quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Evangelho no Lar Nº 1 - Introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo - Por Sérgio W. Soares

Evangelho no Lar Nº 1 - Introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo - Por Sérgio W. Soares




Estudo da Introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo. Tira-dúvidas sobre como proceder no Culto do Evangelho no Lar. Quem pode frequentar o Culto do Evangelho no Lar? Além da nossa família, quem mais pode participar? Modelo de prece inicial e final para o Evangelho no Lar.
Tudo isso está no vídeo desta semana, bem como o primeiro Evangelho no Lar.
Página de preparo: Jesus Contigo (Messe de Amor - Joanna de Angelis - Psicografia de Divaldo Franco)
Semanalmente em nosso site www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus.
No facebook basta procurar os grupos "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012"
Muita paz a todos e bom estudo!

Roteiro do Estudo desta semana:

Tira-dúvidas:

1 – QUEM PODE, QUEM DEVE FREQÜENTAR O CEL ? 
Todos que desejarem.  Não se pode obrigar  os familiares participem do Evangelho no Lar, no entanto podemos convidá-los explicando-lhes os benefícios e de que não se trata de uma Sessão Espírita.  O objetivo é o estudo do Evangelho para praticarmos a reforma moral.  Ademais, em muitas ocasiões contamos em  família com pessoas de outras religiões.  Se o espiritismo é  bom para nós, do mesmo modo as religiões dos nossos irmãos também são para eles. 

2 – ALÉM DA NOSSA FAMÍLIA QUEM PODE PARTICIPAR ?
 Devemos ficar atentos para a quantidade de participantes, como também quem  são as “pessoas-candidatas”  a participarem do Evangelho no Lar. O lar é ambiente sagrado, portanto não deve ser perturbado por pessoas em estado de desequilíbrio.

3- SERIA POSSÍVEL COLOCAR AQUI ALGUMA PRECE PARA INÍCIO E TÉRMINO DO ESTUDO?

A prece deve ser espontânea, pois Deus lhe entenderá principalmente por seus sentimentos, e não necessariamente por palavras bonitas de um texto. Portanto não se deve ficar tão preocupado assim. De qualquer forma colocamos uma prece que pode servir como modelo e adaptada de acordo com cada um.

Ao iniciar:
“Deus, Mestre Jesus, obrigado por mais esta oportunidade de aprendizado de seu Evangelho de amor. Aos amigos e irmãos aqui presentes, sejam todos bem vindos, assim como nossos amigos espirituais, anjos consoladores e guardiães aqui presentes nos auxiliando em mais um evangelho no Lar. Em Teu nome pedimos permissão para  o início dos estudos de hoje e que todos nós posamos aprender um pouco mais. Graças a Deus”

Ao finalizar:
“Deus, Jesus, benfeitores do plano suprior e amigos aqui presentes, agradecemos por mais esta oportunidade do aprendizado dos ensinamentos de Jesus, assim como a sustentação dada pelos amigos espirituais a mais este evangelho no lar, num clima de paz, amor e harmonia. Que cada um de nós possa agora colocar na prática aquilo que foi aprendido hoje e que possamos na próxima semana, neste mesmo horário, estarmos juntos para mais um Evangelho no lar. Pedimos a Ti,  permissão para o encerramento dos estudos de hoje.
Graças a Deus

Página de preparo do estudo desta semana:  Jesus Contigo (Livro "Messe de amor" - Joanna de Angelis - psicografia: Divaldo Franco)

Dedica uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.
Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.
Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa. Quando os corações se unem nos liames da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinho de paz para todos. Jesus no Lar é a vida para o Lar.
Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável. Distende, da tua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado.
Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício de comunhão com o alto.
Se alguém, num edifício de apartamentos, alça ao Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada,acesa na ventania.
Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos  e com aqueles a que amas, as diretrizes do Mestre e, quanto possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante a inspiração consoladora de Cristo.
Não demandes à rua, nessa noite, senão para os inevitáveis deveres que não possas adiar. Demora-te no Lar para que o Divino Hóspede ai também se possa demorar.
E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que, ligado a ti, possas, em casa, uma vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo.




