Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 15 (Fora da
caridade não há salvação) , itens 1 ao 3 (De que precisa o Espírito para ser
salvo. Parábola do bom samaritano)
Tira-dúvidas.
Pedimos que enviem suas perguntas para o
email amorperdaoefe@gmail.com
Tira dúvidas: Site:
www.evangelhonolar2012.blogspot.com
No facebook: www.facebook.com/evangelhonolar2012 ou entre no grupo Evangelho no lar 2012 Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Atendendo
a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto,
sempre na cor vermelha. No facebook: www.facebook.com/evangelhonolar2012 ou entre no grupo Evangelho no lar 2012 Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Página de preparo:
Cap 126 – Ajudemos
sempre (Livro “Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"E quem é o meu próximo?" – (Lucas, 10:29).
O próximo a quem precisamos prestar
imediata assistência é sempre a pessoa que se encontra mais perto de nós.
Em suma (resumindo),
é, por todos os modos, a criatura que se avizinha (aproxima)
de nossos passos. E como a Lei Divina recomenda amemos o próximo como a nós
mesmos, preparemo-nos para ajudar, infinitamente...
Se temos pela frente um familiar,
auxiliemo-lo com a nossa cooperação ativa.
Se somos defrontados por um superior
hierárquico (chefe, patrão), exercitemos o
respeito e a boa-vontade.
Se um subordinado nos procura,
ajudemo-lo com atenção e carinho.
Se um malfeitor nos visita,
pratiquemos a fraternidade, tentando, sem afetação, abrir-lhe rumos novos na
direção do bem.
Se o doente nos pede socorro,
compadeçamo-nos (ter compaixão, se colocar no lugar da
pessoa) de sua posição, qualquer que ela seja.
Se o bom se socorre de nossa
palavra, estimulemo-la a que se faça melhor.
Se o mau nos busca a influência,
amparemo-lo, sem alarde, para que se corrija.
Se há Cristianismo em nossa
consciência, o cultivo sistemático da compreensão e da bondade tem força de lei
em nossos destinos.
Um cristão sem atividade no bem é um
doente de mau aspecto, pesando na economia da coletividade.
No Evangelho, a posição neutra
significa menor esforço.
Com Jesus, de perto, agindo
intensivamente junto dele; ou com Jesus, de longe, retardando o avanço da luz.
E sabemos que o Divino Mestre amou e amparou, lutou em favor da luz e resistiu
à sombra, até à cruz.
Diante, pois, do próximo, que se
acerca do teu coração, cada dia, lembra-te sempre de que estás situado na Terra
para aprender e auxiliar.
*******************************************************************************
Capítulo 15 (Fora da caridade não há salvação) , itens 1 ao 3 (De que precisa o Espírito para ser salvo. Parábola do
bom samaritano)
De que precisa o Espírito para ser salvo. Parábola do bom samaritano.
1. Ora, quando o
filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á
no trono de sua glória; - reunidas diante dele todas as nações, separará uns
dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas, - e colocará as ovelhas
à sua direita e os bodes à sua esquerda.
Então, dirá o Rei
aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do
reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; - porquanto, tive fome
e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me
hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes;
estive preso e me fostes ver.
Então,
responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos
de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e
te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente
ou preso e fomos visitar-te? - O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo,
todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos,
foi a mim mesmo que o fizestes.
Dirá em seguida
aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo
eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; - porquanto, tive fome e
não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e
não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no
cárcere e não me visitastes.
Também eles
replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer,
com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não
te assistimos? - Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes
que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la
para comigo mesmo.
E esses irão para
o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (S. MATEUS, cap. XXV, vv. 31
a 46.)
2. Então,
levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: Mestre, que preciso
fazer para possuir a vida eterna? - Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está
escrito na lei? Que é o que lês nela? - Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus
de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu
espírito, e a teu próximo como a ti mesmo. - Disse-lhe Jesus: Respondeste muito
bem; faze isso e viverás.
Mas, o homem,
querendo parecer que era um justo, diz a Jesus: Quem é o meu próximo? - Jesus,
tomando a palavra, lhe diz:
Um homem, que
descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram (roubaram, tiraram as roupas), cobriram de ferimentos
e se foram, deixando-o semimorto. - Aconteceu em seguida que um sacerdote,
descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. -Um levita, que também
veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. - Mas, um
samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia (estava
deitado) aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. -
Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois,
pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. - No dia
seguinte tirou dois denários (moeda da época) e
os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que
despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Qual desses três
te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? - O doutor
respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. - Então, vai, diz
Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37.)
3. Toda a moral de
Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes
contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas
duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurados,
disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos
céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são
brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso
próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai
os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o
bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros.
Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele
próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E
não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos
como condição absoluta da felicidade futura.
No quadro que traçou
do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas
figura, alegoria. A homens como os a quem falava, ainda incapazes de
compreender as questões puramente espirituais, tinha ele de apresentar imagens
materiais chocantes e próprias a impressionar. Para melhor apreenderem o que
dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das idéias correntes, quanto à
forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras
e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. Mas, ao lado da
parte acessória ou figurada do quadro, há uma idéia dominante: a da felicidade
reservada ao justo e da infelicidade que espera o mau.
Naquele
julgamento supremo, quais os considerandos (critérios,
pontos levados em conta) da sentença? Sobre que se baseia o libelo (acusação)? Pergunta, porventura, o juiz se o
inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou
qual prática exterior? Não; inquire (apura, leva em
conta) tão somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se
pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai
à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da
ortodoxia (os que entendem de forma extremista,
rigorosa, muitas vezes "ao pé da letra") da fé? Faz qualquer
distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro'? Não, pois Jesus
coloca o samaritano, considerado herético (contrário
aos preceitos da igreja, herege), mas que pratica o amor do próximo,
acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade
apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se
outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a
caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a
humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência (facilidade
em perdoar), a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e
do egoísmo.
**************************************************************************
Toda sexta-feira colocamos um novo estudo afim de auxiliar os amigos na prática do Evangelho no lar!
Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com
Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com
No facebook: Acesse o grupo "Evangelho no Lar 2012"
Entre em www.facebook.com/evangelhonolar2012 e clique em CURTIR
Conheça também:
Minutos de Espiritismo: www.minutosdeespiritismo.blogspot.com
Psicografias de amor: www.psicografiasdeamor.blogspot.com
Muita paz a todos e bom estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário