sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Evangelho no Lar Nº 67 - Cap VIII - Bem aventurados os que tem puro o coração, itens 11 e 12 ( Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.)



Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 8 (Bem aventurados os que tem puro o coração) , itens 11 e 12 (Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. ) 



Tira-dúvidas desta semana:

Não tivemos dúvidas enviadas nesta semana.

Pedimos que enviem suas perguntas para o email amorperdaoefe@gmail.com
 
Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com         
 No facebook: www.facebook.com/evangelhonolar2012 
Ou participe do grupo  Evangelho no lar 2012
Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Atendendo a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto, sempre na cor vermelha. 



Página de preparo:



Cap 157 – Crianças (Livro “Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

"Vede (observe, veja), não desprezeis alguns destes pequeninos..." - Jesus. (Mateus, 18:10).
Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas (que dizem respeito, relativo a algo) ao pão e à vestimenta.
Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados (que sentem frio). É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à sua sublimação (elevação, engrandecimento, purificação).
Muitos pais garantem o conforto material dos filhinhos, mas lhes relegam (deixam de lado, esquecem) a alma a lamentável abandono.
A vadiagem na rua fabrica delinqüentes que acabam situados no cárcere ou no hospício, mas o relaxamento espiritual no reduto doméstico gera demônios sociais de perversidade e loucura que em muitas ocasiões, amparados pelo dinheiro ou pelos postos de evidência, atravessam largas faixas do século, espalhando miséria e sofrimento, sombra e ruína, com deplorável (lamentável) impunidade à frente da justiça terrestre.
Não desprezes, pois, a criança, entregando-a aos impulsos da natureza animalizada.
Recorda que todos nos achamos em processo de educação e reeducação, diante do Divino Mestre.
O prato de refeição é importante no desenvolvimento da criatura, todavia, não podemos esquecer "que nem só de pão vive o homem".
Lembremo-nos da nutrição espiritual dos meninos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que desamparar moralmente a criança, nas tarefas de hoje, será condená-la ao menosprezo de si mesma, nos serviços de que se responsabilizará amanhã.

*******************************************************************************
Capítulo 8 (Bem aventurados os que tem puro o coração) , itens 11 e 12 (Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.)

Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a

11. Se algum escandalizar a um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar.
Ai do mundo por causa dos escândalos (1); pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha.
Tende muito cuidado em não desprezar um destes pequenos. Declaro-vos que seus anjos no céu vêem incessantemente a face de meu Pai que está nos céus, porquanto o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.
Se a vossa mão ou o vosso pé vos é objeto de escândalo, cortai-os e lançai-os longe de vós; melhor será para vós que entreis na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que terdes dois e serdes lançados no fogo eterno. - Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno. (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 6 a 11; V, vv. 29 e 30.)
(1) Nas traduções mais recentes e mais fiéis da Bíblia, a palavra escândalo está expressa por tropeço (na tradução em Esperanto falilo), querendo significar que Jesus se referia a tudo o que leva o homem à queda: o mau exemplo, princípios falsos, abuso do poder, etc. - A Editora.
12. No sentido vulgar, escândalo se diz de toda ação que de modo ostensivo vá de encontro à moral ou ao decoro. O escândalo não está na ação em si mesma, mas na repercussão que possa ter. A palavra escândalo implica sempre a idéia de um certo arruído (estardalhaço). Muitas pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque este lhes faria sofrer o orgulho, lhes acarretaria perda de consideração da parte dos homens. Desde que as suas torpezas (ações vergonhosas) fiquem ignoradas, é quanto basta para que se lhes conserve em repouso a consciência. São, no dizer de Jesus: "sepulcros (sepulturas, túmulos) branqueados por fora, mas cheios, por dentro, de podridões; vasos limpos no exterior e sujos no interior".
No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão amiúde (frequentemente) empregada, é muito mais geral, pelo que, em certos casos, não se lhe apreende o significado. Já não é somente o que afeta a consciência de outrem, é tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão. O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral.
 




*********************************************************************************

Semanalmente em nossos sites www.minutosdeespiritismo.blogspot.com , www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus. No facebook basta procurar os grupos "Minutos de Espiritismo", "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012" Muita paz a todos e bom estudo! Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

No facebook: Acesse o grupo "Evangelho no Lar 2012"
Entre em www.facebook.com/evangelhonolar2012 e clique em CURTIR



2 comentários:

  1. A mesma coisa pode se dizer perante a coisas boas.
    Pensa-se, eu fiz ajuda a alguém, ajudei de coração, fiz de boa vontade, mas ninguém me ouviu, ninguém me deu bola.
    Entre os encarnados, pode ser que realmente não houve repercussão. Mas, no plano espiritual, estes, mentores e guardiães, se houve ação de boa vontade e de bom sentimento, estes o perceberão.

    ResponderExcluir