sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Novo Evangelho no lar Nº 50: Cap 6 - O Cristo consolador - item 6 ( Instruções dos Espíritos: Advento do Espírito de Verdade)

Nova temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho segundo o espiritismo - Capítulo 6 - O Cristo consolador - item 6 ( Instruções dos Espíritos: Advento (vinda, chegada) do Espírito de Verdade) 

TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com         
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012 
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.

1ª parte: Prece de abertura: 

2ª parte: Leitura da página de preparo: 

Página de preparo: Cap 83 – Aflições (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier) 

“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições do Cristo.” (I PEDRO, 4: 13)  

É inegável que em vosso aprendizado terrestre atravessareis dias de inverno ríspido (forte, rigoroso), em que será indispensável recorrer às provisões (mantimentos, reservas de alimentos) armazenadas no íntimo, nas colheitas dos dias de equilíbrio e abundância.   
Contemplareis o mundo, na desilusão de amigos muito amados, como templo em ruínas, sob os embates (ímpetos) de tormenta cruel. 
As esperanças feneceram (extinguiram, morreram) distantes, os sonhos permanecem pisados pelos ingratos. Os afeiçoados desapareceram, uns pela indiferença, outros porque preferiram a integração no quadro dos interesses fugitivos do plano material. 
Quando surgir um dia assim em vossos horizontes, compelindo-vos (obrigando, forçando) à inquietação e à amargura, certo não vos será proibido chorar. Entretanto, é necessário não esquecerdes a divina companhia do Senhor Jesus. 
Supondes, acaso, que o Mestre dos Mestres habita uma esfera inacessível ao pensamento dos homens? julgais, porventura, não receba o Salvador ingratidões e ápodos (zombaria, deboche), por parte das criaturas humanas, diariamente? Antes de conhecermos o alheio mal que nos aflige, Ele conhecia o nosso e sofria pelos nossos erros. 
Não olvidemos (esqueçamos), portanto, que, nas aflições, é imprescindível tomar-lhe a sublime companhia e prosseguir avante com a sua serenidade e seu bom ânimo. 

3ª parte: Estudo do Evangelho: 

Capítulo 6 - O Cristo consolador - item 6 ( Instruções dos Espíritos: Advento (vinda, chegada) do Espírito de Verdade) 

Advento do Espírito de Verdade 

6. Venho instruir e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem a sua resignação ao nível de suas provas, que chorem, porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras; mas, que esperem, pois que também a eles os anjos consoladores lhes virão enxugar as lágrimas. (Jardim das Oliveiras foi onde, na Paixão de Cristo, Jesus, angustiado e com a alma triste, entrou no jardim para orar. Pôs-se de joelhos dizendo “Pai, afasta de mim este cálice! Mas seja feita a vossa vontade, e não a minha!” – Depois disso, apareceu-lhe um anjo do céu para o consolar.) 
Obreiros, traçai o vosso sulco (caminho aberto na terra pela pá do arado); recomeçai no dia seguinte o afanoso labor (trabalho difícil) da véspera; o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, e a trama da vida se vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica perdido no reino de nosso Pai e os vossos suores e misérias formam o tesouro que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente.   
Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa (dispersa, desaparece) o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. Assim como o vento varre a poeira, que também o sopro dos Espíritos dissipe os vossos despeitos (ressentimentos, melindres) contra os ricos do mundo, que são, não raro, muito miseráveis, porquanto se acham sujeitos a provas mais perigosas do que as vossas. Estou convosco e meu apóstolo vos instrui. (Discípulo: Aquele que aprende com o Mestre. Apóstolo: Aquele que aprende com o Mestre e também passa adiante aquilo que aprendeu.)  Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida (no cativeiro da vida), a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio dAquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices (artistas, artesãos) da vossa imortalidade. - O Espírito de Verdade. (Paris, 1861.) 

 4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados: 

5ª parte: Fluidificação da água: 

6ª parte: Prece de encerramento:

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Novo Evangelho no lar Nº 49: Cap 6 - O Cristo consolador - Item 5 ( Instruções dos Espíritos: Advento (aparecimento) do Espírito de Verdade.)


