Tira-dúvidas sobre como proceder no Culto do Evangelho no Lar (enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com )
1- Quem pode fazer o comentário / interpretação do Evangelho?
Todos que assim desejarem e, se possível, que tenham se preparado para esta tarefa. Deve-se ter o cuidado de, ao comentar e citar exemplos, não deixar que se fuja do tema proposto no estudo.
2- O que devo fazer se alguém, ao comentar / interpretar, cometer algum engano?
"Aquele que nunca errou, que atire a primeira pedra." Evite interrompê-lo enquanto estiver com a palavra. Depois, converse de forma amistosa e fraterna com este irmão sobre a sua interpretação e procurem pesquisar sobre o ponto de desacordo. e se realmente confirmar-se o equívoco, na próxima reunião façam a devida correção, comentando os pontos revisados.
3- O que fazer se perceber que um familiar se utiliza do comentário do Evangelho, evidenciando uma imperfeição para indiretamente atingir a um dos presentes?
O Evangelho no Lar tem como um dos objetivos, reforçar os laços familiares. O comentário deve ser para nos iluminar com sua mensagem libertadora. Todos devem ter cuidado para não mencionar assunto pessoal, falha ou má tendência do próximo. Logo depois do Evangelho no Lar, conversem para que não ocorra de novo tal situação.
********************************************************************************
Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:
* Olvidar: Esquecer ou cair no esquecimento.
* Ensejo: Oportunidade.
* Senda: Caminho.
Página de Preparo:
62 - Devagar, mas sempre (Livro "Fonte Viva" - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier)
“Mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova, de dia em dia.” – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 4:16.)
Observa o espírito de seqüência e gradação que prevalece nos mínimos setores da Natureza.
Nada se realiza aos saltos e, na pauta da Lei Divina, não existe privilégio em parte alguma.
Enche-se a espiga de grão em grão.
Desenvolve-se a árvore, milímetro a milímetro.
Nasce a floresta de sementes insignificantes.
Levanta-se a construção, peça por peça.
Começa o tecido nos fios.
As mais famosas páginas foram produzidas, letra a letra.
A cidade mais rica é edificada, palmo a palmo. As maiores fortunas de ouro e pedras foram extraídas do solo, fragmento a fragmento.
A estrada mais longa é pavimentada, metro a metro.
O grande rio que se despeja no mar é conjunto de filetes líquidos.
Não abandones o teu grande sonho de conhecer e fazer, nos domínios superiores da inteligência e do sentimento, mas não te esqueças do trabalho pequenino, dia a dia.
A vida é processo renovador, em toda parte, e, segundo a palavra sublime de Paulo, ainda que a carne se corrompa, a individualidade imperecível se reforma, incessantemente.
Para que não nos modifiquemos, todavia, em sentido oposto à expectativa do Alto, é indispensável saibamos perseverar com o esforço de auto-aperfeiçoamento, em vigilância constante, na atividade que nos ajude e enobreça.
Se algum ideal divino te habita o espírito, não olvides o servicinho diário, para que se concretize em momento oportuno.
Há ensejo favorável à realização?
Age com regularidade, de alma voltada para a meta.
Há percalços e lutas, espinhos e pedrouços na senda?
Prossegue mesmo assim.
O tempo, implacável dominador de civilizações e homens, marcha apenas com sessenta minutos por hora, mas nunca se detém.
Guardemos a lição e caminhemos para diante, com a melhoria de nós mesmos.
Devagar, mas sempre.
***************************************************************************
CAPÍTULO III - Há muitas moradas na casa de meu Pai
Estudo de hoje: Item 19: Instruções dos Espíritos - Mundos Regeneradores
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Progressão dos Mundos
19. O progresso é lei da Natureza. A essa lei todos os seres da Criação, animados e inanimados, foram submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que aos homens parece o termo final de todas as coisas, é apenas uni meio de se chegar, pela transformação, a um estado mais perfeito, visto que tudo morre para renascer e nada sofre o aniquilamento.Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados e constituí-lo, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso. Marcham assim, paralelamente, o progresso do homem, o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, porquanto nada em a Natureza permanece estacionário. Quão grandiosa é essa idéia e digna da majestade do Criador! Quanto, ao contrário, é mesquinha e indigna do seu poder a que concentra a sua solicitude e a sua providência no imperceptível grão de areia, que é a Terra, e restringe a Humanidade aos poucos homens que a habitam!
Segundo aquela lei, este mundo esteve material e moralmente num estado inferior ao em que hoje se acha e se alçará sob esse duplo aspecto a um grau mais elevado. Ele há chegado a um dos seus períodos de transformação, em que, de orbe expiatório, mudar-se-á em planeta de regeneração, onde os homens serão ditosos, porque nele imperará a lei de Deus. - Santo Agostinho. (Paris, 1862.)
*********************************************************************************
Semanalmente
em nosso site www.psicografiasdeamor.blogspot.com ou
www.evangelhonolar2012.blogspot.com , estaremos fazendo o estudo de cada
capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo, afim de auxiliar os amigos
nos estudos do mesmo e sermos semeadores de Jesus.
No facebook basta procurar os grupos "Psicografias de amor" ou "Evangelho no lar 2012"
Muita paz a todos e bom estudo!
Comentários, dúvidas, sugestões pode ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário