Auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 18 (Muitos os chamados, poucos os escolhidos), itens 13 ao 15 (Dar-se-á àquele que tem)
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1ª parte: Prece de
abertura:
2ª parte: Leitura da
página de preparo:
Página de preparo: Cap 72 – Contempla (observa) mais longe (Livro “Pão Nosso”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
“Porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão.” - Jesus (Lucas, 6:38)
Para o
esquimó, o céu é um continente de gelo, sustentado a focas.
Para o
selvagem da floresta, não há outro paraíso, além da caça abundante.
Para o
homem de religião sectária (adepta, seguidora),
a glória de além-túmulo pertence exclusivamente a ele e aos que se lhe afeiçoam
(tem gosto, tem afinidade).
Para o
sábio, este mundo e os círculos celestiais que o rodeiam são pequeninos
departamentos do Universo.
Transfere
a observação para o teu campo de experiência diária e não olvides (esqueças) que as situações externas serão retratadas
em teu plano interior, segundo o material de reflexão que acolhes (guardas) na consciência.
Se
perseverares (insistes) na cólera (dor), todas as forças em torno te parecerão iradas.
Se
preferes a tristeza, anotarás o desalento (abatimento,
decepção, tristeza), em cada trecho do caminho.
Se duvidas
de ti próprio, ninguém confia em teu esforço.
Se te
habituaste às perturbações e aos atritos, dificilmente saberás viver em paz
contigo mesmo.
Respirarás
na zona superior ou inferior, torturada ou tranquila, em que colocas a própria
mente. E, dentro da organização na qual te comprazes (faz
seu gosto, é compatível), viverás com os gênios que invocas.
Se te
deténs no repouso, poderás adquiri-lo em todos os tons e matizes (sintonias, detalhes), e, se te fixares no trabalho,
encontrarás mil recursos diferentes de servir.
Em torno
de teus passos, a paisagem que te abriga será sempre em tua apreciação aquilo
que pensas dela, porque com a mesma medida que aplicares à Natureza, obra viva
de Deus, a Natureza igualmente te medirá.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 18 (Muitos os chamados, poucos os
escolhidos), itens 13 ao 15 (Dar-se-á àquele que tem)
INSTRUÇÕES
DOS ESPÍRITOS
Dar-se-á àquele que tem
13.
Aproximando-se dele, seus discípulos lhe disseram: Por que lhes falas por
parábolas? Respondendo, disse-lhes ele: É porque, a vós outros, vos foi dado
conhecer os mistérios do reino dos céus, ao passo que a eles isso não foi dado.
- Porque, àquele que já tem, mais se lhe dará e ele ficará na abundância;
àquele, entretanto, que não tem, mesmo o que tem se lhe tirará. - Por isso é
que lhes falo por parábolas: porque, vendo, nada vêem e, ouvindo, nada
entendem, nem compreendem. - Neles se cumpre a profecia de Isaías, quando diz:
Ouvireis com os vossos ouvidos e nada entendereis, olhareis com os vossos olhos
e nada vereis. (S. MATEUS, cap. XIII, vv. 10 a 14.)
14.
Tende muito cuidado com o que ouvis, porquanto usarão para convosco da mesma
medida de que vos houverdes servido para medir os outros, e ainda se vos
acrescentará; - pois, ao que já tem, dar-se-á, e, ao que não tem, até o que tem
se lhe tirará. (S. MARCOS, cap. IV. vv. 24 e 25.)
15.
"Dá-se ao que já tem e tira-se ao que não tem." Meditai esses grandes
ensinamentos que se vos hão por vezes afigurado (apresentado,
aparentando) paradoxais (incoerente, contraditório).
Aquele que recebeu é o que possui o sentido da palavra divina; recebeu
unicamente porque tentou tornar-se digno dela e porque o Senhor, em seu amor
misericordioso, anima os esforços que tendem para o bem. Aturados (assíduos, constantes), perseverantes, esses esforços
atraem as graças do Senhor; são um ímã que chama a si o que é progressivamente
melhor, as graças copiosas que vos fazem fortes para galgar (percorrer, caminhar, trilhar) a montanha santa, em
cujo cume está o repouso após o labor (trabalho,
esforço).
"Tira-se
ao que não tem, ou tem pouco." Tomai isso como uma antítese (contradição) figurada. Deus não retira das suas
criaturas o bem que se haja dignado de fazer-lhes. Homens cegos e surdos! Abri
as vossas inteligências e os vossos corações; vede pelo vosso espírito; ouvi
pela vossa alma e não interpreteis de modo tão grosseiramente injusto as
palavras daquele que fez resplandecesse (luminoso,
brilhante) aos vossos olhos a justiça do Senhor. Não é Deus quem retira
daquele que pouco recebera: é o próprio Espírito que, por pródigo (imprudente, esbanjador) e descuidado, não sabe
conservar o que tem e aumentar, fecundando-o, o óbolo (contribuição)
que lhe caiu no coração.
Aquele que não cultiva o campo que
o trabalho de seu pai lhe granjeou (conquistou, deu
oportunidade), e que lhe coube em herança, o vê cobrir-se de ervas
parasitas. É seu pai quem lhe tira as colheitas que ele não quis preparar?
Se a falta de cuidado, deixou fenecessem
(morrer, acabar) as sementes destinadas a
produzir nesse campo, é a seu pai que lhe cabe acusar por nada produzirem elas?
Não e não. Em vez de acusar aquele que tudo lhe preparara, de criticar as
doações que recebera, queixe-se do verdadeiro autor de suas misérias e,
arrependido e operoso (angustioso) , meta,
corajoso, mãos à obra; arroteie (desbrave, enfrente)
o solo ingrato com o esforço de sua vontade; lavre-o (cultive,
plante) fundo com auxílio do arrependimento e da esperança; lance nele,
confiante, a semente que haja separado, por boa, dentre as más; regue-o com o
seu amor e a sua caridade, e Deus, o Deus de amor e de caridade, dará àquele
que já recebera. Verá ele, então, coroados de êxito os seus esforços e um grão
produzir cem e outro mil. Animo, trabalhadores! Tomai dos vossos arados e das
vossas charruas (instrumento usado para lavrar a terra);
lavrai os vossos corações; arrancai deles a cizânia (erva
daninha, desavença, intriga, discórdia); semeai a boa semente que o
Senhor vos confia e o orvalho do amor lhe fará produzir frutos de caridade. - Um
Espírito amigo. (Bordéus, 1862.)
4ª parte: Prece
pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
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