Nova temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho segundo o espiritismo - Capítulo 6 - O Cristo consolador - Item 5 ( Instruções dos Espíritos: Advento (aparecimento) do Espírito de Verdade.)


TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com         
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012 
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.



1ª parte: Prece de abertura:

2ª parte: Leitura da página de preparo:

Página de preparo: Cap 134 – Basta pouco (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“Disse-lhe Judas: Senhor, donde vem que te hás de manifestar a nós e não ao mundo?” — (JOÃO, 14.22)

Um dos fatos mais surpreendentes do Cristianismo é a posição escolhida pelo Salvador, a fim de anunciar as verdades eternas.
Não aparece Jesus em decretos sensacionais, em troféus revolucionários ou em situações de domínio. Chega em paz à manjedoura simples, exemplifica o trabalho, conversa com alguns homens obscuros (humildes, de baixa condição) de uma aldeola singela e, só com isso, prepara a transformação da Humanidade inteira.
Para o mundo inferior, todavia, a pergunta de Tadeu (Entre os discípulos, tinham Judas Tadeu e Judas Iscariotes) ainda é de plena atualidade.
As criaturas vulgares só entendem os que se impõem aos demais, ainda que, para isso, sejam compelidas (forçadas, obrigadas por autoridade superior) a ouvir sentenças tirânicas (injustas, opressivas), proferidas em tribunas sanguinolentas; apenas compreendem espetáculos que ferem a visão e gestos teatrais dos que dominam por um dia para sofrerem amanhã o mesmo processo transformador imposto ao mundo transitório ao qual se dirigem.
Jesus, todavia, falou à alma imortal. Por esse motivo, suas revelações nunca morrem. Além disso provou não ser necessária a evidência social ou econômica para o serviço de utilidade a Deus, demonstrando, ainda, não ser para isso indispensável a cidade com as arregimentações (regulamentos, regimentos) e recursos faustosos. Bastarão os princípios edificantes e simples, uma aldeota sem nome e alguns poucos amigos.
O portador da boa-vontade sabe que foi esse o material com que o Cristo iniciou a remodelação da vida terrestre.


3ª parte: Estudo do Evangelho:

Capítulo 6 - O Cristo consolador - Item 5 ( Instruções dos Espíritos: Advento (aparecimento)  do Espírito de Verdade.)

Advento do Espírito de Verdade

3. Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós.
– Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, 14:15 a 17 e 26.) 

5. Venho, como outrora (anteriormente) aos transviados (que se desviaram do caminho) filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal. Como um ceifeiro (aquele que planta), reuni em feixes o bem esparso (espalhado, disperso) no seio da Humanidade e disse: "Vinde a mim, todos vós que sofreis."
Mas, ingratos, os homens afastaram-se do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai e enveredaram pelas ásperas sendas (caminhos) da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar (destruir, exterminar) a raça humana; quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, isto é, mortos segundo a carne, porquanto não existe a morte, vos socorrais mutuamente, e que se faça ouvir não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a dos que já não vivem na Terra, a clamar: Orai e crede! pois que a morte é a ressurreição, sendo a vida a prova buscada e durante a qual as virtudes que houverdes cultivado crescerão e se desenvolverão como o cedro (árvore cuja madeira é muito utilizada).
Homens fracos, que compreendeis as trevas das vossas inteligências, não afasteis o facho (luz) que a clemência (bondade) divina vos coloca nas mãos para vos clarear o caminho e reconduzir-vos, filhos perdidos, ao regaço (colo, seio, lugar onde se acha conforto e tranquilidade) de vosso Pai.
Sinto-me por demais tomado de compaixão (sentimento de simpatia ou piedade para com o sofrimento alheio, associado a vontade de auxiliar de alguma forma) pelas vossas misérias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar de estender mão socorredora aos infelizes transviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio (semente tóxica) com a boa semente, as utopias com as verdades.
Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade." - O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)

 4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:

5ª parte: Fluidificação da água:

6ª parte: Prece de encerramento: