Auxílio para o evangelho no lar com o
estudo do Capítulo 9 (Bem aventurados os que são brandos e pacíficos) , itens 1
ao 5 (Injúrias e violências)
Tira-dúvidas desta semana:
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Pequeno dicionário das palavras contidas
no estudo de hoje:
Atendendo
a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto,
sempre na cor vermelha. Página de preparo:
Cap
50 – Avancemos (Livro “Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Irmãos, quanto a mim, não
julgo que haja alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, e é que,
esquecendo-me das coisas que atrás ficam, avanço para as que se encontram
diante de mim" - Paulo. (Filipenses, 3:13 e 14).
Na estrada cristã, somos
defrontados sempre por grande número de irmãos que se aquietaram à sombra da
improdutividade, declarando-se acidentados por desastres espirituais.
É alguém que chora a perda de um
parente querido, chamado à transformação do túmulo.
É o trabalhador que se viu
dilacerado (destruído) pela incompreensão de um
amigo.
É o missionário que se imobilizou
à face da calúnia.
É alguém que lastima a deserção (desistência) de um consócio (companheiro)
da boa luta.
É o operário do bem que clama
indefinidamente contra a fuga da companheira que lhe não percebeu a dedicação
afetiva.
É o idealista que espera uma
fortuna material para dar início às realizações que lhe competem.
É o cooperador que permanece na
expectativa do emprego ricamente remunerado para consagrar-se às boas obras.
É a mulher que se enrola no cipoal
(dificuldade) da queixa contra os familiares
incompreensivos.
É o colaborador que se escandaliza
com os defeitos do próximo, congelando as possibilidades de servir.
É alguém que deplora (lamenta) um erro cometido, menosprezando as bênçãos
do tempo em remorso destrutivo.
O passado, porém, se guarda as
virtudes da experiência, nem sempre é o melhor condutor da vida para o futuro.
É imprescindível exumar (desenterrar) o coração de todos os envoltórios
entorpecentes que, por vezes, nos amortalham a alma.
A contrição (arrependimento), a saudade, a esperança e o escrúpulo
são sagrados, mas não devem representar impedimento ao acesso de nosso espírito
à Esfera Superior.
Paulo de Tarso, que conhecera
terríveis aspectos do combate humano, na intimidade do próprio coração, e que
subiu às culminâncias do apostolado com o Cristo, nos oferece roteiro seguro ao
aprimoramento.
"Esqueçamos todas as
expressões inferiores do dia de ontem e avancemos para os dias iluminados que
nos esperam" - eis a essência de seu aviso fraternal à comunidade de
Filipos.
Centralizemos nossas energias em
Jesus e caminhemos para diante.
Ninguém progride sem renovar-se.
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Capítulo 9 (Bem
aventurados os que são brandos e pacíficos) , itens 1 ao 5 (Injúrias e
violências)
Injúrias e violências
1. Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S.
MATEUS, cap. V, v. 4.)
2. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.
(Id., v. 9.)
3. Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate
merecerá condenação pelo juízo. - Eu, porém, vos digo que quem quer que se
puser em cólera (fúria, violência) contra seu
irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca
(palavra ofensiva que desmonstra desprezo a alguém),
merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco,
merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)
4. Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da
afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a
cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus
semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que
significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando
para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do
inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.
Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção
agrava ou atenua (diminui) a falta; mas, em que
pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa
reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei
do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter
entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido (favorável) na benevolência recíproca e na
fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é, enfim, que, depois da
humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo
cristão.
5. Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: "Bem-aventurados os
que são brandos, porque possuirão a Terra", tendo recomendado aos homens
que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para
viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais
importância do que aos primeiros.
Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados
(monopolizados, tomados tudo ou quase tudo pra si)
pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta
muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que
justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão
chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de
caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão
explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra,
quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver
tornado mundo ditoso (feliz), por efeito do
afastamento dos maus.
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