sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Evangelho no Lar Nº 68 - Cap VIII - Bem aventurados os que tem puro o coração, itens 13 ao 15 ( Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.)

Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 8 (Bem aventurados os que tem puro o coração) , itens 13 ao 15 (Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. ) 

 




Tira-dúvidas desta semana: 



Eu e minha esposa definimos um horário para fazer o Evangelho no Lar, porém uns 30 minutos antes tivemos uma briga e discutimos.
Pensamos em desistir de fazer o Evangelho, mas no fim das contas acabamos fazendo, mesmo estando um chateado com o outro.
Como agir quando uma situação desta acontecer? Fazer ou não fazer o evangelho?
Observe o que diz na pergunta 459 do livro dos espíritos:
459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”
Em nosso site ( www.evangelhonolar2012.blogspot.com ), nosso primeiro programa (em agosto de 2012) foi pra falar sobre como fazer e os benefícios que o Evangelho no Lar traz para nós.
Entre tais benefícios consta a presença dos espíritos benfeitores em sua casa trabalhando pela higienização espiritual, energização e harmonização do ambiente do lar.
Sabemos também que se é feito este trabalho pelos espíritos benfeitores, é porque casualmente podem se encontrar em nosso lar alguns espíritos de pouca elevação espiritual, que vem a nos atrapalhar no nosso dia a dia.
E quanto mais eles conseguem fazer isso conosco, mais satisfeitos, confortáveis e à vontade para "aprontar" eles ficam, certo?
Sendo assim, o Evangelho no Lar acaba se transformando numa verdadeira "ordem de despejo" para estes espíritos que estão "aprontando" com vocês. Ou seja, com o Evangelho no Lar, os espíritos superiores passam a visitá-los semanalmente e expulsa os espíritos zombeteiros, que ficam INDIGNADOS e revoltados com isso!
E qual seria a única maneira destes espíritos não serem mais "despejados"?
É claro que a única forma é se os espíritos benfeitores não se fizerem mais presentes lá, trocando em miúdos, eles vão fazer DE TUDO para interferir na rotina de vocês para que o Evangelho no Lar não venha a acontecer mais, entende?
E pela pergunta 459 isso fica BEM CLARO, não é mesmo?
Tais espíritos inferiores não tem como "brigar" com os de ordem superior, mas eles tem como influenciar vocês para desistirem e desta forma voltarem a "aprontar" com vocês sem nenhum problema.
Sendo assim, mesmo que contrariados, é importante que mesmo assim procurem fazer o Evangelho no Lar afim de um ajudar o outro a não permitir que tais espíritos venham a exercer essa influência negativa em vcs.
Lembramos que eles podem TENTAR exercer tais influências, mas cabe A NÓS permitir ou não que eles consigam.



Pedimos que enviem suas perguntas para o email amorperdaoefe@gmail.com



Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com         
 No facebook: www.facebook.com/evangelhonolar2012 
Ou participe do grupo  Evangelho no lar 2012
Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Atendendo a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto, sempre na cor vermelha. 



Página de preparo:



Cap 68 – Necessário acordar (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá.” — PAULO (Efésios, 5.14)
Grande número de adventícios (adeptos) ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Alguns encontram obscuridades (dúvidas) nos textos, outros perseveram nas questiúnculas (tópicos sem importância) literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar-se na Terra.
Esses amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo, vítimas de paralisia das faculdades (capacidades, virtudes, dons) superiores.
Na maioria das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes; todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas de louvor, mas depressa relegadas (afastadas) ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender.
A criatura necessita indagar (questionar, perguntar) de si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidades se destina Faz-se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer-se para senhorear (ser dono) o próprio caminho.
Grandes massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes. Fala-se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo. Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semimortas até que despertem e se levantem, através do esforço pessoal, a fim de que o Cristo as esclareça.

*******************************************************************************

Capítulo 8 (Bem aventurados os que tem puro o coração) , itens 13 ao 15 (Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.)

Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a

13. É preciso que haja escândalo no mundo, disse Jesus, porque, imperfeitos como são na Terra, os homens se mostram propensos a praticar o mal, e porque, árvores más, só maus frutos dão. Deve-se, pois, entender por essas palavras que o mal é uma conseqüência da imperfeição dos homens e não que haja, para estes, a obrigação de praticá-lo.
14. É necessário que o escândalo venha, porque, estando em expiação (sofrimento) na Terra, os homens se punem a si mesmos pelo contacto de seus vícios, cujas primeiras vitimas são eles próprios e cujos inconvenientes acabam por compreender. Quando estiverem cansados de sofrer devido ao mal, procurarão remédio no bem. A reação desses vícios serve, pois, ao mesmo tempo, de castigo para uns e de provas para outros. E assim que do mal tira Deus o bem e que os próprios homens utilizam as coisas más ou as escórias (coisas desprezíveis, más).
15. Sendo assim, dirão, o mal é necessário e durará sempre, porquanto, se desaparecesse, Deus se veria privado de um poderoso meio de corrigir os culpados. Logo, é inútil cuidar de melhorar os homens. Deixando, porém, de haver culpados, também desnecessário se tornariam quaisquer castigos. Suponhamos que a Humanidade se transforme e passe a ser constituída de homens de bem: nenhum pensará em fazer mal ao seu próximo e todos serão ditosos por serem bons. Tal a condição dos mundos elevados, donde já o mal foi banido; tal virá a ser a da Terra, quando houver progredido bastante. Mas, ao mesmo tempo que alguns mundos se adiantam, outros se formam, povoados de Espíritos primitivos e que, além disso, servem de habitação, de exílio e de estância expiatória (local de sofrimentos) a Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal, expulsos de mundos que se tornaram felizes. 


*********************************************************************************

Semanalmente em nossos sites www.minutosdeespiritismo.blogspot.com , www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus. No facebook basta procurar os grupos "Minutos de Espiritismo", "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012" Muita paz a todos e bom estudo! Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

No facebook: Acesse o grupo "Evangelho no Lar 2012"
Entre em www.facebook.com/evangelhonolar2012 e clique em CURTIR








Nenhum comentário:

Postar um comentário