sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Evangelho no Lar Nº 47 - Cap VI - O Cristo consolador - Itens 1 e 2 (O jugo leve)



Auxílio para o evangelho no lar com o estudo do Capítulo 6 (O Cristo consolador) , itens 1 e 2 (O jugo leve.), com Sérgio W. Soares.


Tira-dúvidas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta:
Estou pensando em iniciar o evangelho no lar, mais dedicado à crianças, você poderia me ajudar com alguma dica?
Resposta:
Aqui em casa temos 2 crianças, uma de 11 e outro de 10, onde fazemos cerca de 20 minutos com eles e 40 minutos eu e minha esposa sozinhos
E, evidentemente, o Evangelho tem termos, palavras que dificultam o entendimento da criança...
Sendo assim, a gente faz com ele utilizando O Evangelhinho Segundo o Espiritismo
Entra no Google e digite "O Evangelhinho Segundo o Espiritismo"
É o próprio Evangelho, porém com uma dinâmica (e didática) muito mais compativel com as crianças. e ensinando exatamente o mesmo do Evangelho.
Bom estudo para vocês!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Pedimos que enviem suas perguntas para o email amorperdaoefe@gmail.com
Site: evangelhonolar2012.blogspot.com         No facebook: grupo Evangelho no lar 2012
Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
Atendendo a pedidos, colocaremos o significado logo após as palavras no próprio texto, sempre na cor vermelha.

Página de preparo:
Cap 5 – Consegues ir? (Livro “Fonte Viva”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
"Vinde a mim..." - Jesus. (Mateus, 11:28.)
O crente escuta o apelo do Mestre, anotando abençoadas consolações (alívio que substitui uma dor, desgosto ou mal-estar).
O doutrinador repete-o para comunicar vibrações de conforto espiritual aos ouvintes.
Todos ouvem as palavras do Cristo, as quais insistem para que a mente inquieta e o coração atormentado lhe procurem o regaço (lugar onde se acha conforto e tranquilidade) refrigerante...
Contudo, se é fácil ouvir e repetir o "vinde a mim" do Senhor, quão difícil é ir para Ele!
Aqui, as palavras do Mestre se derramam por vitalizante bálsamo (consolo, conforto, alívio), entretanto, os  laços  da  conveniência  imediatista  são  demasiado fortes; além, assinala-se o convite  divino, entre promessas de renovação para a jornada redentora, todavia, o cárcere do desânimo isola o espírito, através de grades resistentes; acolá, o chamamento do Alto ameniza as penas da alma desiludida, mas é quase impraticável a libertação dos impedimentos constituídos por pessoas e coisas, situações e  interesses  individuais, aparentemente inadiáveis.
Jesus, o nosso Salvador, estende-nos os braços amoráveis e compassivos (sensível ao mal alheio, que indica compaixão).
Com ele, a vida enriquecer-se-á de valores imperecíveis (para sempre) e à sombra dos seus ensinamentos celestes seguiremos, pelo trabalho santificante, na direção da Pátria Universal...
Todos os crentes registram-lhe o apelo consolador, mas raros se revelam suficientemente valorosos na fé para lhe buscarem a companhia.
Em suma (resumindo), é muito doce escutar o vinde a mim.... Entretanto, para falar com verdade, já consegues ir?

 

 *******************************************************************************

Para refletir:
NÃO ADIANDA ACREDITARMOS QUE DEUS EXISTE SE VIVERMOS COMO SE ELE NÃO EXISTISSE.
*******************************************************************************

Capítulo 6 (O Cristo consolador) , itens 1 e 2 (O jugo leve.)

O jugo (domínio, força repressiva, sujeição a leis) leve

1. Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo (“leis”) e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo (peso, carga). (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)
2. Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga (tornar suave, abrandar, atenuar) o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: "Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei."
Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.
***********************************************************************************

Semanalmente em nossos sites www.minutosdeespiritismo.blogspot.com , www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus. No facebook basta procurar os grupos "Minutos de Espiritismo", "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012" Muita paz a todos e bom estudo! Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com

No facebook, acesse o grupo "Evangelho no Lar 2012"

 

2 comentários: