sexta-feira, 19 de abril de 2013

Evangelho no Lar Nº 26 - Cap V - Bem aventurados os aflitos - Itens 1 ao 3 (Justiça das aflições)

Auxílio para o Evangelho no Lar  com o estudo do Capítulo 5 (Bem aventurados os aflitos) do Evangelho Segundo o Espiritismo, itens 1 ao 3 (Justiça das aflições), com Sérgio W. Soares.






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Pequeno dicionário das palavras contidas no estudo de hoje:



*Padecer: Sofrer.
*Alijar: Eliminar.
* Sendas: Caminhos.
* Pernicioso: Prejudicial.
* Contender: Provocar briga.
* Desígnios: Planos.
* Magnânimo: Nobre, elevado.
* Corrigendas: Corretivos.
* Sequiosos: Que tem sede de algo.
* Ditosos: Felizes.
* Engodo: Enganação.
* Opulência: Abundância.
* Infundir: Inspirar.
* Vicissitudes: Contratempos, revezes.
* Aludida: Referida.


Página de preparo:





Cap 26 – Padecer (sofrer) (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)



Nada temas das coisas que hás de padecer.
APOCALIPSE, 2: 10.
Uma das maiores preocupações do Cristo foi alijar (eliminar) os fantasmas do medo das estradas dos discípulos.
A aquisição da fé não constitui fenômeno comum nas sendas (caminhos) da vida.
Traduz confiança plena.
Afinal, que significará “padecer”?
O sofrimento de muitos homens, na essência, é muito semelhante ao do menino que perdeu seus brinquedos.
Numerosas criaturas sentem-se eminentemente sofredoras, por não lhes ser possível a prática do mal; revoltam-se outras porque Deus não lhes atendeu aos caprichos perniciosos (prejudiciais).
A fim de prestar a devida cooperação ao Evangelho, é justo nos incorporemos à caravana fiel que se pôs a caminho do encontro com Jesus, compreendendo que o amigo leal é o que não procura contender (provocar briga) e está sempre disposto à execução das boas tarefas.
Participar do espírito de serviço evangélico é partilhar das decisões do Mestre, cumprindo os desígnios (planos) divinos do Pai que está nos Céus.
Não temamos, pois, o que possamos vir a sofrer.
Deus é o Pai magnânimo (nobre, elevado) e justo. Um pai não distribui padecimentos. Dá corrigendas (corretivos) e toda corrigenda aperfeiçoa.

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Estudo de hoje: 
 


Capítulo 5 (Bem aventurados os aflitos) , itens 1 ao 3 (Justiça das aflições)

1. Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. - Bem-aventurados os famintos e os sequiosos (com sede de) de justiça, pois que serão saciados. - Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
2. Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. - Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. - Ditosos (felizes) sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. - Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. - Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)

Justiça das aflições

3. Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo (enganação). Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. E, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência (abundância), sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir (inspirar) paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes (contratempos, revezes) da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida (referida) causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.

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