sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Evangelho no Lar Nº 99 - Cap XII (Amai os vossos inimigos) , itens 7 e 8



Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 12 (Amai os vossos inimigos) , itens 7 e 8 (Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra)  


Tira-dúvidas. 

1- Eu posso fazer o Evangelho no Lar com fones de ouvido?

Resposta: 

Neste caso não seria o Evangelho no Lar, mas sim uma leitura, um estudo do Evangelho.
Evangelho no lar, mesmo se você estiver sozinho, deve ser feito em voz alta, uma vez que vários espíritos de luz se fazem presentes em sua casa, necessitando assim que seja em voz alta. Não precisa ser feito em volume alto, mas num tom audível (que se consiga ouvir), ok?
Pedimos que enviem suas perguntas para o email amorperdaoefe@gmail.com

Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com   
No FACEBOOK: www.facebook.com/evangelhonolar2012
Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Atendendo a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto, sempre na cor vermelha.

Página de preparo:



Cap 63 - Atritos físicos (Livro “Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

"Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra." – Jesus (Mateus, 5:39).

Alguns humoristas pretendem descobrir na advertência do Mestre uma exortação (estímulo) à covardia, sem noção de respeito próprio.
O parecer de Jesus, no entanto, não obedece apenas aos ditames (razões) do amor, essência fundamental de seu Evangelho. É igualmente uma peça de bom senso e lógica rigorosa.
Quando um homem investe contra outro, utilizando a força física, os recursos espirituais de qualquer espécie já foram momentaneamente obliterados (destruídos, eliminados) no atacante.
O murro da cólera somente surge quando a razão foi afastada. E sobrevindo semelhante problema, somente a calma do adversário consegue atenuar (diminuir, reduzir) os desequilíbrios, procedentes da ausência de controle.
 O homem do campo sabe que o animal enfurecido não regressa à naturalidade se tratado com a ira que o possui.
A abelha não ferretoa o apicultor, amigo da brandura e da serenidade.
O único recurso para conter um homem desvairado (desnorteado), compelindo-o a reajustar-se dignamente, é conservar-se o contendor (adversário, rival) ou os circunstantes em posição normal, sem cair no mesmo nível de inferioridade.
A recomendação de Jesus abre-nos abençoado avanço ...
Oferecer a face esquerda, depois que a direita já se encontra dilacerada (destruída) pelo agressor, é chamá-lo à razão enobrecida, reintegrando-o, de imediato, no reconhecimento da perversidade que lhe é própria.
Em qualquer conflito físico, a palavra reveste-se de reduzida função nos círculos do bem. O gesto é a força que se expressará convenientemente.
Segundo reconhecemos, portanto, no conselho do Cristo não há convite à fraqueza, mas apelo à superioridade que as pessoas vulgares ainda desconhecem.

*******************************************************************************
Capítulo 12 (Amai os vossos inimigos próximo como a si mesmo) , itens 7 e 8 (Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra)

Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra

7. Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; - e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica (um tipo de roupa), também lhes entregueis o manto; - e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. - Dai àquele que vos pedir e não repilais (de repelir) aquele que vos queira tomar emprestado. (S. MATEUS, cap. V, vv. 38 a 42.)
8. Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar "ponto de honra" produzem essa suscetibilidade (sensibilidade) sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria (ofensa) com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei moisaica (de Moisés) prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem. E disse ainda: "Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra." Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente.
Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquele preceito? Tampouco quanto o outro que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo. Levado o ensino às suas últimas conseqüências, importaria ele em condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar livre o campo aos maus, isentando-os de todo e qualquer motivo de temor. Se lhes não pusesse um freio as agressões, bem depressa todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei da Natureza, obsta (é obstáculo) a que alguém estenda o pescoço ao assassino. Enunciando, pois, aquela máxima, não pretendeu Jesus interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. E, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho. Somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Toda sexta-feira colocamos um novo estudo afim de auxiliar os amigos na prática do Evangelho no lar!
 Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

No facebook: Acesse o grupo "Evangelho no Lar 2012"
Entre em www.facebook.com/evangelhonolar2012 e clique em CURTIR

Conheça também:
Minutos de Espiritismo: www.minutosdeespiritismo.blogspot.com
Psicografias de amor: www.psicografiasdeamor.blogspot.com 
Muita paz a todos e bom estudo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário