quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Evangelho no Lar Nº 2 - Cap I Itens 1 e 2 - Não vim destruir a lei



Auxílio para o Evangelho no Lar com o estudo do Capítulo 1 do Evangelho Segundo o Espiritismo (não vim destruir a lei), itens 1 e 2 com Sérgio W. Soares.

Tira-dúvidas sobre como proceder no Culto do Evangelho no Lar:

1- O Culto do Evangelho no Lar pode ser feto por uma só pessoa?
Sim, claro. Apenas fique atento para que a leitura e comentários sejam feitos em voz alta, uma vez que sabemos que há a presença de desencarnados estudando conosco. Independentemente do estudo ser com uma ou mais pessoas, este deve sempre ser feito em voz alta e moderada.

2- As crianças podem participar?
Não só podem como devem! Porém, precisamos adaptar o Evangelho no lar de forma que o mesmo proceda com uma linguagem compatível com o conhecimento da criança.
O uso de livros como "O Evangelho segundo o espiritismo para jovens" , Pai Nosso (pelo Espírito Meimei) são recomendados por sua linguagem simples, contendo os mesmos conteúdos morais do Evangelho de Jesus.
 
3- Dizem que não se deve chamar de culto, mas sim de estudo. Isso procede?
Conforme respondemos no facebook, respeitamos aqueles que reprovam a palavra "culto", mas aqui entendemos que muito mais importante do que chamarmos de "culto", "estudo", "encontro com Cristo", "reunião familiar", etc, vale é o conteúdo do Evangelho de Jesus e PRINCIPALMENTE que coloquemos em prática os princípios morais aprendidos. 

4- Posso fazer o Evangelho no lar com um terço nas mãos ou diante de uma imagem?
Embora não exista nenhuma recomendação ou citação sobre isso, entendemos que a pessoa deve se sentir confortável e acima de tudo focada em assimilar os conteúdos do Evangelho. Se este objetivo estiver em primeiro lugar, não vemos problema algum.


Página de preparo:  

Aproveita (Fonte Viva - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier)


71 - Aproveita

"Se alguém diz: - eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso.
Pois quem não ama o seu irmão, ao qual viu, como pode
amar a Deus, a quem não viu?" - (1 João, 4:20).

A vida é processo de crescimento da alma ao encontro da Grandeza Divina.
Aproveita as lutas e dificuldades da senda para a expansão de ti mesmo, dilatando o teu círculo de relações e de ação.
Aprendamos para esclarecer.
Entesouremos para ajudar.
Engrandeçamo-nos para proteger.
Eduquemo-nos para servir.
Com o ato de fazer e dar alguma coisa, a alma se estende sempre mais além.
Guardando a bênção recebida para si somente, o espírito, muitas vezes, apenas se adorna, mas, espalhando a riqueza de que é portador, cresce constantemente.
Na prestação de serviço aos semelhantes, incorpora-se, naturalmente, ao coro das alegrias que provoca.
No ensinamento ao aprendiz, liga-se aos benefícios da lição.
Na criação das boas obras, no trabalho, na virtude ou na arte, vive no progresso, na santificação ou na beleza com que a experiência individual e coletiva se alarga e aperfeiçoa.
Na distribuição de pensamentos sadios e elevados, converte-se em fonte viva de graça e contentamento para todos.
No concurso espontâneo, dentro do ministério do bem, une-se à prosperidade comum.
Dá, pois, de ti mesmo, de tuas forças e recursos, agindo sem cessar, na instituição de valores novos, auxiliando os outros, a benefício de ti mesmo.
O mundo é caminho vasto de evolução e aprimoramento, onde transitam, ao teu lado, a ignorância e a fraqueza.
Aproveita a gloriosa oportunidade de expansão que a esfera física te confere e ajuda a quem passa, sem cogitar de pagamento de qualquer natureza.
O próximo é a nossa ponte de ligação com Deus.
Se buscas o Pai, ajuda ao teu irmão, amparando-vos reciprocamente, porque, segundo a palavra iluminada do evangelista, "se alguém diz: - eu amo a Deus, e aborrece o semelhante, é mentiroso, pois quem
não ama o companheiro com quem convive, como pode amar a Deus,
a quem ainda não conhece?"