ESTUDO DA SEMANA : Introdução do Evangelho segundo o Espiritismo.

I - OBJETIVO DESTA OBRA (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos:
1- os atos comuns da vida do Cristo
2- os milagres
3- as predições
4- as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas
5- e o ensino moral.

As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. O ponto unânime é a MORAL.

Todos admiram a moral que consta no Evangelho (Bíblia).
Muitos nunca leram e  repetem apenas aquilo que ouviram dos outros.
Poucos conhecem a fundo e menos ainda são os que compreendem de fato, assimilando os ensinamentos e colocando-os em prática nas suas vidas.

Uma das razões é a dificuldade que apresenta o entendimento do Evangelho que, para o maior
número dos seus leitores, é difícil.
Sendo assim, O Evangelho Segundo o Espiritismo reúne apenas uma coletânea dos artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto.
Desta forma, O ESTUDO DA PARTE MORAL, SERVE PARA TODOS, independente de crença ou religião.

II – AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CONTROLE  UNIVERSAL DO ENSINO DOS ESPÍRITOS

Entende-se que ninguém, neste mundo, poderia alimentar fundadamente a pretensão de possuir, com exclusividade, a verdade absoluta.
Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico. Incumbiu, pois, os Espíritos de levá-la de um pólo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra. Um homem pode ser ludibriado, pode enganar-se a si mesmo; já não será assim, quando milhões de criaturas vêem e ouvem a mesma coisa. Constitui isso uma garantia para cada um e para todos.
As revelações dos Espíritos chegam simultaneamente a diversos lugares diferentes do mundo, sempre com a mesma mensagem moral. Ainda que faltem os homens para difundi-la: haverá sempre os Espíritos, cuja atuação a todos atinge e aos quais ninguém pode atingir.
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.

III – NOTÍCIAS HISTÓRICAS
Para bem se compreenderem algumas passagens dos Evangelhos, necessário se faz conhecer o valor de muitas palavras neles freqüentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época. Já não tendo para nós o mesmo sentido, essas palavras foram com freqüência mal-interpretadas, causando isso uma espécie de incerteza. A inteligência da significação delas explica, ao demais, o verdadeiro sentido de certas máximas que, à primeira vista, parecem singulares
Neste ítem encontramos as definições para:
Escribas - Essênios ou esseus - Fariseus - Nazarenos - Portageiros - Publicanos - Saduceus - Samaritanos - Sinagoga - Terapeutas



IV – SÓCRATES E PLATÃO, PRECURSORES DA IDÉIA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO

As idéias ensinadas por Jesus, já eram pressentidas muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precursores Sócrates e Platão.
Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, nenhum escrito deixou. Como o Cristo, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças que encontrara e colocado a virtude real acima da hipocrisia , combatendo os preconceitos religiosos.
Do mesmo modoque Jesus, a quem os fariseus acusavam de estar corrompendo o povo com os ensinamentos que lhe ministrava. Assim como a doutrina de Jesus só a conhecemos pelo que escreveram seus discípulos, da de Sócrates só temos conhecimento pelos escritos de seu discípulo Platão.

RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E DE PLATÃO

Lá encontramos 21 topicos de maior relevância que vão de encontro com os ensinamentos morais de Jesus, expostos resumidamente,  para mostrar a concordância deles com os princípios do Cristianismo.



Muita paz a todos e até a próxima semana!!!






4 comentários:

  1. Gostaria de agradecer por esta orientação. Vinha adiando o estudo porque não sabia como fazer sozinha. Com sua ajuda posso compreender melhor os ensinamentos e assim tirar um melhor proveito. Muito obrigada e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, amiga Ana Coelho.
      Bons estudos, muita luz e paz para vc e fique com Deus :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vir aqui agradecer pelos estudos, e no número 03,estou aprendendo muito,que Deus ilumine sempre sergio,meu nome Daniela

    ResponderExcluir