Auxílio para o evangelho no lar com o
estudo do Capítulo 11 (Amar o próximo como a si mesmo) , item 14 (Instruções
dos espíritos: Caridade para com os criminosos)
Tira-dúvidas.
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2012
Pequeno dicionário das palavras contidas
no estudo de hoje:
Atendendo
a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto,
sempre na cor vermelha.
Cap 116 – Não só (Livro
“Vinha de luz”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
“E
peço isto: que a vossa caridade abunde (seja em abundância)
mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.” — PAULO (Filipenses, 1.9)
A caridade
é, invariavelmente, sublime (de elevado grau de beleza
e perfeição) nas menores manifestações, todavia, inúmeras pessoas muitas
vezes procuram limitá-la, ocultando-lhe o espírito divino.
Muitos
aprendizes creem que praticá-la é apenas oferecer dádivas materiais aos
necessitados de pão e teto.
Caridade,
porém, representa muito mais que isso para os verdadeiros discípulos do
Evangelho. Em sua carta aos filipenses, oferece Paulo valiosa assertiva (afirmação), com referência ao assunto.
Indispensável
é que a caridade do cristão fiel abunde em conhecimento elevado.
Certo
benfeitor distribuirá muito pão, mas se permanece deliberadamente nas sombras
da ignorância, do sectarismo (intolerancia) ou
da autoadoração não estará faltando com o dever de assistência caridosa a si
mesmo?
Espalhar o
bem não é somente transmitir facilidades de natureza material. Muitas máquinas,
nos tempos modernos, distribuem energia e poder, automaticamente.
Caridade
essencial é intensificar o bem, sob todas as formas respeitáveis, sem
olvidarmos (esquecermos) o imperativo de
autossublimação (auto-elevação), para que outros se renovem para a vida
superior, compreendendo que é indispensável conjugar, no mesmo ritmo, os verbos
“dar e saber”.
Muitos
crentes preferem apenas dar e outros se circunscrevem simplesmente em saber; as
atividades de todos os benfeitores dessa espécie são úteis, mas incompletas.
Ambas as
classes podem sofrer presunção (pretenção, arrogância)
venenosa.
Bondade e
conhecimento, pão e luz, amparo e iluminação, sentimento e consciência são
arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade.
Não só
receber e dar, mas também ensinar e aprender.
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Capítulo 11 (Amar o próximo como a si mesmo) , item 14
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Caridade para com os criminosos
14. A verdadeira
caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo.
Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua
doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são,
de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem,
como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que
sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e
comiseração (dó, lástima, pena, compaixão),
pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos
lhes será pedido do que a vós.
Não julgueis, oh!
não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que
proferirdes (definir, escolher) ainda mais
severamente vos será aplicado e precisais de indulgência (misericórdia, perdão) para os pecados em que sem
cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus
de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?
A verdadeira
caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de
consolação que lhe aditeis (acrescentam, completam).
Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus
ensinou, também consiste na benevolência (bondade,
vontade de fazer o bem) de que useis sempre e em todas as coisas para
com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a
seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas
palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.
Estão próximos os
tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os
homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá
as almas às moradas ditosas (felizes). Amai-vos,
pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros
infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis.
Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de
ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às
verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os
Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de
acordo com as suas inclinações.
Deveis, àqueles de
quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe
dizer de um criminoso: ~ um miserável; deve-se expurgar (excluir) da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de
tal espécie, a morte que lhe infligem." Não, não é assim que vos compete
falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um
desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de
piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas,
pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que
ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se
orardes com fé. E tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma,
transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar;
ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele. Elisabeth de França. (Havre,
1862.)
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