capítulo 17 (Sede perfeitos) , item 7 (Instruções
dos espíritos - O dever)
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
O dever
7. O dever é a
obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para
com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas
particularidades, como nos atos mais elevados. Quero aqui falar apenas do dever
moral e não do dever que as profissões impõem.
Na ordem dos
sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo
(conflito) com as atrações do interesse e do
coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão
suas derrotas. O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. O
aguilhão (impulso, estímulo) da consciência,
guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes,
mostra-se impotente diante dos sofismas (artimanhas,
armadilhas, ciladas) da paixão. Fielmente observado, o dever do coração
eleva o homem; como determiná-lo, porém, com exatidão? Onde começa ele? onde
termina? O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que
ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que
não desejais ninguém transponha com relação a vós.
Deus criou todos os
homens iguais para a dor. Pequenos ou grandes, ignorantes ou instruídos, sofrem
todos pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue em sã consciência o mal
que pode fazer. Com relação ao bem, infinitamente vário (variado) nas suas expressões, não é o mesmo o critério. A
igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos
os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal,
alegando ignorância de seus efeitos.
O dever é o resumo
prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as
angústias da luta; é austero (notável, sério, ilustre)
e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se
inflexível diante das suas tentações. O homem que cumpre o seu dever ama a
Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo. E
a um tempo juiz e escravo em causa própria.
O dever é o mais
belo laurel (prêmio, recompensa, honraria, glória)
da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever,
não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode
subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu
desenvolvimento.
O dever cresce e
irradia sob mais elevada forma, em cada um dos estágios superiores da
Humanidade. Jamais cessa a obrigação moral da criatura para com Deus. Tem esta
de refletir as virtudes do Eterno, que não aceita esboços imperfeitos, porque
quer que a beleza da sua obra resplandeça (brilhe)
a seus próprios olhos. - Lázaro. (Paris, 1863.)
Toda sexta-feira colocamos um novo estudo afim de auxiliar os amigos na prática do Evangelho no lar!
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Muita paz a todos e bom estudo!
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