Nova temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas), V - Preces pelos doentes e pelos obsediados - Pelos obsediados (item 81)
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Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.
1ª parte: Prece de
abertura:
2ª parte: Leitura da
página de preparo:
Página de preparo: Cap 146 - No trato com o
invisível (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico
Xavier)
“E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode
Satanás expulsar Satanás?” - (Marcos, 3:23)
Esta passagem do Evangelho é sumamente (extremamente) esclarecedora para os companheiros da atualidade que, nas tarefas do Espiritismo cristão, se esforçam por auxiliar desencarnados infelizes a se equilibrarem no caminho redentor.
Ninguém
aguarde êxito (sucesso) imediato, ao procurar
amparar os que se perderam na desorientação.
É
impossível dispensar a colaboração do tempo para que se esclareçam as
personagens das tragédias humanas e, segundo sabemos, nem mesmo os apóstolos
conseguiram, de pronto (de imediato), convencer
as entidades perturbadas, quanto ao realismo de sua perigosa situação. Todavia,
sem atitudes esterilizantes (bloqueadoras, impeditivas),
muito pode fazer o discípulo no setor dessas atividades iluminativas. Na
atualidade, companheiros devotados (dedicados)
ao serviço ainda sofrem a perseguição dos adversários da luz, que lhes atribuem
sombrio pacto com poderes perversos. O sectarismo (intolerância)
religioso cognomina-os (denomina, apelida, atribui)
sequazes (partidários, simpatizantes) de
Satanás, impondo-lhes torturas e humilhações.
No
entanto, as mesmas objurgatórias (censuras, arguição
violenta) e recriminações descabidas (sem
sentido) foram atiradas ao Mestre Divino pelo sacerdócio (grupo de sacerdotes) organizado de seu tempo. Atendendo
aos enfermos e obsidiados, entregues a destrutivas forças da sombra, recebeu
Jesus o título de feiticeiro, filho de Belzebu. Isso constitui significativa
recordação que, naturalmente, infundirá (trará,
derramará) muito conforto aos discípulos novos.
3ª parte: Estudo do Evangelho:
Capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas) , V - Preces pelos
doentes e pelos obsediados - Pelos obsediados (item 81)
V - PRECES PELOS DOENTES E PELOS OBSIDIADOS
Pelos obsediados
81.
PREFÁCIO. A obsessão é a ação persistente que um Espírito mau exerce
sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples
influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação
completa do organismo e das faculdades mentais. Oblitera (obstrui, destrói, elimina) todas as faculdades
mediúnicas; traduz-se, na mediunidade escrevente, pela obstinação (determinação, perseverança) de um Espírito em se
manifestar, com exclusão de todos os outros.
Os
Espíritos maus pululam (multiplicam-se, tem abundância)
em torno da Terra, em virtude da inferioridade moral de seus habitantes. A ação
malfazeja que eles desenvolvem faz parte dos flagelos com que a Humanidade se
vê a braços neste mundo. A obsessão, como as enfermidades e todas as
tribulações da vida, deve ser considerada prova ou expiação (sofrimentos, quitações de débitos) e como tal
aceita..
Do
mesmo modo que as doenças resultam das imperfeições físicas, que tornam o corpo
acessível às influências perniciosas (nocivas)
exteriores, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá
acesso a um Espírito mau. A causas físicas se opõem forças físicas; a uma causa
moral, tem-se de opor uma força moral. Para preservá-lo das enfermidades,
fortifica-se o corpo; para isentá-lo da obsessão, é preciso fortificar a alma,
pelo que necessário se torna que o obsidiado trabalhe pela sua própria
melhoria, o que as mais das vezes basta para o livrar do obsessor, sem recorrer
a terceiros. O auxílio destes se faz indispensável, quando a obsessão degenera (corrompe-se, estraga-se, piora) em subjugação (dominação) e em possessão, porque aí não raro o
paciente perde a vontade e o livre-arbítrio.
Quase
sempre, a obsessão exprime a vingança que um Espírito tira e que com freqüência
se radica nas relações que o obsidiado manteve com ele em precedente
existência. (Veja-se: Cap. X, n° 6; cap. XII, n° 5 e n° 6.)
Nos
casos de obsessão grave, o obsidiado se acha como que envolvido e impregnado de
um fluido pernicioso (nocivo), que neutraliza a
ação dos fluidos salutares e os repele. É desse fluido que importa
desembaraçá-lo. Ora, um fluido mau não pode ser eliminado por outro fluido mau.
Mediante ação idêntica à do médium curador nos casos de enfermidade, cumpre se
elimine o fluido mau com o auxílio de um fluido melhor, que produz, de certo
modo, o efeito de um reativo. Esta a ação mecânica, mas que não basta;
necessário, sobretudo, é que se atue sobre o ser inteligente, ao qual
importa se possa falar com autoridade, que só existe onde há superioridade
moral. Quanto maior for esta, tanto maior será igualmente a autoridade.
E
não é tudo: para garantir-se a libertação, cumpre induzir o Espírito perverso a
renunciar aos seus maus desígnios; fazer que nele despontem o arrependimento e
o desejo do bem, por meio de instruções habilmente ministradas, em evocações
particulares, objetivando a sua educação moral. Pode-se então lograr (desfrutar, gozar) a dupla satisfação de libertar um
encarnado e de converter um Espírito imperfeito.
A
tarefa se apresenta mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a sua
situação, presta o concurso da sua vontade e da sua prece. O mesmo não se dá,
quando, seduzido pelo Espírito embusteiro (mentiroso,
trapaceiro, enganador), ele se ilude no tocante às qualidades daquele
que o domina e se compraz (sente prazer) no erro
em que este último o lança, visto que, então, longe de secundar (ajudar, auxiliar), repele toda assistência, É o caso
da fascinação, infinitamente mais rebelde do que a mais violenta subjugação. (O
Livro aos Médiuns, 2ª Parte, cap. XXIII.)
Em
todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar de quem haja de
atuar sobre o Espírito obsessor.
4ª parte: Prece pelas pessoas
queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:
5ª parte: Fluidificação da água:
6ª parte: Prece de encerramento:
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