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Pequeno dicionário das palavras contidas
no estudo de hoje:
Atendendo
a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto,
sempre na cor vermelha.
Página de preparo:
Cap 121 –Espinheiros (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“Nem se vindimam (colhem) uvas dos abrolhos (planta
de fruto espinhoso).” — JESUS (Lucas, 6.44)
O cristão é um combatente ativo.
Despertando no campo do Senhor,
aturde-se-lhe (maravilha-se, surpreende-se) a
visão com a amplitude e complexidade do trabalho.
Dificuldades, tropeços, cipoais (dificuldades), ervas daninhas…
E o Evangelho, com propriedade de
conceituação, elucida (esclarece) que não se
pode vindimar (colher uvas) nos espinheiros.
Entretanto, teria Jesus assumido a
paternidade de semelhante afirmativa para que cruzemos os braços em falsa
beatitude?
Se o terreno permanece absorvido
pelos abrolhos, o discípulo recebeu inúmeras ferramentas do Mestre dos mestres.
Indispensável, pois, enfrentar o
serviço.
O Cristo encarou, face a face, o
sacrifício pela Humanidade inteira.
Será a existência de alguns
espinheiros a causa de nossos obstáculos insuperáveis?
Não. Se hoje é impossível a vindima,
ataquemos o chão duro. Lavremos o solo árido. Adubemos com suor e lágrimas.
Haverá sempre chuvas fecundantes do
Céu ou generosos mananciais (nascentes de água
abundante) da Terra, abençoando-nos o esforço.
A Divina Providência reside em toda
parte.
Não olvidemos (esqueçamos)
o imperativo do trabalho e, depois, em lugar dos abrolhos, colheremos o fruto
suave e doce da videira. ********************************************************************************** Estudo de hoje:
Capítulo 5 (Bem aventurados os aflitos) ,
item 26 (Provas voluntárias - O verdadeiro cilício)
Provas voluntárias - O verdadeiro cilício (martírio)
26. Perguntais se é licito ao homem
abrandar suas próprias provas. Essa questão eqüivale a esta outra: É lícito,
àquele que se afoga, cuidar de salvar-se? Aquele em quem um espinho entrou,
retirá-lo? Ao que está doente, chamar o médico? As provas têm por fim exercitar
a inteligência, tanto quanto a paciência e a resignação. Pode dar-se que um
homem nasça em posição penosa e difícil, precisamente para se ver obrigado a
procurar meios de vencer as dificuldades. O mérito consiste em sofrer, sem
murmurar, as conseqüências dos males que lhe não seja possível evitar, em
perseverar na luta, em se não desesperar, se não é bem-sucedido; nunca, porém,
numa negligência que seria mais preguiça do que virtude.
Essa questão dá lugar naturalmente a
outra. Pois, se Jesus disse: "Bem-aventurados os aflitos", haverá
mérito em procurar, alguém, aflições que lhe agravem as provas, por meio de
sofrimentos voluntários? A isso responderei muito positivamente: sim, há grande
mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo,
porquanto é a caridade pelo sacrifício; não, quando os sofrimentos e as
privações somente objetivam o bem daquele que a si mesmo as inflige, porque aí
só há egoísmo por fanatismo.
Grande distinção cumpre aqui se faça:
pelo que vos respeita pessoalmente, contentai-vos com as provas que Deus vos
manda e não lhes aumenteis o volume, já de si por vezes tão pesado; aceitá-las
sem queixumes e com fé, eis tudo o que de vós exige ele. Não enfraqueçais o
vosso corpo com privações inúteis e macerações (penitencias,
jejuns, etc) sem objetivo, pois que necessitais de todas as vossas
forças para cumprirdes a vossa missão de trabalhar na Terra. Torturar e
martirizar voluntariamente o vosso corpo é contravir (transgredir)
a lei de Deus, que vos dá meios de o sustentar e fortalecer. Enfraquece-lo sem
necessidade é um verdadeiro suicídio. Usai, mas não abuseis, tal a lei. O abuso
das melhores coisas tem a sua punição nas inevitáveis conseqüências que
acarreta.
Muito diverso é o que ocorre, quando
o homem impõe a si próprio sofrimentos para o alívio do seu próximo. Se
suportardes o frio e a fome para aquecer e alimentar alguém que precise ser
aquecido e alimentado e se o vosso corpo disso se ressente, fazeis um
sacrifício que Deus abençoa. Vós que deixais os vossos aposentos perfumados
para irdes à mansarda (casa pobre) infecta levar
a consolação; vós que sujais as mãos delicadas pensando chagas; vós que vos
privais do sono para velar à cabeceira de um doente que apenas é vosso irmão em
Deus; vós, enfim, que despendeis a vossa saúde na prática das boas obras,
tendes em tudo isso o vosso cilício, verdadeiro e abençoado cilício, visto que
os gozos do mundo não vos secaram o coração, que não adormecestes no seio das
volúpias enervantes da riqueza, antes vos constituístes anjos consoladores dos
pobres deserdados.
Vós, porém, que vos retirais do mundo, para lhe
evitar as seduções e viver no insulamento (isolado),
que utilidade tendes na Terra? Onde a vossa coragem nas provações, uma vez que
fugis à luta e desertais do combate? Se quereis um cilício, aplicai-o às vossas
almas e não aos vossos corpos; mortificai o vosso Espírito e não a vossa carne;
fustigai o vosso orgulho, recebei sem murmurar as humilhações; flagiciai o
vosso amor-próprio; enrijai-vos contra a dor da injúria e da calúnia, mais
pungente do que a dor física. Aí tendes o verdadeiro cilício cujas feridas vos
serão contadas, porque atestarão a vossa coragem e a vossa submissão à vontade
de Deus. Um anjo guardião. (Paris, 1863.)
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Muita paz a todos e bom estudo!
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