Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 15 (Fora da caridade não há salvação) , itens 6 e 7 (Necessidade da caridade, segundo S. Paulo)
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Página de preparo:
Cap 163 – O irmão (Livro
“Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"A caridade é sofredora, é benigna (boa); a caridade não é invejosa, não trata com leviandade (imprudência), não se ensoberbece (vangloria-se)." - Paulo (I Coríntios, 13:4).
Quem dá para mostrar-se é vaidoso.
Quem dá para torcer o pensamento dos
outros, dobrando-o aos pontos de vista que lhe são peculiares, é tirano.
Quem dá para livrar-se do sofredor é
displicente.
Quem dá para exibir títulos efêmeros
(temporários, passageiros) é tolo.
Quem dá para receber com vantagens é
ambicioso.
Quem dá para humilhar é companheiro
das obras malignas.
Quem dá para sondar (avaliar, explorar, investigar) a extensão do mal é
desconfiado.
Quem dá para afrontar a posição dos
outros é soberbo (considera-se superior aos outros).
Quem dá para situar o nome na
galeria dos benfeitores e dos santos é invejoso.
Quem dá para prender o próximo e
explorá-lo é delinqüente potencial.
Em todas essas situações, na maioria
dos casos, quem dá se revela um tanto melhor que todo aquele que não dá, de
mente cristalizada na indiferença ou na secura; todavia, para aquele que dá,
irradiando o amor silencioso, sem propósitos de recompensa e sem mescla de
personalismo inferior, reserva o Plano Maior o título de Irmão.
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Capítulo 15 (Fora da caridade não há salvação) , itens 6 e 7 (Necessidade da caridade, segundo S. Paulo)
Necessidade da caridade, segundo S. Paulo
6. Ainda quando
eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não
tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo (Antigo instrumento musical de percussão, formado por dois
pratos de bronze, que se faz bater um contra o outro) que retine (que se ecoa); -ainda quando tivesse o dom de
profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de
todas as coisas; ainda quando tivesse a fé possível, até o ponto de transportar
montanhas, se não tiver caridade, nada sou. - E, quando houver distribuído os
meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser
queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.
A caridade é
paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária (arriscada, perigosa), nem precipitada; não se enche
de orgulho; - não é desdenhosa (desprezível, fazendo
pouco caso); não cuida de seus interesses; não se agasta (aborrece), nem se azeda com coisa alguma; não
suspeita mal; não se rejubila (conforma, alegra)
com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo
espera, tudo sofre.
Agora, estas três
virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais
excelente é a caridade (S. PAULO, 1ª Epístola aos Coríntios, cap. XIII, vv. 1 a
7 e 13.)
7. De tal modo
compreendeu S. Paulo essa grande verdade, que disse: Quando mesmo eu tivesse
a linguagem dos anjos; quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos
os mistérios; quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar
montanhas, se não tiver caridade, nada sou. Dentre estas três virtudes: a
fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade. Coloca assim, sem
equívoco, a caridade acima até da fé. É que a caridade está ao alcance de toda
gente: do ignorante, como do sábio, do rico, como do pobre, e independe de
qualquer crença particular.
Faz
mais: define a verdadeira caridade, mostra-a não só na beneficência, como
também no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na
benevolência (boa vontade) para com o próximo.
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