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CAPÍTULO I

Não vim destruir a lei

As três revelações. Moisés - Cristo - O Espiritismo - Aliança da ciência com a religião - Instruções dos espíritos - A nova era

1. Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: - porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)

Moisés

2. Na lei moisaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.

A lei de Deus está formulada nos dez mandamentos seguintes:

I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. - Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano. (¹)

II. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus.

III. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado.

IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.

V. Não mateis.

VI. Não cometais adultério.

VII. Não roubeis.

VIII. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo.

IX. Não desejeis a mulher do vosso próximo.

X. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.

(1) Allan Kardec cita a parte mais importante do primeiro mandamento, e deixa de transcrever as seguintes frases: "... porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Deus zeloso, que puno a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta gerações daqueles que me aborrecem, e uso de misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos." - (ÊXODO, XX, 5 e 6.)

Nas traduções feitas pelas Igrejas católica e protestantes, essa parte do mandamento foi truncada para harmonizá-la com a doutrina da encarnação única da alma. Onde está "na terceira e na quarta gerações", conforme a tradução Brasileira da Bíblia, a Vulgata Latina (in tertiam et quartam generationem), a tradução de Zamenhof (en la tria kaj kvara generacioj), mudaram o texto para "até à terceira e quarta gerações".

Esses textos truncados que aparecem na tradução da Igreja Anglicana, na Católica de Figueiredo, na Protestante de Almeida e outras, tornam monstruosa a justiça divina, pois que filhos, netos, bisnetos, tetranetos inocentes teriam de ser castigados pelo pecado dos pais, avós, bisavós, tetravós. Foi uma infeliz tentativa de acomodação da Lei à vida única. - A Editora da FEB, 1947.

O texto certo que, por mercê de Deus, já está reproduzido pelas edições recentíssimas a que nos referimos - traduções Brasileira e de Zamenhof -, que conferem com S. Jerônimo, mostra que a Lei ensina veladamente a reencarnação e as expiações e provas. Na primeira e na segunda gerações, como contemporâneos de seus filhos e netos, o Espírito culpado ainda não reencarnou, mas, um pouco mais tarde - na terceira e quarta gerações - já ele voltou e recebe as consequências de suas faltas. Assim, o culpado mesmo, e não outrem, paga sua dívida.

Logo, têm-se de excluir a primeira 1ª e 2ª gerações e expressar "na" 3ª e 4ª, como realmente é o original. Achamos conveniente acrescentar aqui esta nota, para facilitar a compreensão do estudioso que confronte a sua tradução da Bíblia com a citação do Mestre. - A Editora da FEB, 1947.

É de todos os tempos e de todos os países essa lei e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis que Moisés decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito. Para imprimir autoridade às suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem precisava apoiar-se na autoridade de Deus; mas, só a idéia de um Deus terrível podia impressionar criaturas ignorantes, em as quais ainda pouco desenvolvidos se encontravam o senso moral e o sentimento de uma justiça reta. E evidente que aquele que incluíra, entre os seus mandamentos, este: "Não matareis; não causareis dano ao vosso próximo", não poderia contradizer-se, fazendo da exterminação um dever. As leis moisaicas, propriamente ditas, revestiam, pois, um caráter essencialmente transitório.

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Semanalmente em nosso site www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus.
No facebook basta procurar os grupos "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012"
Muita paz a todos e bom estudo!
Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

Um comentário:

  1. Eu sou Daniela Gomes,estou acompanhando o início do evangelho com seus vídeos,estou aprendendo muito,que Deus ilumine sempre vc

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